Aumentos salariais e oferecimento de alguns benefícios eram considerados ações de RH suficientes para manter os colaboradores motivados antigamente. Pois ainda bem que os tempos mudaram.
Hoje, a gestão de pessoas ganhou a devida importância dentro das empresas, que notaram que a motivação de seus funcionários está diretamente ligada à produtividade e, consequentemente, à competitividade da marca no mercado.
Com isso, surgiu a criação de ações de RH voltadas exclusivamente para impulsionar a motivação na empresa, como a elaboração de programas de incentivo e a realização de pesquisas para identificar o que os profissionais sentem falta para se sentirem mais motivados no dia a dia.
Quer conhecer um pouco sobre algumas das principais ações de RH que motivarão as equipes da sua empresa? Então continue lendo este post e confira!
Essa é uma das ações fundamentais para aumentar a produtividade dos funcionários e até mesmo evitar demissões. De acordo com pesquisa realizada pelo LinkedIn, os benefícios estão entre os seis principais motivos pelos quais o trabalhador pede para sair da empresa.
Portanto, a melhor gestão dos benefícios ajuda a aumentar a integração da empresa com o colaborador, evitando insatisfações internas e suavizando os fluxos de trabalho.
Para que ocorra uma melhor gestão, é importante seguir algumas dicas, como, por exemplo, contar com a ajuda de uma plataforma especializada para fazer o acompanhamento do fluxo de informações de cada benefício.
Além disso, é interessante contar com um único fornecedor para gerenciar diferentes cartões e evitar erros que prejudiquem tanto os funcionários quanto a empresa.
Lembrando que a empresa precisa investir mais e ir além dos tradicionais vale-transporte e vale-alimentação. A área de Recursos Humanos deve propor um pacote de benefícios que seja um “algo a mais” e que vá de encontro à realidade dos funcionários.
Os programas de incentivo são interessantes ações de motivação que impactam diretamente na produtividade e podem envolver todos os departamentos, independentemente de funções e cargos.
Eles podem ser baseados em performance individual ou de grupo e envolvem três métricas: engajamento, reconhecimento e recompensa.
A empresa pode estabelecer metas de crescimento ou de vendas, por exemplo, e, caso as atinja, os funcionários receberão bonificações que podem ser desde a participação nos lucros até bônus, como férias mais longas, viagens de incentivo e brindes.
Essa é a melhor forma de entender como os colaboradores se sentem durante a rotina de trabalho, o que os motiva e o que precisa ser melhorado pela empresa.
Inclusive, a pesquisa é importante para descobrir se os funcionários estão satisfeitos com os programas de incentivos e benefícios oferecidos e como a empresa pode melhorá-los para impulsionar sua motivação.
Além disso, a pesquisa de satisfação interna analisa também fatores psicológicos, como pressões exaustivas e possíveis assédios por parte de gestores e chefes.
O ideal é aplicá-la ao menos uma vez por ano, para evitar problemas e melhorar o ambiente de trabalho, já que este, quando está ruim, é um dos principais motivos para a falta de motivação e baixa produtividade.
O plano de cargos e salários dentro de uma empresa nada mais é do que um mecanismo no qual as regras de ascensão e sua política salarial são previstas de maneira transparente.
Sua implementação permite que a empresa tenha uma política de remuneração justa e adequada, identificando talentos e aptidões de cada colaborador.
O resultado disso tudo são funcionários mais motivados, que sabem como chegar exatamente no ponto em que desejam e que farão o possível para atingirem os resultados necessários.
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