A aplicação do accountability no setor de RH das empresas ainda é um processo recente. Contudo, devido à sua importância, vem sendo expandido nas organizações e conquistando o interesse dos especialistas de Recursos Humanos. Isso acontece porque a ideia de responsabilização promovida por essa metodologia prevê processos mais éticos e transparentes dentro da empresa.
Se implantado com sucesso, esse conceito no ambiente laboral torna-se mais positivo, favorecendo uma série de fatores, como o clima organizacional e a produtividade, além de garantir uma eficiente prestação de contas.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o accountability e como essa metodologia pode ser aplicada no RH das empresas? Então, continue a leitura!
De forma resumida, esse conceito está ligado ao processo de responsabilização, que é o termo traduzido do inglês com o sentido mais próximo, tendo relação com compromisso e controle.
Assim, o accountability ajuda na promoção da transparência nos processos empresariais, a partir da prestação de contas de ações delegadas a cada área ou profissional, com o objetivo de que as empresas — por meio das pessoas — consigam alcançar seus objetivos.
Em um cenário amplo, o accountability é estruturado em torno de quatro pilares:
No ambiente de Recursos Humanos, a proposta do accountability conquista outros significados, pois ela é trabalhada como uma forma de pensar e agir como o dono. Ou seja, incentiva o funcionário a ser um intraempreendedor, levando as responsabilidades acerca das atividades para si.
Logo, o accountability no RH atua para obter melhores resultados por meio de pessoas, ativo primordial para o sucesso de qualquer empresa. Assim, o conceito busca alinhar processos e ideias, a fim de ajudar a organização a alcançar os resultados esperados, dando aos indivíduos importantes elementos para a execução consciente de suas atividades.
No ambiente corporativo, em geral, o accountability é importante porque eleva os níveis de responsabilidade dos profissionais com relação às suas atividades na empresa.
Dentro da área de RH, é possível somar uma série de benefícios que se estendem para toda a organização, contribuindo para a aquisição de diferenciais competitivos. Separamos os principais para você a seguir. Acompanhe:
Um fator relevante para a implantação do accountability no RH é a conquista da confiança dos stakeholders, que pode acontecer em médio prazo por todos os públicos de relacionamento da empresa.
Isso porque, quanto mais eficiente for o processo produtivo da sua organização, melhor será a experiência dos consumidores. Logo, a marca empregadora da empresa passará a ser mais valorizada. Isso ainda aumentará a confiança das pessoas em adquirir os seus serviços e produtos.
Também devemos destacar a promoção de um relacionamento altamente ético, ágil e com processos definidos com o cliente. Assim, com todas essas vantagens, o RH consegue participar de maneira ativa de todos os processos da companhia, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Para implantar o accountability no setor de Recursos Humanos, o primeiro passo é delegar essa função a alguém, ou você mesmo pode assumir o processo de implementação. Feito isso, é preciso preparar o RH e seguir alguns passos. Acompanhe!
Para evidenciar os resultados alcançados com a implantação do accountability, você precisará criar indicadores de RH e métricas. Apesar de o setor de Recursos Humanos não ser acostumado com a prestação de contas, isso é fundamental no momento de embasar os seus esforços para a melhoria contínua das atividades propostas.
Com todos os processos implantados, você precisa registrar as atividades e, sempre que possível, quantificá-las. Com essa medida, você garante parâmetros para o aperfeiçoamento contínuo das tarefas.
No entanto, também é preciso levar em consideração iniciativas e processos que envolvam a qualidade, já que também são ações que podem ser alcançadas de forma objetiva e que trarão grandes vantagens.
Para conquistar o comprometimento de toda a equipe de RH, é importante dividir com o grupo as metas a serem alcançadas. Após a exposição, para o conhecimento de todos, é importante delegar a responsabilidade e a autoridade de cada projeto aos membros das equipes.
Importante lembrar que essas atividades devem estar dentro das competências e capacidades de cada colaborador. Nesse cenário, todos estarão igualmente estimulados a executar as tarefas da melhor forma e a trazer a responsabilidade para si nas atividades que executam. Se bem implementadas, as iniciativas de accountability poderão influenciar outros setores da empresa.
Quando as tarefas são delegadas a seus responsáveis, toda a equipe passa a conhecer as metas e os desafios do grupo, o que ajuda a compreender todo o processo. Logo, a accountability no RH permite que todos esses dados sejam conhecidos, o que também torna possível que os profissionais sejam cobrados.
Nesse cenário, quando alguma falha acontece, os gestores não precisam procurar os culpados, ou o local onde as falhas ocorreram, já que todos conhecem as suas responsabilidades. Como consequência, temos as etapas de investigação reduzidas, o que assegura que o problema seja solucionado rapidamente.
Como vimos ao longo desta leitura, o accountability no RH torna possível que o setor ofereça um modelo de padronização amplo de trabalho ao delegar tarefas, cobrar resultados e compreender certas questões que possam ser identificadas, de forma a agilizar a solução de problemas.
Diante desse cenário, o accountability colabora para a padronização e o desenvolvimento de toda a empresa. Assim, essa organização ampla é estendida para toda a companhia, possibilitando a minimização de falhas que possam ocorrer e criando uma cultura de resultados, com foco em resoluções.
Se você gostou deste post sobre como o accountability pode ser levado para o RH, confira também as tendências de RH para 2020.