Procurar profissionais qualificados é um grande desafio para as empresas em geral, e para os gestores de RH em particular. Selecionar o funcionário ideal, aquele que realmente se encaixa no perfil da organização e ainda conta com as especificações para cumprir com as demandas da vaga, representa um grande diferencial.
Com a evolução digital e o surgimento de diferentes ferramentas tecnológicas, desenvolveram-se novas práticas de gestão de RH, o que realmente contribui para os processos de seleção e recrutamento de funcionários.
Confira abaixo 6 estratégias que o gestor de RH pode usar para efetuar seleção e recrutamento digital!
Por meio dessas ferramentas online, o gestor de RH será capaz de descobrir tanto o perfil do consumidor quanto o do profissional que atua no mercado de trabalho. Ele pode identificar os objetivos e desejos de cada profissional, o que ele espera de uma empresa, como encara sua carreira e como se ajusta à cultura organizacional da empresa.
As ferramentas online permitem também analisar o comportamento dos candidatos para confirmar se realmente eles se adequam ao perfil da empresa. Esse é um dos grandes problemas que as empresas enfrentam atualmente: colaboradores com comportamentos que entram em conflito com a missão e valores defendidos pela organização como um todo.
É possível realizar via internet processos seletivos a distância. A realização de processos seletivos dessa forma oferece mais flexibilidade aos candidatos e à empresa, já que não vai existir a preocupação, por exemplo, com deslocamentos e horários rígidos.
Além disso, com a seleção e o recrutamento digital, ganha-se tempo e reduzem-se gastos.
As ferramentas digitais também permitem realizar o mapeamento comportamental do candidato. Assim, é possível o gestor de RH comparar as tendências comportamentais do candidato às expectativas da empresa. Quanto mais afins forem as duas partes, maiores serão as possibilidades de contratação e sucesso na execução das atividades do cargo.
A era digital está diretamente ligada ao uso de redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram. Por meio dessas mídias, o gestor poderá criar diferentes formas de divulgação da organização, dos benefícios que oferece e sobre as vagas de trabalho oferecidas.
Usando as redes sociais para o processo de seleção e recrutamento, é possível também acessar o perfil de cada candidato para confirmar informações e tirar dúvidas.
Desse modo, há maiores chances de acertar na escolha, selecionando profissionais condizentes com cultura da empresa.
Além das redes sociais, é possível aproveitar blogs e sites para fazer uma seleção e recrutamento mais bem direcionado. O gestor deverá desenvolver um conteúdo criativo e interessante com a finalidade de captar profissionais talentosos para trabalhar na empresa.
O trabalho consiste na integração entre as diversas formas de comunicação digital, incluindo posts, e-books, infográficos, vídeos, eventos, imagens, áudios e outros recursos que são compartilhados e atingem um público maior, que não para de crescer.
O dessa estratégia é contar com bom conteúdo e fluxo de informações ágil e flexível, que possa ser acessado com facilidade, além de manter sempre ativo o canal de comunicação.
Ao contar com um software de gestão, o departamento de RH poderá selecionar os melhores profissionais com mais agilidade e eficiência.
Algumas características de um software de gestão são:
Fácil acessibilidade aos currículos dos candidatos;
Não é preciso utilizar planilhas e formulários;
Otimização das informações e agenda de entrevistas
Agendamento de visitas.
Fazendo uso de um software de gestão, certamente o gestor de RH poderá fazer uma seleção/recrutamento eficiente e em pouco tempo.
Tirou todas as suas dúvidas sobre recrutamento digital? Quer entender melhor a importância da análise e testes na seleção de candidatos? Leia o nosso post e obtenha mais detalhes sobre como fazer um processo seletivo eficaz e de alto nível!
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