Gestão de Benefícios

Bem-estar no trabalho: você sabe como promovê-lo?

Escrito por VB | 17/6/2020

Oferecer bem-estar no trabalho tem sido uma grande preocupação das empresas, e o setor de gestão de pessoas vem se empenhando dia a dia na busca de soluções e atividades que façam os colaboradores se sentirem mais satisfeitos no ambiente laboral. Afinal, pessoas felizes produzem mais e melhor, ajudando as companhias a alcançarem os resultados almejados.

Além disso, empresas que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários atraem e retém profissionais mais facilmente, contribuindo para a formação de uma marca empregadora forte e fazendo a empresa se destacar em seu mercado de atuação.

Nesse cenário, ignorar boas práticas que elevem a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho vai à contramão de uma empresa focada em resultados. Quer saber como promover o bem-estar no trabalho? Então, continue a leitura!

Estimule a prática de atividades laborais

A prática de atividades laborais traz diversos benefícios à saúde, promovida principalmente devido ao combate ao sedentarismo. Nas empresas, a prática de atividades físicas pode ser incentivada com a ginástica laboral. Essa deve ser uma atividade regular e estimulada de forma contínua nas organizações, por meio de espaços e a disponibilização de profissionais para orientar os exercícios em horários regulares.

Incentive a prática de atividades físicas

Também existem outras iniciativas que podem colaborar para o bem-estar das pessoas, como patrocinar ou organizar eventos relacionados ao desenvolvimento de atividades físicas. Alguns exemplos são passeios ciclísticos, corrida e caminhadas, além dos convênios com academias de ginástica e outras instituições que fomente o esporte e a prática de exercícios.

Os convênios são muito viáveis às companhias porque não representam custos. Ao adotá-los, a empresa não precisa se preocupar com a contratação de profissionais. Ademais, é um benefício que contempla a todos os colaboradores, sendo uma eficiente solução e bastante democrática para incentivar a prática de atividades físicas.

Adote a flexibilidade

A nova geração de trabalhadores valoriza empresas que adotam a flexibilidade de horário, pois entendem esse fator como um benefício à qualidade de vida deles. Assim, empresas que insistem em manter regras rígidas tendem a deixar o clima organizacional ruim, favorecendo a desmotivação das pessoas e ocasionando uma baixa produtividade.

Isso acontece, primeiramente, porque o profissional se sente pressionado de forma constante por tantas regras impostas, ou seja, ele não fica à vontade no ambiente, podendo comprometer a sua satisfação no trabalho.

Logo, ao adotar normas mais flexíveis no cumprimento de horário e, até mesmo, conceder alguns dias da semana para que as pessoas possam reduzir o estresse com o trânsito dos grandes centros, eleva-se o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. Os resultados trazem benefícios tanto às empresas quanto aos funcionários.

A partir dessas medidas, o colaborador se sente mais comprometido com a empresa, o que ajuda a elevar o clima organizacional para um patamar mais positivo, enquanto colabora para que o funcionário se sinta mais satisfeito e fiel à companhia.

Mantenha o bom clima organizacional

O bem-estar no trabalho está diretamente relacionado ao clima organizacional da companhia. Portanto, é preciso somar esforços para verificar como o colaborador se sente no desempenho das suas funções, como é a relação com os colegas e com a liderança e como ele vê a empresa.

O alinhamento saudável de todas essas questões proporciona um clima organizacional positivo. Para chegar a essas respostas, é possível fazer a aplicação de questionários, que podem ser respondidos de maneira anônima, deixando o funcionário mais à vontade.

Objetivando uma maior efetividade da pesquisa, é necessário que as indagações realizadas sejam capazes de avaliar tanto as perspectivas quanto os comportamentos relevantes para o exercício profissional dos funcionários. A partir dos resultados obtidos, é possível traçar um planejamento estratégico para agir sobre as questões apontadas como negativas, a fim de reverter o quadro a favor da empresa.

É importante lembrar que é necessário conceder um retorno aos funcionários, para eles se alinharem com a realidade da empresa e com as mudanças propostas. Essa parceria também ajuda a engajá-los nos processos de mudança.

Ofereça a estrutura adequada

Um ambiente de trabalho adequado, ou seja, um local amplo, claro, arejado e com os equipamentos adequados (incluindo uma boa ergonomia de mesas e cadeiras), é fundamental para garantir que o funcionário tenha as condições de realizar o seu trabalho. Todas essas questões fazem parte da saúde ocupacional.

Do contrário, quando a empresa ignora uma boa estrutura, as pessoas se sentem desmotivadas, pois entendem que a companhia não as valoriza o bastante para investir nelas. Consequentemente, pode acarretar em baixa produtividade, aumento do turnover e outras questões que colocam em risco a sustentabilidade da organização.

Incentive a troca de feedbacks

Uma comunicação aberta, franca e clara é fundamental para que as pessoas se sintam bem no ambiente laboral. Essas orientações permitem aos funcionários saberem o que se espera deles em relação ao perfil profissional dentro da companhia.

Além disso, quando a empresa se preocupa com a capacitação da liderança e uma comunicação transparente, fica mais fácil conquistar a confiança do público interno — fator fundamental para alcançar as metas traçadas.

No entanto, isso pode ser feito de uma forma muito mais leve se as pessoas se sentirem bem no ambiente laboral. Portanto, os retornos tanto positivos quanto negativos são fundamentais, colaborando para o bem-estar no trabalho.

Disponibilize benefícios

A promoção do bem-estar no trabalho também passa pela concessão de benefícios corporativos. O cartão alimentação ou refeição, por exemplo, impacta de forma direta a qualidade de vida, já que, com mais acesso a uma alimentação equilibrada, os funcionários tendem a se motivar para o trabalho, o que também eleva a produtividade.

Incentive práticas saudáveis

Além da prática de exercícios físicos, a meditação guiada na empresa, o ioga e outras atividades de relaxamento também podem ser adotadas para elevar o bem-estar dos colaboradores. Afinal, já se sabe que a saúde do corpo começa pela mente.

Portanto, esteja atento ao clima organizacional e às necessidades dos seus colaboradores para identificar o que é realmente importante, pois o bem-estar no trabalho e a qualidade de vida do colaborador impactam a produtividade.

Enfim, se você gostou do nosso artigo e quer mais dicas sobre gestão de pessoas, confira também este material sobre flexibilidade no trabalho.