O setor de Recursos Humanos, popularmente conhecido como RH, é a área que lida diretamente com pessoas dentro de uma empresa. É função desse setor selecionar novos funcionários, fazer as remunerações e cuidar de todas as partes relacionadas direto com os empregados. Em geral, serve para otimizar a gestão de pessoas na empresa.
Benchmark, traduzido do inglês, significa ponto de referência. É a prática utilizada para que, com apoio em um ponto de partida, possam ser realizadas pesquisas dentro de empresas que tenham a mesma prática (ou área de atuação) que a sua, a fim de que você possa alcançar melhores resultados.
Pode-se associar à cópia de estratégias, mas está muito além disso: trata-se de uma avaliação de rotinas e ações que deram certo em outras organizações — e que podem se encaixar muito bem na sua empresa também. Por isso, continue a leitura e descubra um pouco mais sobre o assunto!
Quando falamos de estratégias dentro de uma empresa, existem vários tipos a serem seguidos e não há um que seja o certo, apenas o mais adequado para seus negócios. Veja quais dos tipos se encaixa melhor no seu negócio.
Usa como ponto de referência suas próprias unidades. Se determinado setor ou unidade está indo bem, o modelo é utilizado como parâmetro para que nos demais locais possam ser aplicadas as mesmas estratégias, buscando os mesmos resultados. Esse tipo é mais utilizado por aqueles que já estão em exercício há algum tempo e alcançaram o sucesso.
Diferentemente do interno, que aplica as estratégias da própria empresa, o externo é focado em fazer o benchmarking em empresas concorrentes, mas que tenham o mesmo segmento de produção ou vendas. Dentro do externo, ainda existem ramificações, como você pode conferir a seguir.
Sendo um dos primeiros a serem feitos, ele é usado como um comparador de serviços e processos utilizados dentro das empresas, preços que os produtos são ofertados para os clientes e posicionamento da empresa. Com esse modelo, é possível competir diretamente com seu concorrente, pois você saberá suas vantagens e fraquezas, aprimorando onde o outro está em desvantagem.
O modo genérico tem como objetivo buscar melhorias, independentemente se a empresa que será usada de ponto inicial tem o mesmo segmento ou não. Por exemplo, é possível estudar a estratégia de uma marca grande e bem-sucedida de celulares mesmo que o foco da sua empresa seja vender cartões de benefícios corporativos.
Semelhante ao genérico, o tipo funcional tem como objetivo procurar fórmulas por áreas separadas. Em vez de avaliar a gestão da concorrência como um todo, o funcional visa apenas, por exemplo, a parte de produção, atendimento ao cliente e fornecimento dos produtos.
Nesse modo, a cooperação entre as empresas ajuda na troca de experiências, e ambas saem ganhando. A junção faz com que elas possam avaliar quais planos se adéquam melhor na prática e transmitir entre si seus maiores desempenhos na empresa, podendo render ideias para a outra.
Já foi possível conhecer um pouco mais sobre qual a função do RH, qual o objetivo do benchmarking nesse setor e quais são seus tipos de aplicação. Agora, conheça algumas maneiras de aplicá-lo dentro de sua empresa!
O primeiro passo deve ser buscar um ponto de partida. Comece avaliando as demais empresas que estão atuando na mesma área que a sua e analise quais estão atingindo metas que você gostaria que sua empresa alcançasse. É possível também realizar avaliações em empresas que não estão na mesma área que a sua.
Após já ter escolhido quais as melhores opções para usar como referência, defina quais metas pretende conquistar e pesquise a fundo se a empresa que foi escolhida para fazer o benchmarking se encaixa dentro de suas metas. Se sim, prossiga e vá para a terceira dica. Se não, retorne ao primeiro passo e escolha outra que se encaixe.
Já com as metas definidas e feita a avaliação de outras empresas, comece a aplicá-las. Ainda que sejam do mesmo setor, cada empresa tem sua individualidade, por isso, baseie-se no que deu certo para outras organizações, mas sempre busque inovar e adicionar um diferencial.
Com tudo encaminhado, agora é só avaliar. Mantenha em análise todas as áreas ou unidades em que foram aplicadas as novas estratégias. A avaliação contínua pode levá-lo a evitar problemas futuros, tendo tempo para cortar da sua empresa o que for prejudicial rapidamente.
No longo prazo, o mercado muda e a intenção de compra também. Algo bom hoje pode ser ruim amanhã, por isso, mantenha a constância nas projeções e nas atualizações. Consultar o mercado frequentemente pode lhe render lucros, então, após alcançar o almejado, não se pode largar tudo de mão e deixar como está.
Uma boa forma de adquirir mais conhecimento e gerar conexões é por meio de eventos. Conhecer empresários pode garantir novas ideias, além de que experiências poderão ser passadas e até, quem sabe, surgir uma oportunidade de parceria entre duas ou mais empresas. Com a parceria, torna-se possível ter mais visibilidade e propor iniciativas conjuntas.
Acompanhar o mercado buscando inovação e modernidade pode parecer algo trabalhoso, mas com a aplicação do benchmarking no RH é possível estar por dentro das necessidades dos clientes e engajado no mercado, tornando-se a preferência e saindo na frente de seus concorrentes. O RH tem desafios e metas a serem cumpridas. Por isso, esse tipo de estratégia dá a possibilidade de avaliar quais futuros problemas e até soluções serão viáveis.
Fazer o benchmarking do RH de forma adequada pode alavancar seu negócio e dar mais visibilidade para sua empresa, atraindo o público até da concorrência, já que o foco é aprimorar o serviço que já deu certo.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida ou sugestão acerca do assunto? Se você quer trocar ideias e lançar questões sobre o benchmarking aplicado na área de Recursos Humanos, deixe sua opinião ou comentário!