Oferecer os chamados beneflex (benefícios flexíveis) para colaboradores a fim de atender às suas necessidades se tornou uma estratégia fundamental para reter talentos. Além de elevar o nível de engajamento da equipe, tais bonificações garantem uma experiência mais satisfatória e justa.
Ou seja, o profissional que tem suas demandas atendidas pela companhia terá uma vivência mais plena. Isso reflete diretamente em sua rotina, favorecendo o ambiente laboral — o que é ótimo para a empresa.
No entanto, essa estratégia não é recorrente na maioria das instituições. Por isso, essa pode ser a chance de o seu empreendimento ganhar destaque no mercado. Neste artigo, você vai conhecer as vantagens dos benefícios flexíveis e como implementá-los na sua empresa. Confira.
Beneflex é quando os funcionários têm autonomia para personalizar o conjunto de benefícios de acordo com as suas demandas. Nesse sentido, dentro do pacote que a companhia oferece, cada profissional pode escolher quais bonificações fazem mais sentido para ele.
Por exemplo, para um talento que gosta de frequentar teatros, cinemas e shows, o vale-cultura é bastante vantajoso. Já para quem não gosta muito de sair de casa, mas precisa economizar e deseja ter uma vida mais saudável, os planos de saúde e odontológico podem ser essenciais.
Tudo é elaborado de maneira igualitária. Por exemplo, para que um colaborador não receba mais bonificações do que outro no mesmo cargo, o pacote deve ter valores equivalentes — ainda que seja composto por benefícios diferentes.
Para isso, o valor de cada item do beneflex é convertido em pontos, e a companhia define uma quantidade máxima de pontos que cada funcionário pode utilizar mensalmente.
Os benefícios tradicionais, também chamados de benefícios fixos, correspondem aos direitos dos trabalhadores. Entre eles estão:
Já os benefícios flexíveis têm o objetivo de auxiliar os funcionários com recursos não obrigatórios, cabendo à empresa definir quais alternativas mais se adéquam ao perfil de cada colaborador. A política do beneflex varia de uma instituição para outra, sendo essa uma maneira de satisfazer os talentos e elevar a produtividade laboral.
Entre as bonificações flexíveis estão:
Os beneflex garantem mais aderência entre as demandas dos profissionais e a realidade da empresa. Conheça as vantagens de oferecê-los.
O primeiro destaque é o mais evidente de todos, pois os colaboradores personalizam os benefícios conforme suas próprias necessidades. Esse diferencial, combinado com a perspectiva de crescimento e a qualidade de vida, é muito importante para construir um ótimo ambiente para trabalhar.
Os benefícios flexíveis têm grande potencial para agregar valor à experiência dos funcionários, elevando a competitividade para manter os melhores talentos. Ou seja, você aumenta suas chances de proteger o capital humano do seu empreendimento, atraindo e mantendo bons profissionais.
A permanência e a satisfação de colaboradores afeta a taxa de turnover de forma positiva. Como consequência, menor será a necessidade de lidar com faltas, afastamentos, desligamentos e novos recrutamentos para suprir a saída de funcionários.
Outro destaque é a personalização dos pacotes de benefícios. Afinal, o beneflex exige uma montagem essencialmente autônoma, que demonstra a preocupação da empresa com as diferenças entre os profissionais que estão na equipe.
Os incentivos dos benefícios flexíveis deixam o quadro de funcionários mais produtivo. Os talentos dedicam pelo menos 8 horas do seu dia à empresa, e as bonificações oferecidas são pertinentes para gerar motivação e comprovar a importância de realizar esse investimento.
Os beneflex também ajudam a companhia a estabelecer uma imagem positiva como marca empregadora. Nesse caso, a possibilidade de escolha dos pacotes revela autonomia, satisfação e outros aspectos favoráveis para o público externo.
A montagem de um programa de benefícios flexíveis deve balancear as possibilidades da empresa e as necessidades dos funcionários. Veja algumas recomendações para garantir o sucesso dessa estratégia.
Primeiramente, é preciso fazer um diagnóstico sobre as pessoas que compõem o público interno e como enxergam os benefícios existentes. Essa análise pode ser feita com a pesquisa de clima empresarial, que considera a percepção dos funcionários a respeito da qualidade laboral da empresa, incluindo as bonificações oferecidas.
Outro passo importante é informar os talentos sobre a elaboração de um programa beneflex e pedir recomendações. A abordagem pode ser providenciada por e-mail ou caixa de sugestões. Ao final, é válido mostrar que as demandas foram ouvidas e consideradas pelo RH, esclarecendo o que é possível providenciar e o que não pode ser considerado no momento.
Depois, a companhia precisa detectar quem pode fornecer os benefícios flexíveis, levantando orçamentos e analisando a qualidade das ofertas. Aqui, é importante buscar um único fornecedor para manter a qualidade do pacote de bonificações.
Alguns benefícios podem ser disponibilizados por meio de parcerias. A concessão mais comum corresponde a descontos em mercadorias e serviços, em que a empresa firma uma relação ganha-ganha com outra para melhorar o poder de compra dos colaboradores.
A última etapa do programa é definir quais serão os critérios para a distribuição dos benefícios, como sistema de escolha, catálogo disponível, periodicidade e regras de mudança. As bonificações precisam variar de acordo com os cargos e depender de metas para gerar o engajamento desejado pela instituição.
A última etapa é informar as mudanças para a equipe, de forma clara e objetiva. Essa demanda inicia na definição das regras, pois quanto mais intuitiva e democrática for a política de escolha, mas fácil será para todos os envolvidos, eliminando queixas e desentendimentos.
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Esperamos que as dicas e recomendações deste conteúdo tenham sido úteis para você. Aproveite esta oportunidade para entrar em contato conosco. Conheça todo o nosso catálogo de produtos para fecharmos uma parceria a fim de aprimorar seu programa de benefícios flexíveis.