4 pontos de análise para escolher um cartão benefícios para a empresa

Homem e mulher pagando a conta em uma cafeteria com o cartão benefícios Sem Parar Empresas

Selecionar os melhores fornecedores é um desafio constante para os gestores, e essa dificuldade se estende à escolha de um bom cartão benefícios para a empresa. A decisão de qual solução oferecer aos colaboradores pode impactar diretamente na satisfação da equipe, além de refletir na eficiência da gestão de benefícios - uma das tarefas que mais exige atenção do RH.

Com tantas opções disponíveis no mercado, é preciso avaliar cuidadosamente cada alternativa para garantir que a escolha atenda às necessidades da empresa e ofereça as melhores vantagens aos colaboradores. Quer saber como fazer isso na prática? Confira os principais pontos de atenção para tomar essa decisão de forma estratégica!

 

Entendendo o cartão benefícios

O cartão benefícios é como uma ajuda de custo direcionada a um tipo de compra específica. Seu objetivo é ajudar o colaborador a subsidiar necessidades corriqueiras por meio de um saldo que é disponibilizado mensalmente, conforme o acordo estabelecido entre empregado e empregador. O cartão, por sua vez, só é aceito nos estabelecimentos parceiros da categoria em que o auxílio está. 

Para exemplificar, vamos começar pelos benefícios essenciais, que incluem o vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte. São subsídios que atendem às necessidades básicas do colaborador. Já os benefícios mais específicos podem abranger programas de bem-estar, descontos em farmácias e auxílio para compra de materiais de escritório, oferecendo um suporte mais personalizado.

As principais vantagens de implementar um cartão benefícios são a simplificação da administração, a redução de erros e a maior visibilidade dos gastos. Além disso, é possível criar políticas personalizadas conforme as necessidades mais latentes dos funcionários. Por exemplo, em uma empresa com regime home office, uma ajuda de custo com aparelhos eletrônicos é muito bem-vinda. 

 

4 pontos de análise para escolher o fornecedor de cartão benefícios

Na hora de escolher um fornecedor de cartão benefícios, é preciso analisar tanto as necessidades da empresa quanto as opções disponíveis no mercado. Confira, a seguir, quatro pontos fundamentais que você deve ficar de olho para atender ao máximo as demandas:

  1. Adequação às necessidades da empresa: verifique se o fornecedor oferece soluções que atendem às especificidades da empresa e dos colaboradores, não apenas as do momento, mas também pensando numa possível expansão de benefícios no futuro;

  2. Flexibilidade e variedade de benefícios: analise a gama de benefícios disponíveis e a flexibilidade do fornecedor para adicionar ou modificar opções conforme necessário;

  3. Facilidade de gestão e integração: verifique a possibilidade de integrar a gestão do cartão aos já utilizados pela empresa, ou então se a plataforma do próprio fornecedor é completa em recursos para administrar os gastos;  

  4. Suporte e atendimento ao cliente: avalie a qualidade do suporte oferecido pelo fornecedor, incluindo a assistência para resolver problemas e responder a dúvidas. Vale a pena consultar o que outros clientes estão falando da experiência e evitar dores de cabeça.

 

Vale a pena centralizar o fornecedor de cartão benefícios?

Geralmente, as empresas oferecem diferentes tipos de benefícios aos seus colaboradores - e a tendência é que esse número aumente com o tempo. A centralização do fornecedor de cartões tem como objetivo facilitar a gestão do RH, unificando a plataforma e o canal de relacionamento.

Portanto, a centralização de benefícios com um único fornecedor vale sim a pena, trazendo vantagens como:

  • Facilidade de controle: com um único parceiro, o RH pode gerenciar e monitorar os benefícios de forma mais eficiente, reduzindo a complexidade administrativa e financeira;

  • Comunicação simplificada: ao invés de um canal para resolver o vale-alimentação e outro para resolver o auxílio saúde, por exemplo, a centralização permite que haja apenas um ponto de contato para resolver questões sobre todo o plano de benefícios, o que agiliza a comunicação e resolução de problemas;

  • Combos econômicos: quando são contratados mais de um benefício com o mesmo fornecedor, é possível negociar combos econômicos e pacotes personalizados, proporcionando economia para a empresa;

  • Familiaridade com termos e condições: ter um único fornecedor facilita o entendimento e a administração dos termos e condições dos benefícios, prazos, política para a inclusão de funcionários etc.

Para centralizar os benefícios, é necessário escolher um fornecedor com um portfólio amplo, que ofereça uma variedade de auxílios que permitam criar um plano completo, conforme as necessidades da empresa.

💡 Confira nosso guia para aprimorar sua Gestão de benefícios!

 

Ofereça a melhor solução em cartão benefícios!

Oferecer um combo de cartão benefícios pensado nas necessidades do time é garantir mais satisfação aos colaboradores, sem deixar de lado a eficiência na gestão pelo RH. Optar por um fornecedor que ofereça um portfólio amplo é a melhor solução para centralizar a gestão e promover economias significativas.

Para aprofundar suas estratégias e otimizar o plano de benefícios da sua empresa, continue se atualizando sobre as melhores práticas de gestão!

 

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