5 diferenciais do Cartão FLEX para inovar no auxílio alimentação

Mulher se servindo em restaurante self-service, onde irá pagar com o Cartão FLEX da Sem Parar Empresas

Os talentos do mercado têm altas expectativas quando se trata de benefícios, especialmente o auxílio alimentação. Nesse cenário, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é um importante aliado, pois tem como objetivo promover incentivos fiscais para companhias que oferecem subsídios para alimentação do quadro de funcionários.

Para fazer parte do PAT, as empresas devem seguir algumas regras. Dentre elas, a oferta de um benefício que seja dedicado exclusivamente à alimentação - sem abranger outras categorias. No entanto, a falta de maleabilidade pode parecer um desafio ao RH. Mas é aí que o Cartão FLEX da Sem Parar Empresas entra. Sabe por quê? Continue e entenda!

 

A complexidade do equilíbrio entre PAT e auxílio alimentação

Existem várias formas de oferecer auxílio alimentação, como cesta básica, refeitório no escritório e cartões. Estes últimos se dividem em dois:

  • Vale-alimentação, usado para comprar alimentos e prepará-los em casa. Geralmente, é aceito em supermercados, açougues e hortifrutis.

  • Vale-refeição, usado para arcar com custos de refeições prontas. Geralmente, é aceito em restaurantes, lanchonetes e cafeterias.

O grande desafio enfrentado pelo RH é que a escolha do benefício preferido é uma questão bastante pessoal. Por exemplo, em uma mesma empresa, é comum que alguns colaboradores prefiram o vale-alimentação para fazer compras no supermercado e cozinhar em casa, enquanto outros optam pelo vale-refeição para comer fora durante a jornada de trabalho.

Diante deste cenário, o RH pode pensar em fornecer benefícios flexíveis. No entanto, essa opção não é aderente ao PAT, pois um dos requisitos é que o auxílio alimentação seja utilizado exclusivamente para a compra de alimentos. Isso limita a flexibilidade que muitas empresas gostariam de oferecer aos seus colaboradores, gerando um paradigma: como agradar a todos e garantir que a empresa esteja em conformidade com o PAT?

 

Como funciona o Cartão FLEX e sua adesão ao PAT?

O Cartão FLEX oferece uma solução prática e eficiente ao integrar vale-alimentação e vale-refeição em um único cartão. Com dois saldos distintos, os colaboradores podem decidir como preferem utilizar o benefício: comprando alimentos em supermercados ou pagando por refeições em restaurantes e lanchonetes. Assim, é possível agradar a todos!

Mesmo com a liberdade de escolha entre VA e VR, o Cartão FLEX continua sendo destinado exclusivamente à compra de alimentos - sejam eles para preparo ou para consumo imediato. Devido a essa característica, ele atende plenamente às exigências do PAT, permitindo à empresa permanecer em conformidade com o programa, ao mesmo tempo em que proporciona aos seus funcionários a liberdade de decidir como usar o benefício.

 

5 diferenciais do Cartão FLEX Sem Parar Empresas

Além da adesão ao PAT, o Cartão FLEX Sem Parar Empresas apresenta várias outras vantagens que podem facilitar a gestão de benefícios e agradar tanto os colaboradores quanto a administração da empresa. Confira os principais diferenciais:

  1. Alta abrangência: o Cartão FLEX é aceito em mais de 570 mil estabelecimentos em todo o Brasil, incluindo mercados, restaurantes, lanchonetes e hortifrutis, proporcionando ampla cobertura nacional.

  2. Praticidade de uso: com um único cartão, o colaborador tem acesso a ambos os benefícios (VA e VR), reduzindo o número de cartões na carteira e simplificando suas compras.

  3. Taxa zero em administração: sem custos adicionais de administração, o Cartão FLEX é uma opção econômica para as empresas, permitindo uma melhor gestão financeira.

  4. Pagamento flexível: além do cartão, a solução da Sem Parar Empresas permite ao usuário realizar pagamentos via QR Code, link de pagamento ou cartão digital.

  5. Simplificação ao RH: com o Cartão FLEX, a gestão de benefícios fica mais simples e centralizada, eliminando a necessidade de múltiplos auxílios e diferentes processos administrativos.

 

💡 Quer saber mais? Confira nosso guia geral sobre vale-alimentação e vale-refeição!

 

Surpreenda colaboradores com o Cartão FLEX!

Ao adotar o Cartão FLEX, sua empresa oferece uma solução prática, flexível e aderente às normas do PAT, garantindo a satisfação dos colaboradores e a conformidade com a legislação. Com vantagens como alta abrangência, praticidade, custo zero de administração e opções de pagamento modernas, o Cartão FLEX é a escolha ideal para empresas que buscam otimizar a gestão de benefícios.

Conheça o Cartão FLEX e descubra como essa solução pode transformar a experiência dos seus funcionários e simplificar a rotina do setor de RH. 

 

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos