Um tema que nunca sai de pauta é a qualidade de vida. Afinal, precisamos que ela esteja tanto em nossa vida pessoal quanto na profissional, e isso ocorre quando há equilíbrio entre as duas áreas.
A definição do termo não é algo fácil de se obter. Talvez porque muitos elementos o compõem e cada pessoa terá a sua visão, segundo a sua cultura e a suas vivências. No entanto, a maioria dos indivíduos concordam que o bem-estar é o sentimento que predomina quando se alcança a qualidade de vida.
Acompanhe o post, a seguir, e veja como esse elemento pode influenciar no desempenho de um colaborador e o que deve ser feito para garanti-lo no ambiente de trabalho!
Saúde física e psicológica, grau de independência, relações sociais, relação com o meio ambiente e crenças pessoais. Esses são alguns dos fatores que determinam a percepção que um sujeito tem sobre a sua condição existencial. Caso ele esteja satisfeito com o seu cotidiano, prevalecerá a ideia de que tem qualidade de vida.
Uma pesquisa realizada pela empresa multinacional especializada em ciência do consumidor, a Dunnhumby, revela que os brasileiros estão insatisfeitos com a sua qualidade de vida, apesar de se considerarem saudáveis.
Nesse estudo foram levados em consideração fatores como alimentação saudável, horas dormidas à noite, fé, otimismo, autoestima e atividade física. Muitos participantes responderam que se preocupam em melhorar o bem-estar, mas que ainda não estão como gostariam em relação aos seus hábitos diários.
Por meio dos dados obtidos, percebe-se que a alteração no estilo de vida e no mercado de trabalho, bem como a utilização do tempo livre, exercem grande influência na saúde das pessoas.
Assim sendo, quando as condições de vida e de trabalho são seguras, satisfatórias, agradáveis e estimulantes, a qualidade de vida profissional e pessoal são afetadas de forma positiva.
A maioria das pessoas passam mais tempo em seus locais de trabalho do que em suas casas. Por essa razão, empresas de todo o mundo, independentemente de seu porte (pequeno, médio ou grande), têm se preocupado com a melhoria de seus processos como um todo.
Investir no bem-estar e na satisfação dos profissionais pode trazer retornos significativos às organizações, pois a qualidade de vida interfere diretamente na produtividade dos colaboradores.
O clima organizacional, a cultura da empresa, a infraestrutura e os relacionamentos interpessoais são fatores extremamente relevantes para potencializar ou neutralizar as capacidades de um indivíduo.
Por isso, além de um salário justo e de benefícios atraentes, as organizações devem implementar ações que melhorem a experiência dos trabalhadores. É preciso que se realize um planejamento estratégico, visando o desenvolvimento da equipe.
Listamos, abaixo, algumas dicas do que pode ser feito. Observe:
celebre aniversários e datas festivas;
promova atividades físicas (caminhadas, ginástica laboral etc.);
flexibilize os horários do expediente;
realize campanhas de vacinação;
incentive a alimentação saudável;
promova palestras;
conceda bolsas de estudos, entre outras iniciativas.
Algumas ações podem ser feitas em parceria com operadoras de planos de saúde, faculdades, academias de ginástica, entre outros. O importante é demonstrar aos funcionários que a empresa se importa com eles.
Ao se sentirem valorizados, os colaboradores ficarão mais satisfeitos, o que aumenta a sua motivação, reduz o estresse, o absenteísmo, previne doenças e afastamentos, além de atrair e reter os talentos.
A organização que foca nos resultados preocupa-se menos com pormenores e por isso, cria mais oportunidades para melhorar a qualidade de vida do seu colaborador. Investir nessa área é o caminho para o sucesso do negócio. Afinal, o capital humano é o que uma empresa tem de mais valioso.
Agora que você já sabe como a qualidade de vida é importante e o que pode ser feito para promovê-la em sua empresa, leia nosso post e descubra quais os tipos de benefícios podem ser oferecidos para inovar!