Como proceder em caso de roubo do cartão de alimentação

187537-como-proceder-em-caso-de-roubo-do-cartao-de-alimentacao

Além de ser o setor responsável pelo recrutamento de novos funcionários, outra atribuição importante dos Recursos Humanos na empresa é a gestão de benefícios.

Mas, justamente por lidar com pessoas, uma série de imprevistos podem acontecer. Um deles é o roubo do cartão de alimentação.

Quer saber o que fazer para que o colaborador tenha acesso ao benefício novamente? Continue acompanhando o nosso post!

Registre um boletim de ocorrência

A primeira medida a ser tomada pelo gestor deve ser sempre a de orientar o funcionário a registrar um boletim de ocorrência. Em muitos estados, isso pode ser feito online, em delegacias eletrônicas, sem a necessidade de sair de casa.

Esse ato administrativo pode parecer dispensável, mas os dados coletados ajudam a polícia em uma possível recuperação do objeto e também colaboram para a implantação de reforço na segurança em determinados lugares.

Após o registro do boletim, é preciso entrar em contato com a central de atendimento que opera o benefício e pedir o bloqueio e o cancelamento do cartão ao atendente.

Solicite a segunda via pelo site

Com o cancelamento confirmado, é hora de o gestor de Recursos Humanos solicitar a segunda via do cartão de alimentação no site da operadora do benefício. Durante o período de espera pelo novo cartão, que pode ser de até sete dias úteis, os funcionários do RH podem acompanhar a evolução do pedido pelo site, dando suporte ao funcionário sempre que necessário.

É importante lembrar que, caso o colaborador não siga todos os passos — ligar para a central de atendimento e depois pedir ao RH que abra uma ocorrência junto à operadora —, o cartão passará por uma análise antes de ser cancelado. Isso torna o processo mais demorado e aumenta as chances de que o benefício seja usado indevidamente.

O usuário do cartão também pode realizar, por conta própria, o requerimento da segunda via do benefício pelo aplicativo, telefone ou site da operadora, mas ele não conseguirá rastrear o cartão. Já com a solicitação do RH, a evolução do pedido fica disponível para consulta durante todo o processo, pois a ocorrência é automatizada pela empresa.

Evite problemas futuros com o cartão de alimentação

Além de passar por um processo que pode ser desgastante, a perda ou o roubo do cartão de alimentação prejudica a empresa e o próprio funcionário, já que durante esse período ele vai ficar sem acesso a uma série de vantagens.

Existem algumas boas práticas para cuidar melhor do cartão de alimentação, que tal repassá-las aos funcionários da empresa para evitar imprevistos? Veja quais são:

  • não guardar a senha do benefício junto ao cartão. O ideal é decorá-la;

  • evitar carregar o cartão na mão, preferindo locais mais seguros;

  • deixar o benefício junto com outros documentos importantes e só retirar na hora de pagar a conta;

  • nunca vender os benefícios oferecidos pela empresa. Os valores concedidos são isentos de encargos trabalhistas e previdenciários, e a troca por dinheiro configura crime de estelionato.

Agora que você sabe o que deve ser feito em caso de roubo do cartão de alimentação, entre em contato conosco para conhecer as facilidades que oferecemos na gestão de benefícios!

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos