Para que o processo seletivo seja eficiente, o papel do RH na entrevista de emprego deve ser realizado com muito critério. A seleção é uma etapa que busca confirmar as informações sobre o candidato e avaliar sua personalidade e comportamento.
A fim de fazer a melhor contratação e aumentar a taxa de retenção de funcionários, é necessário assegurar que a empresa e o candidato estejam em sintonia quanto ao que um espera do outro.
Confira abaixo os principais tipos de entrevista e o papel que o RH desempenha nesse processo!
O papel do RH na entrevista de emprego é fundamental para o sucesso de um processo seletivo. Neste momento, o empregador e o candidato têm a oportunidade de conhecer mais sobre o outro e validar as informações já passadas por ambos.
Durante a entrevista, o RH deve buscar validar as informações contidas no currículo do candidato e levantar outras informações relevantes a respeito do profissional.
Veja alguns dos objetivos de uma entrevista de emprego:
A característica da entrevista comportamental é estabelecer um foco na personalidade e no comportamento do candidato. Por meio de situações fictícias, busca-se compreender como a pessoa reagiria se estivesse inserida em um cenário específico. A lógica desse procedimento é que as respostas dadas em experiências passadas permitem antecipar comportamentos em situações futuras.
Quando se fala em entrevista técnica, pressupõe-se um processo de avaliação de conhecimentos técnicos específicos que são necessários para o exercício da função. São realizadas atividades que simulam a rotina de trabalho na empresa, e esse processo é conduzido por um profissional da própria empresa.
A dinâmica de grupo é um tipo de entrevista bastante utilizado, sobretudo para profissionais que se encontram no início de seu trajeto profissional. Elas são realizadas com todos os candidatos ao mesmo tempo e têm o objetivo de avaliar os candidatos em situações de pressão e estresse.
Os métodos utilizados buscam inserir o candidato em um contexto de trabalho, seja por meio de um estudo de caso ou de alguma atividade que é apresentada ao grupo. A ideia é possibilitar que os recrutadores identifiquem certas características nos candidatos, tais como: iniciativa, liderança, capacidade de comunicação e trabalho em equipe.
É um dos tipos de entrevista que mais incomodam. O intuito é avaliar e analisar a capacidade de resposta e trabalho em situações de estresse elevado.
Algumas das características desse tipo de entrevista são:
Por meio dessa dinâmica, o entrevistador avalia o nível de desgaste e estresse a que o candidato poderia chegar em uma situação de trabalho e se ele estaria apto a exercer o dia a dia do cargo ofertado.
O método consiste em avaliar o candidato sob várias perspectivas. Há a participação da equipe de RH e também de outros funcionários que, possivelmente, terão contato com a pessoa contratada. O fato de haver vários avaliadores objetiva acelerar o processo de contratação e torná-lo mais assertivo.
O papel do RH na entrevista de emprego é fundamental para a contratação de um profissional compatível com a cultura organizacional e que corresponda às expectativas da empresa. Portanto, certifique-se de elaborar um processo seletivo completo e que avalie os fatores psicológicos, comportamentais e técnicos necessários para o exercício da função.
Gostou de nosso conteúdo sobre o papel do RH na entrevista de emprego? Que tal conhecer mais sobre gestão de benefícios? Conheça agora mesmo o e-book “Guia dos Benefícios”.