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Cultura organizacional tóxica: conheça neste post os sinais!

Escrito por VB | 12/7/2022

Um ambiente de trabalho caracterizado por uma cultura organizacional tóxica tem sinais que devem chamar a atenção de alerta entre quem gerencia os times. Ainda assim, por mais que alguns comportamentos se tornem mais comuns em locais do tipo, muitas vezes não é fácil identificar os problemas para então poder agir em busca de solução.

Por isso, é fundamental saber identificar alguns sintomas que indicam que algo não vai bem na relação entre os colaboradores, seja qual for o posto de cada um na hierarquia da empresa. E isso é justamente o que faremos nos tópicos abaixo. Boa leitura!

1. Desmotivação generalizada

De forma simplificada, a cultura organizacional de uma empresa é a combinação de elementos como valores, crenças e hábitos, que ditam como as tarefas são desenvolvidas ali dentro, bem como a forma como se dão as relações entre colaboradores de diferentes patamares.

Dessa forma, todos têm diretrizes de como devem agir, permitindo não apenas que a empresa se desenvolva de forma eficiente, como possa se posicionar no mercado a partir desse conjunto de valores.

Nesse processo, nenhuma empresa faz um esforço consciente para adotar uma cultura organizacional tóxica. O que acontece é que muitas vezes o conjunto de valores e crenças que deveriam orientar todo o modo de agir de cada um dos colaboradores não sai do discurso e acaba se refletindo em poucas ações práticas.

Com isso, todas as relações internas ficam comprometidas por falta de parâmetros claros. E mais cedo ou mais tarde alguns sinais deixam claro que algo não vai bem ali dentro.

O primeiro desses sinais é a desmotivação entre os membros das equipes que compõem a empresa. E isso pode ser um processo difícil de ser revertido.

Além de se engajarem menos nas tarefas do dia a dia, profissionais menos motivados provavelmente se animarão menos com as novidades da empresa e até mesmo não farão questão de participar de processos que envolvam tomadas de decisões cruciais. Ao final, isso se reflete em queda de produtividade.

E muitas vezes tal comprometimento na qualidade do trabalho se dá de forma inconsciente. Aos poucos, o colaborador nem percebe que está deixando de dar uma gota a mais de dedicação simplesmente por estar desmotivado com o ambiente e o andamento das coisas dentro da empresa.

2. Alto turnover

Com as condições que levam a esse constante estado de desmotivação, não é raro que os colaboradores saiam dos seus postos na sua empresa assim que a primeira oportunidade melhor aparecer. Com isso, o índice de turnover vai para as alturas.

Turnover, como você provavelmente já sabe, é o termo inglês que indica a o grau de rotatividade dos funcionários de uma companhia. Quanto mais alto o turnover, mais trocas são feitas num determinado período. Ou seja, os funcionários saem dos empregos de forma muito rápida, seja por desejo próprio, seja por vontade da empresa.

Em alguns segmentos o índice de rotatividade na ocupação dos postos é mais alto do a média naturalmente, principalmente devido à demandas sazonais. No entanto, quando isso extrapola tal circunstância e muitas pessoas pedem para ir embora com pouco tempo no cargo, pode ser sinal de que o ambiente de trabalho não é dos mais receptíveis.

Além de todos os custos embutidos em novas contratações, uma alta rotatividade faz com que sua empresa tenha dificuldade em reter os melhores talentos, o que certamente afeta a qualidade do resultado final de cada trabalho entregue.

3. Falta de empatia e confiança

Outro aspecto muito presente em culturas corporativas tóxicas é a falta de empatia entre os colaboradores. Dessa forma, ninguém se aproxima de ninguém por vontade legítima, mas sim apenas quando precisam de algo que não conseguiriam de outra forma.

Isso dificulta que laços reais sejam estabelecidos entre aqueles que dividem a mesma tarefa e, em tese, deveriam estar alinhados em torno dos mesmos objetivos. Assim, mesmos atitudes simples, como trocar de horário com um colega que precisa levar o filho ao médico, podem se transformar em conflitos e desentendimentos

Desse modo, é fácil entender porque a falta de empatia quase sempre leva à ausência de confiança entre os colaboradores. É isso é péssimo, claro. A confiança é um dos pilares de uma cultura organizacional saudável e funcional.

Ao não confiar uns nos outros, cada um dos funcionários começa a agir por conta própria, o que gera fofocas, dificuldades em compartilhar novidades e até mesmo brigas por créditos pelas tarefas concluídas, tumultuando ainda mais a situação.

4. Competividade excessiva

Quando está sob níveis aceitáveis e dentro de um ambiente saudável, a competividade pode ser um aspecto positivo da cultura organizacional. Ela pode fomentar cada um dos colaboradores a dar o seu melhor.

No entanto, quando ela é exagerada, quase sempre leva a conflitos e ao esgotamento físico e mental de todos os envolvidos. Isso acontece principalmente em empresas que vinculam o pagamento de bônus e comissões ao desempenho de cada um dos funcionários.

Sem um plano bem estruturado que se baseie num sistema sólido de recompensas e benefícios adicionais, a competição excessiva pode dar margem para disputas desnecessárias e favorecimentos indevidos.

5. Lideranças autoritárias

Chefes com postura autoritária podem ser tanto o estopim de uma cultura organizacional tóxica como um reflexo de que o ambiente não está nada bom. Esse tipo de liderança normalmente se recusa a aceitar críticas, tem dificuldade em propor mudanças e não inspira confiança.

Com todos esses sinais, mais cedo ou mais tarde, todos os colaboradores perceberão que sua presença ali não é necessária e é prejudicial a si mesmos, fazendo com que eles partam em busca de outro emprego.

Obviamente eliminar todos os outros sinais apontados ao longo deste post, não é algo que se faz da noite para o dia. Tal revolução passa por alterações de comportamento que dependem de análises de quais são os comportamentos problemáticos, da observação das relações dentro da empresa, do reconhecimento dos hábitos que favorecem atitudes tóxicas, longe de parâmetros adequados para uma cultura organizacional saudável.

As causas que levam a uma cultura organizacional tóxica são complexas e exigem ações bem planejadas para serem enfrentadas. Mas diante da importância de um clima saudável para o sucesso de qualquer empresa, todo o esforço para garantir isso certamente será recompensado.

Quer incrementar ainda mais a cultura organizacional do seu negócio? Então veja como a gestão de benefícios ajuda nessa missão.