Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal… Existe uma infinidade de eventos especiais e que merecem ser celebrados por nós. Já parou para pensar que isso não poderia ser diferente no ambiente corporativo? As datas comemorativas devem fazer parte do calendário de uma organização, e essa política é capaz de trazer benefícios tanto para os colaboradores quanto para a própria companhia.
É pensando nisso que, neste post, abordaremos por que as datas comemorativas precisam estar na mente do empreendedor. Acompanhe!
É comum que alguns empreendedores pensem que, para manter os colaboradores motivados com o trabalho, basta oferecer alguns benefícios básicos e um salário com possibilidades de aumento.
Embora essas sejam, de fato, condições positivas para os funcionários, ações que promovam a qualidade de vida e a interação também são fundamentais para o bem-estar do profissional.
Nesse sentido, planejar ações comemorativas em datas especiais pode ser um estímulo para que seus funcionários se sintam engajados uns com os outros e até mesmo com a própria empresa — o que resulta em aumento de produtividade e geração de resultados com máxima eficiência.
Mas, se você pensa que planejar políticas e ações comemorativas é algo que dá trabalho, não se desespere. Esse tipo de incentivo pode ser mais simples do que você imagina!
Além de ser uma excelente ferramenta de gestão básica de tempo e recursos (apontando feriados e quando um funcionário vai trabalhar ou não, por exemplo), montar um calendário com datas comemorativas é essencial para que o gestor possa se guiar quanto às ações de incentivo a serem executadas.
Sendo assim, é ideal estabelecer aquelas datas mais importantes e que já possuem raízes em nossa cultura, como:
Também contam aqueles meses relacionados à conscientização de uma causa, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.
Nessas ocasiões, realizar ações de valorização é algo que demonstra a importância do colaborador para a organização. Essas campanhas podem ser feitas por meio de:
Além disso, aquelas datas que fazem parte da história e dos marcos importantes da organização também podem — e devem — ser celebradas, como:
Para esses dias, pode-se fazer um coffee break ou investir na distribuição de pequenos brindes.
Por fim, lembre-se de que essas datas comemorativas precisam constar no plano estratégico da área de Recursos Humanos.
Se a organização tem o hábito fazer homenagens e entregar brindes aos colaboradores em ocasiões especiais, por exemplo, convém inserir essas datas no calendário para que todas as ações possam receber o devido planejamento.
Ficou clara a importância das datas comemorativas para o calendário de uma organização? A sua empresa já adota algum tipo de ação em ocasiões especiais? Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco nos comentários!