Gestão de Benefícios

Como se preparar para uma transição geracional de forma eficiente

Escrito por VB | 24/6/2019

Baby boomers, geração X, millennials, geração Z. É muito provável que você já tenha se deparado com esses termos em algum momento e, certamente, se encaixa em um deles. Eles correspondem a nomes dados aos profissionais que nasceram em diferentes períodos: os primeiros entre 1942 e 1960,; os segundos, entre 1960 e 1980; os terceiros, entre 1980 e 2000; e os quartos, a partir dos anos 2000.

É preciso entender que qualquer negócio só tem a ganhar quando consegue administrar adequadamente profissionais de diferentes gerações no ambiente empresarial, sabendo aproveitar o máximo de suas características. É justamente nessa linha de raciocínio que surge o conceito de transição geracional. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, vamos lá!

O que é uma transição geracional?

A transição geracional é marcada pela ascensão dos millennials, — cada vez mais capacitados e preparados para lidar com as demandas das empresas —, e pela chegada dos profissionais da geração Z no mercado de trabalho. No entanto, isso não significa uma ruptura com o passado, a qual deixa de lado as contribuições dos colaboradores de gerações mais antigas. Pelo contrário!

Quando as organizações se preparam para lidar com a transição geracional, conseguem contar com times de trabalho eficientes, produtivos e diferenciados, uma vez que seus membros apresentam características e habilidades complementares. Trata-se, então, de agregar às conquistas herdadas dos baby boomers e profissionais da geração X.

Por que é importante abordar esse tema nas empresas?

Mesclar diferentes gerações em uma empresa não é uma tarefa simples, por mais que essa seja a realidade de um grande número de negócios. Como estamos falando de profissionais com características distintas, é preciso que haja o alinhamento de ideias e interesses, de modo a garantir sempre bons resultados e manter a harmonia no ambiente de trabalho.

Justamente por isso, os gestores e os colaboradores do setor de Recursos Humanos precisam estar atentos à transição geracional, uma vez que um gerenciamento inadequado, nesse sentido, pode causar danos como queda da produtividade, falta de engajamento com a missão organizacional, conflitos, entre outros.

É preciso pensar nas necessidades e anseios de cada geração, reconhecendo-as, valorizando-as e buscando ao máximo integrar a todos. Segundo estudo divulgado pela Dale Carnegie Training, mais de 60% dos baby boomers sentem-se satisfeitos em fazer parte dos processos de tomada de decisão.

Combinando a experiência desses colaboradores às suas habilidades, sobretudo, as soft skills, que estão mais presentes nos millennials e profissionais Z, — como visão sistêmica, proatividade, criatividade, inovação etc —, os gestores conseguem agir estrategicamente em suas decisões e seguir caminhos mais acertados.

Como se preparar para uma transição geracional?

Bom, agora, resta apenas uma dúvida: como lidar com essa nova realidade da melhor maneira possível? Preste atenção nas dicas que listaremos a seguir!

Conheça os principais desafios da transição geracional

Como já dissemos anteriormente, essa diversidade de gerações dentro da organização, embora extremamente benéfica, não é um aspecto tão simples de lidar. Para manter o equilíbrio nas relações entre os colaboradores, é preciso entender que pessoas diferentes também têm pensamentos, visões, comportamentos e opiniões diferentes.

Qualquer lugar que reúna um grupo de pessoas, sobretudo com características tão diversas, está sujeito a conflitos. Por isso, quanto o assunto é transição geracional, é importante pensar em ações de integração e engajamento entre os times, fazendo com que eles percebam que são complementares e, não, competidores.

Monte um bom planejamento

Essas ações citadas acima, é claro, necessitam primeiramente de um bom planejamento. Por isso, antes de colocá-las em prática, escute os colaboradores. Compreenda o que eles esperam da empresa nesse sentido e também deixe claro quais são os objetivos da organização.

Além disso, para extrair o melhor de cada geração, é fundamental manter um canal de diálogo aberto, — inclusive naquelas empresas nas quais a hierarquia não é tão explícita, é importante que essa iniciativa parta dos gestores. Assim, todos os colaboradores poderão se sentir igualmente ouvidos.

Entenda os benefícios da transição geracional

Os benefícios da transição geracional são grandes incentivos para colocar essa questão sempre em pauta. Entre essas vantagens que podem inspirar a sua empresa, estão:

  • pluralidade de ideias, facilitando o surgimento de contribuições de valor;
  • mistura da experiência com a inovação, aperfeiçoando cada vez mais aquilo que já vem dando certo na empresa;
  • mais eficiência para lidar com as demandas do mercado, já que são combinados o know-how das gerações antigas com a sede de aprender, inovar e aperfeiçoar dos profissionais atuais.

Pronto! Agora você já sabe o que é transição geracional e entende a importância desse tópico para manter a harmonia e os bons resultados corporativos. Considere as sugestões reunidas neste artigo e já comece a implementá-las na sua empresa!

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