Gestão de Benefícios

7 dicas para construir o culture code em sua empresa

Escrito por VB | 3/6/2019

O culture code é um documento que estabelece as práticas, os princípios e os comportamentos que orientam a atuação dos funcionários e colaboram para a construção da imagem da organização. Além de servir como um guia, ele ajuda a atrair novos talentos alinhados com tal maneira de ver o mundo e mostra aos clientes o que eles devem esperar da empresa.

Pensando em tudo isso, elaboramos este conteúdo com dicas de como criar um culture code que represente, verdadeiramente, a sua organização. Confira!

O que é culture code?

Antes de pensar em como construir um bom culture code para a sua empresa, é fundamental entender o que é e quais benefícios ele tem a oferecer. Por isso, vamos começar esclarecendo esses detalhes.

Principais características

O culture code é um documento que pode estar em diferentes formatos, tais como: um manual em PDF, uma apresentação em slides ou até mesmo em vídeo. O ponto mais importante são as informações que ele traz, pois elas precisam estar bastante claras e serem muito bem definidas.

Algumas características e dados não podem faltar, dentre eles:

  • apresentação da visão, missão e valores da empresa;
  • estruturação dos pilares norteadores da cultura;
  • descrição detalhada dos valores, preferencialmente com exemplos;
  • linha de comunicação a ser seguida;
  • limitações e proibições.

Benefícios de documentar o código de cultura da empresa

O fortalecimento da cultura tem sido um dos principais diferenciais das empresas no mercado. O culture code é o instrumento que permite o alinhamento das premissas da organização entre todos os colaboradores e exibe para clientes, parceiros e concorrentes um lado mais “íntimo” do negócio.

As principais vantagens de implementar essa documentação são:

  • fortalecimento da cultura, tanto do ponto de vista interno quanto externo;
  • atração de talentos mais compatíveis com o perfil da empresa;
  • motivação dos colaboradores;
  • melhoria na imagem da organização diante do mercado.

Como construir um culture code adequado para a sua empresa?

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância de documentar o código de cultura da sua empresa, veja as dicas de como fazer isso da melhor forma.

1. Defina os valores fundamentais

O primeiro passo para elaborar um culture code eficiente é definir quais são os valores fundamentais da empresa. Faça pesquisas e avaliações internas e crie, também, espaços nos quais os funcionários poderão compartilhar suas opiniões sobre o assunto. Isso ajuda a evitar que eles sejam definidos de forma aleatória ou sem um embasamento válido.

Algumas perguntas podem servir como referência para direcionar esse processo, por exemplo: “por que sua empresa está fazendo isso?”; “quais são as metas para o futuro?”; “quem é o tipo de pessoa que você procura atrair?”; “qual a sua definição de sucesso?”.

2. Faça um bom planejamento

Uma cultura não é algo que se mude da noite para o dia e as suas determinações devem ser estabelecidas de forma ordenada e tranquila. O planejamento é a chave para uma implementação de sucesso, visto que algumas mudanças serão indispensáveis.

Depois de levantar todas as informações que você precisa para se orientar, o próximo passo é definir as ações que serão necessárias para atender a todos os valores fundamentais da organização. Desse modo, eleja prioridades e comece pelas ações de maior impacto. Isso ajuda a antecipar os bons resultados e gerar maior engajamento das equipes.

3. Conheça os seus colaboradores

Como profissional de RH, você sabe muito bem que há pessoas de diferentes perfis dentro de uma empresa. Então, antes de adotar uma nova postura, é essencial conhecer os colaboradores e identificar quais são suas características, princípios e valores, pois esses atributos são a base de uma cultura organizacional forte e efetiva.

Analise quais são aqueles que não se enquadram na nova proposta e veja quais deles podem ser treinados e capacitados para se adequarem. Quanto aos demais, é ideal que eles não sejam mantidos no quadro de funcionários, pois a permanência deles pode gerar conflitos e desalinhamento de expectativas em relação ao restante da equipe.

4. Estude o culture code de outras empresas

Inspirar-se em grandes empresas é sempre bom, certo? Na Internet, é possível encontrar culture codes, como o da Netflix, gigante mundial de serviços de streaming, e o da Rock Content, startup nacional de marketing de conteúdo.

Mesmo que essas empresas não sejam do mesmo setor, a leitura desses exemplos é muito valiosa para que você possa ter um panorama a respeito da valia do documento e entender como essas perspectivas refletem na visão que se tem do negócio.

Faça anotações de pontos que chamem a sua atenção, tanto negativamente quanto positivamente. Além disso, analise o tom, a construção das frases e como cada empresa aborda seus propósitos e valores, por exemplo.

5. Documente e refine o culture code

Depois de definir os valores e analisar o que está sendo feito por outras empresas, é hora de colocar o culture code “no papel”. O mais comum é montar uma apresentação com um bom visual e frases assertivas, que transmitam as ideias com clareza.

É importante ter em mente que, antes de chegar a uma versão final, o texto precisará passar por várias alterações, até ficar de acordo com o pretendido. Nesse momento, é essencial estar aberto a feedbacks dos seus colegas e, também, a novas visões de melhoria.

6. Divulgue-o interna e externamente

Com o culture code finalizado, não esqueça de divulgá-lo. Internamente, ressalte entre os funcionários que aquele documento faz parte de algo maior, lembrando de onde a empresa veio e como aquilo a ajudará a alcançar as metas e o espaço desejado no mercado.

Externamente, não hesite em torná-lo público, seja para clientes ou possíveis novos colaboradores. Assim, todos conseguirão entender melhor como a empresa funciona, qual o seu perfil e o que se pode esperar dela.

7. Faça avaliações constantes

Por fim, entenda que a cultura de uma empresa é algo vivo e mutável. Assim como as pessoas e o mercado estão em constante evolução, as suas relações e a forma como lidam com o mundo passam por transformações. Por isso, é muito importante acompanhá-las, a fim de manter o documento sempre atualizado.

Estabeleça uma revisão periódica e aproveite o momento para realizar novas pesquisas em concorrentes, avaliar o que os colaboradores estão achando das normas e se eles têm alguma sugestão de mudança. Tudo sempre com uma escuta ativa e uma predisposição para alcançar melhorias.

Seguindo as dicas deste artigo, o seu culture code será muito mais eficaz e trará excelentes resultados para o clima organizacional, além de auxiliar na motivação de seus funcionários. Isso sem falar na melhoria da imagem da marca no mercado e a possibilidade de se tornar uma referência de boa empresa para se trabalhar. Então, não espere mais e comece a fortalecer os valores do seu negócio.

O que achou deste conteúdo? Você já tinha pensado em algum dessas dicas? Conte sua experiência com gestão de cultura na empresa aqui nos comentários!