7 ideias de dinâmicas de motivação para sua empresa

Sem Parar: Confira 7 exemplos de dinâmicas de motivação para colocar em prática

Manter o engajamento é um desafio permanente para quem administra os recursos humanos de qualquer negócio. Sem isso, pode haver perda de produtividade e de talentos. Cabe ao gestor pensar em uma série de estratégias para envolver os profissionais, incluindo dinâmicas de motivação.

Essas atividades, devem contribuir para a disposição da equipe, melhorar a comunicação e  trabalhar novas competências em cada um dos membros da equipe. Vamos às melhores ideias para colocar em prática?

 

Por que adotar as dinâmicas de motivação na empresa?

Contar com um grupo  disposto é fundamental para alcançar os objetivos do negócio. Por isso, quando a gestão de RH aposta nas dinâmicas de motivação para equipe, ela eleva o nível de engajamento dos colaboradores, o que colabora de forma positiva para que eles se empenhem mais em suas tarefas.

Além disso, ações como essas fortalecem a marca empregadora da empresa, pois mostra para o funcionário que a empresa se preocupa com eles. Como consequência, as pessoas permanecem mais tempo na organização, o que diminui o índice de turnover. Além disso, falta menos, deixando as taxas de absenteísmo em níveis satisfatórios.

 

7 ideias de dinâmica de motivação 

Com a ajuda do setor de Recursos Humanos da empresa, as dinâmicas de motivação são importantes estratégias para integrar a equipe e incentivá-las rumo aos objetivos da organização. Veja, a seguir, os exemplos de dinâmicas de motivação que você pode colocar em prática!

1. Quem eu levaria?

Para essa atividade, separe o material necessário: lápis, folhas de papel e envelopes em número condizente com a quantidade de participantes. Preencha as folhas com as seguintes perguntas, colocando-as dentro dos envelopes:

  • Quem do grupo você queria ter ao seu lado em uma ilha deserta?
  • Quem você chamaria para ajudar a organizar uma festa?
  • Quem você escolheria para acompanhar em um cruzeiro de férias?

Distribua os envelopes, pedindo que os participantes respondam às questões, ressaltando que as respostas serão mantidas em sigilo. Depois, recolha os envelopes e contabilize. As informações do grupo devem ser repassadas de forma individual aos colaboradores, mostrando o quanto a equipe o requisita, o que permite visualizar como cada membro é admirado pelo coletivo.

2.  Campo minado

Monte uma sala com obstáculos e separe os participantes em grupos. Os membros precisam decidir quem terá os olhos vendados e atravessará os objetos,  recebendo as orientações dos demais colegas. Esbarrar ou derrubar os bloqueios resulta em punições, atrasando o competidor. Quem fizer o percurso em menos tempo, ganha a dinâmica. Tal atividade reforça a importância do trabalho em equipe, além de fortalecer a confiança entre os colegas.

3. Verdade ou mentira?

Cada participante receberá um papel e nele deverá listar 3 frases com relação a sua vida, sendo duas verdades e uma mentira. 

Feito isso, cada participante fala em voz alta sua lista. Os demais tentam descobrir o que é verdade e o que não é. Essa dinâmica é uma ótima ferramenta para fazer com que todos se conheçam melhor, reforçando o entrosamento.

4.  Caixa de desafio

O primeiro passo é separar uma caixa escura na qual serão colocados diversos envelopes com uma série de desafios. Em sua maioria, são tarefas chatas, normalmente envolvendo pequenos “micos”. Mas há um desafio secreto. Com todos cientes disso, divida os participantes em dois grupos. Em seguida, passe a caixa para a primeira pessoa, a qual terá três opções:

  • Retirar um envelope e cumprir o desafio proposto;
  • Passar a caixa para alguém do seu grupo;
  • Passar a caixa para alguém do outro grupo.

A caixa só pode ser passada para frente 3 vezes seguidas. Com isso, é provável que as pessoas passem a fim de não precisarem cumprir os desafios até que não seja mais possível.

Lembra do envelope com desafio secreto? Aqui está o segredo: ele não se trata de nenhum desafio, mas representa um prêmio para quem tirá-lo. Quando isso acontecer, a dinâmica se encerra. Essa atividade tem como propósito reforçar a importância de cada um assumir as suas responsabilidades.

5. Dinâmica de gratidão

Trata-se de uma rodada de elogios, e não é preciso utilizar nenhum material. Funciona assim: o RH da empresa reúne um grupo antes do expediente, e cada colaborador faz três elogios a um colega ou a toda a equipe. Na dinâmica da gratidão, os vínculos são fortalecidos, aumentando a confiança entre os membros da equipe e construindo um clima organizacional positivo.

6. Dando as mãos

Para essa atividade, é preciso seguir um passo a passo:

  1. Desenhe um quadrado ou círculo no chão com fita crepe;
  2. Instrua a todos os participantes que formem uma roda e que deem as mãos;
  3. Peça às pessoas para memorizar quem é seu par da direita e quem é o par da esquerda;
  4. Instrua que os participantes soltam as mãos e comecem a circular pelo ambiente;
  5. Solicite que todos se adentrem no espaço desenhada no chão;
  6. Peça que os participantes segurem as mãos de seus pares originais;
  7. Solicite a eles que voltem à posição inicial, mas sem soltar as mãos.

A dinâmica de motivação de mãos dadas funciona de forma mais eficiente com equipes formadas entre de 10 a 20 integrantes. Seu propósito é evidenciar que, para que as metas sejam alcançadas, é preciso o trabalho de todos.

7. Dinâmica da Ilha do Tesouro

Para essa atividade você vai precisar de folhas de jornal, uma caixa de bombom e pedir que os colaboradores formem pares. Em uma ponta da sala, deixe a caixa de bombons em cima de uma folha de jornal. Do outro lado, cada integrante da dupla deve se acomodar sobre uma folha de jornal.

O tesouro são os chocolates e o desafio dos participantes é chegar até eles sem colocar os pés fora do jornal ou rasgá-lo, demonstrando estratégia, cuidado e cooperação para com o outro. 

 

Além das dinâmicas de motivação, o que fazer para engajar colaboradores?

Uma das estratégias mais eficazes para aumentar o engajamento é oferecer benefícios que atendam às necessidades dos colaboradores. Isso pode incluir desde auxílio saúde até oportunidades de desenvolvimento profissional, como oferta de curso e treinamento corporativo. Além disso, flexibilizar horários e possibilitar o trabalho remoto pode contribuir para um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, aumentando a satisfação dos funcionários.

Outra abordagem é criar um ambiente de trabalho acolhedor, onde os colaboradores se sintam valorizados. Programas de recompensas por desempenho, comunicação constante entre equipes e líderes, momentos de integração são exemplos que fortalecem os laços entre os colaboradores e reforçam o senso de pertencimento à empresa. 

💡 Confira nosso guia para aprimorar sua Gestão de Recursos Humanos!

 

Adote estratégias para engajar o time!

As dinâmicas de motivação têm como propósito engajar as pessoas. Se bem executadas, elas são capazes de manter o time unido e produtivo, o que confere grandes diferenciais competitivos para a empresa. 

Lembre-se: colocar o colaborador no centro de suas estratégias é fundamental para criar um bom ambiente de trabalho!

 

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos