O setor de RH também deve se modernizar, acompanhando as tendências do momento. O RH do futuro, provavelmente, realizará a maioria das entrevistas online. É uma tática que oferece vantagens em relação à entrevista presencial, como a praticidade e a otimização de tempo e espaço.
Na fase que estamos atravessando, a entrevista a distância mostra-se ainda mais relevante. Mas, certamente, após o isolamento social devido à pandemia, ela continuará e se transformará em uma prática muito comum.
O uso da entrevista online tem revelado sua importância como ferramenta estratégica de RH. A seguir, damos 7 dicas de como conduzir com eficiência uma entrevista online. Venha conferir!
Um dos passos mais importantes é escolher uma boa ferramenta para efetuar a entrevista online. Um bom equipamento de videoconferência vai melhorar os resultados. É importante conferir se ele dispõe dos recursos que serão necessários para garantir uma boa entrevista.
Existem diferentes modelos e marcas de dispositivos projetados para videoconferências. Pesquisar pelo mais viável é a solução certa. O equipamento pode servir, por exemplo, não apenas para a realização das entrevistas, mas para outras funções dentro do RH e da própria empresa.
Para que a videoconferência seja boa, é fundamental que a qualidade da imagem e do áudio também seja elevada. Isso é importante tanto para quem vai entrevistar quanto para quem será entrevistado, pois ambos devem se ver com nitidez e se ouvir claramente, evitando atrasos e dificuldades de comunicação.
A qualidade do equipamento será ainda mais valiosa quando for aplicada a dinâmica de grupo, em que o entrevistador se comunica, simultaneamente, com vários candidatos.
Por mais que você procure um equipamento bom, talvez o do candidato não seja tão avançado. Para evitar constrangimentos e mal-entendidos, é importante que o entrevistador comece com uma introdução o mais clara possível.
Ele deve falar pausadamente, respeitando as regras gramaticais e traduzindo suas ideias da maneira mais simples. Mesmo considerando que a entrevista será a distância, os ruídos do ambiente podem interferir nos resultados. Por esse motivo, é necessário escolher um ambiente calmo, preferencialmente uma sala de reunião, com isolamento acústico.
Outra dica para uma entrevista online mais produtiva é deixar o candidato mais à vontade, criando um clima de descontração. Não convém deixar o candidato sob pressão constante. Em alguns momentos, é necessário pressionar, mas não de forma contínua, sem dar espaço para o outro manter o equilíbrio emocional.
A pressão pode se fazer necessária se o entrevistador perceber que o candidato está agindo de má-fé, ou caso o entrevistado se mostre distraído, relaxado demais, sem levar a sério o processo.
Para criar um clima descontraído, o entrevistador é que deve, antes de tudo, se manter calmo e de bom-humor. Não custa ser divertido em alguns momentos, fazer perguntas mais informais; isso aprimora a experiência do funcionário em potencial.
O que importa é deixar claro que você está no controle, que o processo é sério e valioso tanto para a empresa (que está buscando talentos) como para o candidato (que busca um emprego e crescimento profissional).
Considere ainda que um profissional, sentido-se sob pressão exagerada, talvez não sinta interesse em trabalhar na empresa. Ele poderá concluir que não vale a pena se empregar em um ambiente muito autoritário. Na verdade, as empresas modernas caminham em outro sentido.
Não tente improvisar. Quer dizer, em alguns momentos, conforme o andamento da entrevista, pode ser uma boa ideia improvisar alguma pergunta ou atividade; mas a regra é deixar tudo preparado antes de iniciar a entrevista online. Um entrevistador que fica sem saber o que perguntar e não conduz bem o processo não é visto com seriedade pelos candidatos.
A verdade é que a falta de um roteiro dá margem para que o outro domine a situação, controle a entrevista. Também é importante anotar uma lista de competências e de responsabilidades da vaga ofertada. Dessa forma, o organizador estará pronto para responder questões formuladas pelo candidato sobre os objetivos e metas da empresa e sobre os benefícios e deveres dos colaboradores.
Antes de começar a entrevista, verifique a carta de apresentação e o currículo da pessoa que está se candidatando. Informe-se mais sobre ela, pesquisando nas redes sociais, incluindo o LinkedIn.
Durante uma entrevista, é muito desagradável ser incomodado. Isso vale para ambos os lados, mas para a pessoa que está conduzindo a entrevista pode ser ainda pior. Para evitar esses incômodos, o ideal é deixar fechadas todas as abas e os programas que não serão usados durante o processo.
As mensagens enviadas instantaneamente por outras plataformas, além de distraírem a atenção do entrevistador, tendem a deixar a navegação mais lenta.
Os ambientes virtual e físico devem ser preparados com antecedência. O equipamento deve ser testado e, caso precise de manutenção, ela deve ser efetuada o quanto antes para que, no dia da entrevista online, não ocorram problemas técnicos.
A conexão com a internet, a segurança da plataforma virtual, os materiais auxiliares, a sala que será usada, a iluminação e o isolamento acústico são os pontos mais importantes para para garantir um processo eficaz. Não é porque a entrevista é remota que você deve desconsiderar esses cuidados.
A entrevista deve ser um processo bilateral. O entrevistador deve propor as questões e conduzir o processo, mas não é só ele que deve falar. Não se trata de fazer um discurso. O entrevistado deve se sentir livre para falar e não responder mecanicamente às perguntas e aos questionamentos.
Assim, é necessário que o entrevistador faça pausas, dando ao outro a oportunidade de falar, de explicar melhor algum ponto, de questionar também, tirando alguma dúvida. Ouvindo o que o candidato fala, o responsável pelo processo poderá descobrir muitas coisas a respeito dele, que poderão ajudar na hora de tomar a decisão sobre selecioná-lo ou não.
A entrevista online faz parte de um planejamento estratégico que otimiza as ações do RH, envolvendo as novas tecnologias e promovendo ações facilitadoras para a empresa e os potenciais funcionários. É uma tendência que está se consolidando.
E após você selecionar o seu novo colaborador, não esqueça que construir um ambiente de trabalho saudável é fundamental. Veja como fazer isso em apenas 6 passos!