O fit cultural é um mecanismo que visa garantir uma contratação acertada. Ter um processo de recrutamento inteligente e alinhado às necessidades e características do negócio é o primeiro passo para ter bons resultados na empresa. Os seus colaboradores podem ser comparados às peças de um jogo de encaixe.
Aqueles que se encaixam perfeitamente à organização, além de terem melhor desempenho, estarão satisfeitos e felizes em suas posições — employee experience. Aliás, funcionário feliz é funcionário produtivo. Por isso, cada vez mais as organizações estão se preocupando com atribuições além das técnicas, como a ética e a capacidade de gerar valor e trazer soluções para os projetos.
Anos atrás, o mercado de trabalho era predominantemente composto por funcionários que somente acatavam as ordens dos seus superiores. Porém, com a transformação digital e as novas necessidades, isso mudou. As empresas estão mais alinhadas aos processos de gestão de pessoas, pois buscam colaboradores que agregam e crescem junto com as organizações e que, além de seguir as tarefas passadas pela liderança, conseguem pensar a frente.
Para começar a utilizar o teste de fit cultural nos seus processos, preparamos este guia completo. Nele, mostramos quais são os benefícios dessa avaliação, como construir um fit cultural e a importância para as suas estratégias de retenção de talentos. Acompanhe!
Fit cultural é um processo que identifica o encaixe de um candidato à vaga em aberto. Em outras palavras, é um teste aplicado para avaliar as competências dos colaboradores e se eles têm todas as qualificações e capacidades necessárias. Esse é um termo que também está relacionado à adaptação de um profissional no cargo.
Esse é um mecanismo que busca traçar o perfil comportamental e de questões éticas de um candidato, para identificar o quanto ele se encaixa, ou “combina” com o seu negócio. Para entender na prática, imagine a seguinte situação.
Suponha que a sua empresa tem um dress code formal e um ambiente mais sério. Agora, imagine contratar alguém com linguagem e postura mais informal e descontraída. Certamente, em algum momento, haverá conflitos nessas diferenças.
Além de o profissional não se sentir confortável e “aceito” na empresa, a organização também não concordará com o perfil do funcionário. Portanto, em linhas gerais, o fit cultural é uma ferramenta para encontrar o candidato que se ajusta perfeitamente ao seu negócio.
Não há como manter boas relações de longo prazo, nem mesmo traçar estratégias para reter talentos, com profissionais que não estão alinhados e 100% encaixados às políticas, objetivos e a cultura organizacional da empresa.
Por isso, quando ouvir que um candidato tem fit cultural, significa que ele tem o perfil e o alinhamento perfeito não só à vaga, mas a toda a política e estrutura organizacional de um negócio.
Basicamente, o objetivo do fit cultural é encontrar os profissionais perfeitos para a sua vaga. Nem sempre isso quer dizer que é o profissional mais capacitado e com todas as experiências técnicas que o mercado busca.
A ideia central do fit cultural e que as grandes organizações têm aplicado é: contratar valor e ajudar no desenvolvimento de técnicas. Pense só: do que adiantará contratar candidatos especialistas e com domínios técnicos, se a ética, as expectativas de carreira e a cultura não são alinhadas ao seu negócio. Em um momento ou outro isso se tornará um aspecto conflitante, pois são características da personalidade e dificilmente poderão ser modificadas.
Já os profissionais que ainda têm o que aprender e se desenvolver profissionalmente, mas que o fit cultural, as metas para a profissão e os objetivos têm algo em comum com a empresa será mais benefício. Lembre-se: competências técnicas podem ser trabalhadas e desenvolvidas, enquanto a personalidade dificilmente sofre mutações consideráveis.
No entanto, cuidado: não estamos dizendo que, por exemplo, pode contratar um estagiário para um cargo de analista. Mas sim que há aspectos que precisam ser mais relevantes. Esse é exatamente um dos objetivos do fit cultural.
Por meio de um teste com perguntas, você levanta informações sobre o perfil dos candidatos, para identificar aquele que melhor se encaixa ao seu quebra-cabeças.
Quer ver como isso funciona na prática? Lá no ano de 1975, o psicólogo John Morse fez um experimento para avaliar a produtividade de algumas profissionais em determinadas situações. Para isso, ele separou dois grupos.
O grupo 1 foi encarregado de trabalhar em uma empresa e função que eram semelhantes aos cargos atuais. O segundo grupo foi encaminhado para trabalhos diferentes do que estavam acostumados, mas que se adequa à personalidade deles.
O resultado foi: as pessoas do grupo 2 relataram que se sentiram mais felizes, realizados e com a sensação de competência. Portanto, essa é uma das provas de que o fit cultural é benéfico tanto para a sua empresa quanto para os colaboradores. Esse é o objetivo.
Muito se fala em retenção de talentos e a importância do fit cultural, mas, afinal, quais sãos os ganhos para as empresas? Os testes de fit cultural podem beneficiar o seu negócio desde a redução de custos até a satisfação dos seus clientes. Para entender melhor como isso é possível, veja a seguir os benefícios do fit cultural na prática.
Sem dúvidas, contratações ágeis, eficientes, rápidas e econômicas são os principais desafios do departamento de recursos humanos. Quando o fit cultural faz parte dos pilares da sua gestão de pessoas, as suas chances de conseguir contratar profissionais alinhados e relevantes aumentam, e o tempo diminui.
As crises econômicas atingem as empresas sem dar aviso, sem contar que os negócios continuamente precisam enxugar os seus custos e despesas. Por isso que ter processos de contração acertados, rápidos e precisos é essencial.
Para ter precisão, é importante evitar erros e o fit cultural faz justamente esse trabalho. Por ser um teste que é aplicado antes de contratar, a decisão de contratação será baseada nos resultados dessa avaliação. Ou seja, há menores erros e chances de decidir por um profissional que possa não ser o ideal.
O turnover é um índice que pode se tornar um perigo para o seu negócio. Esse indicador que mensura a rotatividade dos colaboradores na empresa pode indiciar contratações equivocadas, ou funcionários infelizes.
A cada funcionário que sai, por demissão ou por pedido de desligamento, é necessária uma nova contratação. A não ser que outro colaborador fique encarregado das tarefas de quem saiu — sendo que isso pode gerar sobrecarregamento e diversos problemas.
Turnover alto pode ser sinônimo de:
Como o fit cultural pode ajudar nisso? Com contratações mais precisas graças a esse teste, os colaboradores contratados estarão alinhados ao negócio. Isso evita gargalos e desalinhamentos desde o processo do onboarding. Em outras palavras, os funcionários se sentem em casa.
A redução de custos é, na verdade, uma consequência positiva dos outros benefícios do fit cultural. Há diversos custos envolvidos na má contratação e não somente em novos processos de recrutamento. Por exemplo, nos processos internos.
A maior precisão nas contratações, redução do turnover e melhor performance dos colaboradores são fatores que reduzem ou até eliminam custos com contratações, falhas, retrabalhos, gargalos produtivos e desperdícios.
Colaboradores que se identificam com as políticas de uma empresa são felizes e sentem mais bem-estar no trabalho e em suas funções. Com isso, a produtividade aumenta. Como dissemos, colaboradores felizes são colaboradores produtivos.
Isso acontece porque colaboradores satisfeitos se tornam mais motivados. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisas, profissionais felizes no trabalho são até 30% mais produtivos. Esse também é um aspecto relacionado à saúde mental dos colaboradores.
Colaboradores com o mesmo fit cultural são mais sinérgicos, ou seja, têm mais objetivos e personalidades em comum e conseguem trabalhar melhor em equipe. Isso acontece porque esses times estarão mais alinhados entre si e com as metas da organização.
Tanto em curto quanto em longo prazo, esse entrosamento e bom clima entre as equipes, garante mais produtividade e felicidade no trabalho, já que os funcionários se sentem parte do time. Esse também é um aspecto que evita problemas na comunicação interna entre as equipes e com os seus superiores.
A satisfação e a motivação no trabalho são resultado de diversas boas práticas, como bom clima laboral, alinhamento entre os times e satisfação com as políticas da empresa, e não um processo em isolado. Como dissemos, o fit cultural permite encontrar colaboradores que tenham algo em comum com a cultura organizacional.
Essa é uma maneira de identificar aqueles profissionais que se sentirão bem no ambiente de trabalho da sua empresa. Além disso, colaboradores insatisfeitos são improdutivos e desmotivados. Tudo isso prejudica até mesmo o seu relacionamento com os clientes. Os funcionários são o alicerce de qualquer tipo de negócio, então a motivação reflete positivamente na sua imagem perante os seus clientes.
Esse é um processo que vai além da contratação de bons profissionais. A retenção de talentos é um conjunto de práticas para encontrar e manter bons profissionais no negócio. Um dos pilares dessa estratégia é a oferta de benefícios empresariais que vão além daqueles obrigatórios por lei.
O raciocínio é: contratações acertadas e eficientes viabilizam a retenção de talentos no negócio. Identificar colaboradores com fit cultural permite que a empresa atue no desenvolvimento contínuo desses profissionais e possibilita a continuidade dos profissionais na organização.
Em linhas gerais, se a empresa encontra colaboradores que garantem o que ela precisa, e a organização garante o que os profissionais precisam, o relacionamento será duradouro. Esse é exatamente o objetivo da retenção de talentos.
Em 2019, a rotatividade de funcionários no Brasil aumentou. Somente o turnover voluntário (pedidos de demissão) teve alta de 4%. Isso reflete dois problemas: a insatisfação dos colaboradores e as contratações equivocadas.
Essa rotatividade representa um grande problema para os negócios, não somente em questões de custos, mas também de imagem empregadora. Se tornará cada vez mais difícil encontrar profissionais que queiram trabalhar na sua empresa, já que a maioria não fica muito tempo.
O teste de fit cultural tem algumas particularidades que se tornam diferenciais e ajudam ainda mais a reter talentos que se integram ao negócio. Veja só quais são.
Processos de seleção com algum tipo de viés podem se tornar discriminatórios, mesmo que isso esteja disfarçado de “preferências para o cargo”. O fit cultural é um teste que avalia questões comportamentais, histórico de trabalho e utiliza dinâmicas de grupo para estudar a interação do candidato no ambiente de trabalho e nos relacionamentos em grupo.
Essa é uma análise que somente levanta questões de desempenho e não aspectos que possam discriminar as pessoas e separá-las de alguma forma, como a necessidade de pertencer a algum nicho da sociedade ou a exigência de ter estudado em uma determinada universidade.
O fit cultural avalia algumas características que podem ser críticas para o cargo em questão. Por exemplo, alinhamento e senso de inovação ou de empreendedorismo, candidatos avessos ao trabalho em equipe ou que não pretendem fazer carreira em uma empresa são alguns exemplos.
Também podem ser identificados traços de inteligência emocional com perguntas simples, do tipo: “como você lida com críticas ao seu trabalho”. Por mais que as pessoas possam mentir em processos de seleção, para darem a resposta que o recrutador procura, não é difícil identificar as pessoas que são transparentes em suas respostas e aquelas que não são.
Basicamente, o fit cultural tem o objetivo de encontrar profissionais que tenham “a cara da empresa”, mas não estamos falando de características físicas. Esse é um teste que avalia os comportamentos e as competências, para que elas estejam em acordo com os objetivos da organização.
Afinidade entre empresa e colaborador é algo indispensável e que não pode ser ignorado. Como dissemos, há profissionais de todos os perfis e comportamentos e aquele com boas habilidades técnicas pode não ter os comportamentos que a sua empresa procura.
Qualquer processo precisa de planejamento e estruturação e nos processos de contratação não é diferente. Não basta fazer qualquer pergunta e acreditar que isso avaliará o fit cultural do candidato. Antes mesmo de começar, é preciso definir o que a empresa precisa.
Vamos colocar esse teste em prática? Separamos os primeiros e principais passos para você implementar o fit cultural na sua empresa. Vamos lá?
Vagas diferentes, fits diferentes. Afinal, as características de um cargo de analista ou de gestão são diferentes de vagas operacionais ou de atendimento, por exemplo. Cada oportunidade em aberto precisa ser estruturada de maneira individual e conforme as suas especificidades.
Sendo assim, avalie cada vaga de maneira isolada, entenda o que o cargo precisa e quais as funções que serão exercidas. Esse é um processo que ajudará a construir uma oportunidade mais clara e definida, e isso ajuda na divulgação e identificação dos profissionais adequados.
Com o perfil da vaga bem-definido e completo, ficará mais fácil definir as características necessárias para a função. Por exemplo, o setor de vendas precisa de profissionais extrovertidos, com comunicação clara e boas habilidades de persuasão. Enquanto os de desenvolvimento e de TI precisam de pessoas mais analíticas e focadas.
Os valores de uma empresa são os princípios éticos que ele tem. São os comportamentos e fatores considerados para tomar decisões, contratar pessoas e fechar negócios. Desde o primeiro contato com a empresa, o candidato precisa identificar, com clareza, quais são esses valores.
Caso algum deles não esteja de acordo com algum ponto, em algum momento aparecerão comportamentos incompatíveis com o que a empresa é e deseja ser. Os valores do seu negócio podem estar na seção “Quem somos” do site e podem ser descritas nas suas redes sociais e até mesmo na divulgação da vaga, ou na descrição da sua empresa em plataformas de recrutamento e seleção.
Com a vaga definida e as características alinhadas à empresa, é o momento de construir as questões que serão levantadas aos candidatos.
Normalmente, as perguntas do fit cultural avaliam cinco aspectos dos candidatos, que são:
No entanto, não há uma regra ou perguntas fixas que precisa fazer, porque as questões podem variar conforme o fit cultural que você está buscando. Além disso, é fundamental deixar o candidato o mais à vontade possível, pois isso reduz o nervosismo e melhora a interação entre profissional e recrutador.
Uma dica, antes mesmo de fazer as perguntas é: saia do modelo tradicional de processo seletivo. Em vez de o candidato aguardar você em uma sala para já começar as fazer a entrevista, apresente a empresa, deixe que ele caminhe pelos espaços, mostre as salas e até mesmo os seus possíveis colegas de trabalho.
Feito isso, o candidato já estará mais tranquilo e à vontade e você poderá fazer as perguntas. Separamos alguns exemplos de questões que podem ser levantadas para avaliar o fit cultural. Acompanhe.
Essa é uma pergunta que revela a maneira como o candidato lida com problemas no ambiente de trabalho e até mesmo com críticas. Durante a resposta, você pode avaliar traços de competitividade ou de autoritarismo em lidar com situações conflituosas. Essa também é uma forma de identificar como o profissional lida com outras pessoas.
Para vagas de gestão, é importante avaliar se a personalidade do candidato é alinhada ao que a empresa precisa. Existem diferentes tipos de liderança, alguns exemplos são:
Essa pergunta é um recurso utilizado para você avaliar como o profissional lida com as frustrações e o que ele consegue tirar dessas situações. Em outras palavras, é uma maneira de ver como é a resiliência do candidato, sendo esse um aspecto essencial para lidar com adversidades e sair delas sem se afundar no problema.
Outros tipos de perguntas que podem ser feitas são:
Vale ressaltar que, conforme dissemos, esses são alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas no seu processo. Porém, essa não é uma receita de bolo. Para conduzir a sua entrevista de fit cultural de maneira eficiente, veja como o candidato se comporta, se ele está muito nervoso e tente contornar momentos em que ele se sinta desconfortável.
O fit cultural é um mecanismo para recrutar talentos que tenham o comportamento que a sua empresa precisa. Muitas vezes, os processos tradicionais focam muito nas capacidades técnicas, sendo que nem sempre isso é o suficiente para reter talentos. O fit é uma ferramenta que possibilita o sentimento de pertencimento dos colaboradores na empresa e, consequentemente, garante melhores resultados em todas as vertentes do negócio.
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