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Acompanhando a evolução das técnicas e dos métodos, as mudanças sociais e corporativas são evidentes. Na atualidade, as organizações precisam lidar com a entrada da geração millennials na disputa por postos de trabalho — e, ante a um comportamento totalmente diferente, é preciso empreender mudanças significativas na organização empresarial e na maneira como o setor de recursos humanos lida com tais profissionais.
Neste post, você entenderá um pouco mais sobre as características da geração millennials, e conhecerá as principais demandas de um público cada vez mais ativo e conectado. Dessa forma, você será capaz de avaliar (e, posteriormente, adequar) novas formas de corresponder às expectativas dos líderes do futuro. Preparado? Vamos lá!
De acordo com a Deloitte Global, os nascidos após 1982 compõem a geração millennials. Trata-se, em essência, de um grupo que compartilha fundamentalmente das mesmas características, mas que busca ser sempre diferente.
Levando em conta que os millennials serão as lideranças do futuro, tanto no setor privado quanto na iniciativa privada, não é equivocado afirmar que a compreensão de suas particularidades é necessária e deve ser feita o quanto antes. Para extrair o máximo de potencial deles, é preciso ter atenção ao perfil e às expectativas nutridas por eles ao começar em um emprego.
Entre as características mais marcantes dos millennials estão as preferências pelo o que é personalizável, a constante presença nos meios digitais, a busca contínua de um propósito de vida e a predileção por aquilo que ressalta uma vertente participativa.
Além disso, essa geração é amplamente movida por propósitos que deem um norte às suas vidas e suas atividades. Por isso, está sempre pronta a opinar em qualquer assunto — exigindo processos cada vez mais colaborativos, nos quais as suas ideias e sugestões sejam efetivamente ouvidas.
Ao lidar com essas particularidades tão contundentes e perante a presente chegada dos millennials no mercado de trabalho, o RH precisa entender as expectativas e tecer estratégias capazes de atender às expectativas desses profissionais e, com isso, reter os melhores talentos.
Veja abaixo as principais formas de tornar a organização mais aderente aos anseios da dos millennials.
Para manter o estímulo dos millennials, é importante que os objetivos e valores do negócio sejam bastante claros e coincidam com as metas e os propósitos próprios. Dessa forma, o engajamento é mais natural e tem muito mais chances de se perpetuar.
Empresas que adotam uma gestão participativa, envolvendo os colaboradores em suas decisões cotidianas e estratégicas, são as preferidas da geração millennials. Ao promover um ambiente de colaboração, as organizações certamente motivam os seus funcionários mais jovens.
Para a geração que antecedeu os millennials, a vida profissional e a vida pessoal tinham uma separação mais clara e era muito comum que uma pessoa passasse anos em um emprego que não lhe desse satisfação pessoal ou contrariasse os seus valores e sentimentos de propósito.
Com os millennials, isso não acontece, uma vez que essa separação entre pessoal e profissional é menos perceptível e, quase sempre, o sucesso em uma esfera da vida depende do alcance de realizações na outra dimensão. Isso envolve a crença nos valores e propósitos da atividade que está sendo desenvolvida no trabalho.
Por já estarem amplamente habituados às mais diversas ferramentas tecnológicas, os profissionais dessa geração creem e desejam que mais soluções do tipo sejam incorporadas à sua rotina de trabalho, para que ela se torne mais eficiente e menos maçante.
Por isso, empresas que querem atrair os millennials devem investir em ferramentas de automação, que reduzem a necessidade de ação humana em tarefas repetitivas, liberando essa mão de obra para questões estratégicas. Além disso, a utilização de tais sistemas reduzem a margem de erros, evitando retrabalhos.
A geração dos millennials busca por desafios e, por isso, deve ser constantemente preparada para enfrentá-los. Para manter os jovens profissionais interessados e dedicados às suas metas, investir em capacitação e desenvolvimento é uma excelente ideia!
Mais cedo ou mais tarde, os millenials terão que ocupar os postos de liderança nas organizações. E isso deve ser amplamente incentivado por partes das empresas, que precisam demonstrar confiança nas habilidades desses profissionais ao acreditar que isso os capacita a assumirem postos de liderança.
Para demonstrar essa confiança, as empresas podem dar aos millenials projetos cada vez maiores e mais complexos. Assim, é bem provável que o profissional dessa geração fará o máximo para responder a expectativa à altura e, com isso, ir galgando espaço até conquistar um cargo de liderança.
Millennials querem sempre ser reconhecidos pelo seu bom trabalho, o que não significa receber recompensas vazias de sentido. Em uma geração habituada às redes sociais, a validação e o reconhecimento pode vir de um simples “obrigado pelo excelente trabalho” ou um “você se saiu muito bem hoje”. Para eles, é importante saber que o trabalho está saindo conforme o esperado de acordo com as expectativas devido aos seus méritos.
Millennials precisam saber que o seu trabalho atual os conduzirá a algo maior no futuro. Por isso, a empresa deve reforçar que há um caminho a ser trilhado ali dentro, sempre com perspectivas animadoras para o que virá a seguir. Só não se esqueça de ser transparente quanto a essas promessas, para não gerar frustrações.
Uma empresa atrativa para os millenials não conta com estruturas engessadas e mantém um espaço aberto para ouvir e colher sugestões e ideias, que podem melhorar processos ou mesmo dar ideia para novos produtos e soluções.
Ser aberto a essas ideias faz com os profissionais dessa geração se sintam acolhidos e de que o seu trabalho e as suas habilidades são úteis. Para acolher esses insights, é essencial que a estrutura organizacional não imponha barreiras, como muitos níveis de hierarquia ou muitas etapas para aprovação de um novo projeto.
A geração millennials une pessoal e profissional e deseja que haja sinergia em ambas as esferas de sua vida. Para atender aos anseios desse perfil, mantendo-o engajado, é essencial que a empresa conte com uma boa gestão de benefícios, oferecendo ao profissional àquilo que ele realmente valoriza, como benefícios extras na linha de plano dental ou cartão combustível.
Você já teve alguma experiência com gestão de profissionais da geração millennials ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário no post!