A gestão de benefícios personalizada é um diferencial para qualquer empresa. Essas vantagens, concedidas aos funcionários, têm o poder de melhorar seus resultados e alavancar a produtividade da companhia, desde que administradas da forma certa.
Você, sua equipe e seu fornecedor devem manter isso em mente, de modo a encontrar as soluções mais adequadas. A seguir, explicaremos as vantagens de personalizar a gestão, assim como os pontos indispensáveis para uma boa parceria. Continue a leitura e saiba mais!
O fornecedor é um parceiro estratégico, cujas soluções devem potencializar os resultados de uma empresa. O seu trabalho tem grande impacto sobre a organização, afetando tanto o seu caixa quanto a satisfação interna. Assim, se não for bem escolhido, a companhia pode sofrer grandes prejuízos.
Quando os benefícios não agradam ou não são sustentáveis no orçamento, por exemplo, ocorre a perda frequente de talentos e a dificuldade de se manter estável. Por outro lado, se o pacote de benefícios é ideal para o seu time e não há problemas na distribuição, a empresa ganha em retenção, atração, economia, visibilidade e engajamento.
O fornecedor precisa ter um preço justo, mas há muito mais o que se levar em conta antes de contratar. Ele deve:
Um bom fornecedor é essencial para uma gestão de benefícios personalizada, que vai além do tradicional e realmente se destaca. Entenda melhor esse assunto a seguir!
Para alcançar os melhores resultados, a gestão não deve se limitar aos benefícios tradicionais e obrigatórios, pensando apenas em se igualar à concorrência ou cumprir com seu papel. É preciso levar em conta a identidade da sua empresa, os seus valores, o perfil dos funcionários e, claro, o mercado e as condições atuais. Assim, as vantagens oferecidas serão parte da sua marca, reforçando sua cultura e destacando seus diferenciais.
Os gestores devem estar atentos a análises externas e internas, acompanhando indicadores, realizando pesquisas e escolhendo parcerias, de modo a manter os profissionais satisfeitos da melhor forma para o negócio. Quando isso acontece na prática, há uma série de ganhos para a organização. Confira!
Se as particularidades da empresa influenciam na gestão de benefícios, eles servem como estratégias para os seus objetivos. Destacar a sua imagem no mercado, ter funcionários motivados e engajados e melhorar o clima organizacional são apenas alguns exemplos do que pode ser alcançado.
Assim, além de beneficiar os profissionais e gerar maior bem-estar, você impulsiona a companhia para crescer e ter um bom funcionamento no dia a dia.
A gestão personalizada não pensa apenas na identidade da sua marca, mas no perfil do seu público interno. Não adianta oferecer benefícios que não combinam com os funcionários, mesmo que eles estejam em alta em outros locais. Para gerar engajamento, satisfação e motivação, é preciso pensar nas necessidades, nos interesses e no estilo de vida dos colaboradores.
Com escolhas mais acertadas, você melhora a atração e a retenção de talentos. Os profissionais percebem que são valorizados e que não encontrarão as mesmas vantagens na concorrência, levando-os a vestir a camisa da empresa. Quando isso tudo é aliado a boas condições de trabalho, preocupação com o bem-estar e com a qualidade de vida, seu sucesso é ainda maior.
Se as vantagens são alinhadas ao seu público-alvo, elas têm boas consequências no dia a dia. Talvez os funcionários não apreciem ganhar entradas para shows ou para eventos culturais, por exemplo, mas realmente fariam bom uso de um plano de saúde ou de um vale combustível.
É preciso entender o que faz sentido para as pessoas ao seu redor, de modo que os benefícios sejam mesmo aproveitados, contribuindo inclusive para a vida pessoal. Se não se adequam às preferências dos profissionais, essas vantagens serão deixadas de lado e não terão o impacto desejado.
A gestão personalizada também deve avaliar os custos dos benefícios e sua viabilidade para a empresa. Não adianta oferecer uma vantagem que não poderá ser mantida ou que prejudicará o orçamento, sendo importante pensar a médio e longo prazo.
Lembre-se de que novos funcionários serão contratados e receberão os mesmos benefícios, de modo que os custos precisam ser rentáveis. O fornecedor deve ser de confiança e realizar um serviço de qualidade, sem gerar dores de cabeça ou deixá-lo desamparado. Com um olhar atento e cuidadoso, esses riscos são evitados e o lucro é otimizado.
A gestão personalizada ainda define o funcionamento de todo o processo, deixando claro como os benefícios serão usados e quando serão recebidos. Existem formas de acompanhar o seu uso e o nível de satisfação gerado, quando você opta por soluções tecnológicas. Se as vantagens são fornecidas por meio de cartões, por exemplo, é possível realizar toda a gestão por meio de um software, que também dá acesso às movimentações efetuadas.
Assim, em vez de negociar um pagamento em dinheiro, você pode disponibilizar créditos para alimentação, compras ou lazer, tornando o fornecimento mais seguro e direcionado. A tecnologia permite ainda acompanhar indicadores, que mostram o nível de engajamento com o que foi oferecido, mostrando se o benefício é realmente eficiente.
Agora você conhece as vantagens de uma gestão de benefícios personalizada! Para garantir tais resultados, lembre-se de escolher um fornecedor experiente, com amplos conhecimentos, soluções inovadoras e, claro, profunda dedicação ao seu negócio. Faça uma boa pesquisa, converse com outros clientes e conheça o suporte oferecido. Assim, encontrará a parceria ideal para você.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. A VB está à disposição para caminhar junto com sua empresa, então não deixe de entrar em contato para conhecer nossos serviços!