Empresas que desejam se destacar no mercado devem pensar em primeiro lugar em uma eficiente Gestão de Pessoas. Isso porque são os talentos os responsáveis por gerar os resultados pretendidos pelas organizações. Para tanto, é preciso conhecer a fundo o conceito da Gestão de Pessoas, suas potencialidades e pilares.
Pensando nisso, preparamos este artigo sobre otimizar a Gestão de Pessoas na sua empresa. Acompanhe!
Gestão de Pessoas é a área responsável por comandar todo o time de talentos em uma companhia, fazendo uso das técnicas de Recursos Humanos, com o objetivo de conciliar os objetivos dos funcionários com as metas da empresa.
É fundamental que os envolvidos na gestão estejam alinhados com os times de trabalho e as demais lideranças. Para isso, precisam fazer a identificação de perfis mais adaptados à cultura organizacional da corporação, a fim de aumentar o engajamento, a motivação e o desenvolvimento do time de trabalho.
Todas as ações de Gestão de Pessoas devem estar alinhadas com o planejamento estratégico da companhia. Nesse cenário, a gestão estratégica de pessoas envolve:
São as pessoas as responsáveis por buscar os resultados para a organização. Logo, é preciso desenvolvê-las e também criar o espírito de dono para que elas apresentem os resultados almejados.
Assim, ela também é a responsável por desenvolver e ramificar outros departamentos das empresas, a exemplo do setor de vendas, marketing, financeiro e produção.
Além disso, as pessoas quando são estimuladas tendem a identificar com mais naturalidade as oportunidades e também desenvolver um trabalho melhor. Nesse sentido, a Gestão de Pessoas atua para fazer o encontro das melhores práticas, abrangendo toda a organização em prol de um objetivo comum.
Diante do exposto até aqui, fica evidente que os resultados do negócio estão diretamente relacionados ao comprometimento, à capacitação e à entrega que as pessoas fazem para a organização. Assim, o capital humano é, na verdade o bem mais preciso de uma organização.
Logo, de nada adianta ter os melhores gestores e diversas tecnologias inteligentes ao dispor da companhia, se as equipes de colaboradores não estiverem alinhadas com os objetivos da corporação. Nesse sentido, uma Gestão de Pessoas eficiente tem o potencial de:
O alinhamento de todas essas ações assegura os resultados esperados pelas companhias.
O setor de Gestão de Pessoas surgiu da evolução das relações de trabalho entre empresa e empregado. Inicialmente chamado de Relações Industriais, evoluiu de forma rápida à medida que as demandas das pessoas que fazem parte da organização também aumentaram. Assim, o setor passou a se chamar Recursos Humanos.
Mas, como a mudança da cultura organizacional ganhou outros contornos devido, principalmente, à globalização, houve a necessidade de ir além de processos e tecnologias, e entrar na esfera dos conhecimentos psicológicos. Assim, a área passa a se chamar Gestão de Pessoas.
A área compreende vários pilares, como veremos a seguir. Acompanhe!
Ao conhecer a importância da Gestão de Pessoas, é possível perceber como é necessário fazer investimentos na valorização dos talentos que fazem parte da companhia.
Contudo, para uma gestão eficaz e precisa de pessoas na empresa, é preciso fazer o diagnóstico das necessidades dos funcionários e conhecer as peculiaridades da organização, a fim de tomar iniciativas para a evolução e o crescimento interno da corporação.
Para tanto, você precisa embasar o plano de ação nos pilares da Gestão de Pessoas, que tornam possíveis ações ainda mais estratégicas e eficazes. Entenda.
A motivação serve de base para os outros pilares que veremos adiante. Investir em ações que fomentem esse sentimento ajuda as pessoas a terem um melhor resultado. Isso acontece porque os profissionais, quando motivados, são mais proativos, produtivos, assimilam melhor o conhecimento transmitido e ainda são capazes de contribuir com um clima organizacional positivo.
É importante ressaltar que a motivação também é um estado emocional individual e está relacionada, em especial, ao engajamento. Logo, esse é o motivo desse conceito ter sido tão repercutido. Engajar os funcionários é uma necessidade eminente das corporações, para que elas possam produzir resultados satisfatórios e de alto desempenho.
As estratégias mais utilizadas para engajar as pessoas são:
Uma liderança eficiente é a base para um time de alta performance. Isso porque, ao serem direcionados por gestores com capacidade de resolução e bem treinados para as questões da empresa, eles são capazes de conduzir melhor as pessoas e, consequentemente, elas se sentirão mais motivadas e engajadas caso sejam lideradas por alguém que possa ser espelhado.
Nesse cenário, é dever do RH desenvolver os líderes de acordo com as necessidades da organização, de maneira que eles estejam preparados para ser referência para os seus subordinados.
Para isso, é preciso pensar na capacitação da liderança indo muito além das habilidades técnicas. É essencial valorizar de forma estratégica as chamadas soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais.
Entre elas, podemos destacar uma boa comunicação, empatia, relacionamento interpessoal eficiente e também uma visão humanizada acerca dos times de trabalho.
Uma boa comunicação é fundamental para que as pessoas possam alcançar os resultados esperados nas organizações. Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil, pois é preciso que a empresa valorize práticas de feedback constante, seja transparente e mantenha canais de comunicação na empresa.
Além disso, a liderança tem papel fundamental, e deve comunicar de forma segura e também transparente o que de mais importante acontece na empresa para os seus funcionários.
Assim, quando a corporação faz a promoção de práticas de comunicação inclusiva e transparente, os funcionários se sentem mais seguros para apresentar as suas ideias e fazer a diferença, colaborando de forma efetiva para alavancar o negócio.
É dever da área de gestão de pessoas trabalhar para diminuir ao máximo as barreiras de comunicação dentro da empresa e também reduzir os ruídos que envolvem a corporação em seus diversos ambientes.
Uma maneira de melhorar a comunicação é apostar em reuniões constantes e também em otimizar os recursos de comunicação interna da empresa.
O estabelecimento de metas individuais e o dia a dia corrido das organizações pode suscitar o espírito de competição na empresa, o que é péssimo para o negócio. Assim, criar estratégias para que as pessoas consigam dar o seu máximo potencial em equipe é fundamental.
Mesmo lidando com a realidade de equipes híbridas, processo que se intensificou com a pandemia, é possível investir em práticas de treinamento e desenvolvimento. Isso se faz necessário para manter o time atualizado sobre as questões envolvendo as necessidades da empresa, e também para o desenvolvimento de competências relacionadas às soft skills.
O treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores pode ser feito por meio de cursos online ou gamificação, que são bastante eficientes, com a vantagem de poderem ser ministrados de acordo com o tempo disponível do profissional.
As práticas de Gestão de Pessoas dentro das empresas apresentam várias funções, tendo início nos processo de Recrutamento e Seleção (R&S) e indo até o monitoramento e apoio às lideranças.
É muito importante fazer a distinção das especialidades que envolvem a Gestão de Pessoas. Isso porque os departamentos de uma organização, também conhecidos como subsistemas, precisam ser muito distintos, com o objetivo de os gestores e colaboradores saberem onde recorrer em suas necessidades cotidianas.
Veja a seguir quais são as principais atividades de gestão de pessoas. Confira!
Todos os colaboradores já tiveram contato com a área de Recrutamento e Seleção das empresas. Nele, os recrutadores são os responsáveis por conduzir as avaliações dos currículos.
O processo de recrutamento e seleção depende, de forma essencial, da função a ser preenchida, que considera, além de outros fatores, questões como formação, idiomas, conhecimento específico, além de habilidades comportamentais para o correto exercício da função.
É possível contar com o apoio da tecnologia no recrutamento e seleção das empresas, além de terceirizar parte do serviço. Nesse cenário, ao implantar ações para garantir processos seletivos mais eficientes, é possível almejar que a empresa obtenha resultados melhores a médio e longo prazo.
Nesse sentido, a importância do setor de R&S se relaciona de forma direta com os objetivos que a corporação deseja conquistar, já que, apenas com o time de trabalho alinhado, é possível alcançar as metas da companhia, o que envolve o aumento da produtividade.
O DP é o responsável pelas questões burocráticas que envolvem os talentos de uma companhia, da contratação até o desligamento. O setor ainda é o intermediário entre empresas, funcionários e órgãos públicos, responsável por comprovar e garantir que a corporação segue as regras e normas previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
São exemplos dessa intermediação a abertura da comunicação de acidente de trabalho (CAT), as fichas de controle de exames periódicos, entre outros.
A área de Treinamento e Desenvolvimento exerce uma função fundamental na gestão de pessoas, pois ela é a responsável por conferir importantes diferenciais competitivos para a empresa.
Sua atuação é fundamental porque, por mais eficientes que sejam as contratações realizadas pela equipe de R&S, é preciso garantir que os contratados continuarão atualizados em seus segmentos de atuação.
Outro ponto relevante a ser destacado é que as empresas possuem suas especificidades, e isso deve ser considerado ao criar iniciativas de Treinamento e Desenvolvimento. Outra questão é que os avanços tecnológicos são constantes, e é preciso garantir o conhecimento atualizado dos colaboradores.
Além disso, quando a empresa oferece ações de T&D, isso contribui para a motivação do pessoal, fazendo com que eles fiquem mais engajados nos objetivos organizacionais. Os profissionais responsáveis pela área de T&D devem basear as suas ações em um mapeamento das necessidades e as competências dos colaboradores.
É importante que você saiba que o investimento em T&D tem resultados a médio e longo prazo. Logo, é importante acompanhar e promover a melhoria contínua dos processos. Com isso, é possível estabelecer métricas para fazer a avaliação da evolução dos profissionais de forma constante.
O salário continua sendo um dos principais motivadores para as atividades laborais, além dos benefícios. Assim, em corporações de médio e grande porte, é fundamental contar com uma equipe para direcionar de forma especifica a análise do cargo, fazendo a adequação dos salários às funções.
Vale lembrar que pessoas que exercem as mesmas tarefas, com cargos semelhantes, podem gerar passivo trabalhista. Isso ocorre quando o funcionário faz a requisição da equiparação salarial.
O monitoramento e diagnóstico dessas situações devem ser feitos pela equipe de cargos e salários. Esses profissionais também devem fazer pesquisas de mercado e comparar as remunerações praticadas na companhia.
Essas iniciativas devem acontecer para uma melhor retenção de talentos, o que é fundamental para diminuir a rotatividade na empresa, diminuindo ainda as chances de perder excelentes profissionais para a concorrência.
Os benefícios são considerados pelas novas gerações de trabalhadores tão importantes quanto o salário, pois podem proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar, a exemplo dos vales-refeição e alimentação
Os profissionais atuantes na área de benefícios das corporações têm a missão de identificar e buscar os melhores atrativos, alinhados com o perfil da corporação e dos próprios funcionários. Vale lembrar que, uma vez incorporados, eles não podem mais ser suspensos.
As empresas que investem em uma Gestão de Pessoas eficiente recebem uma série de vantagens, que conferem importantes diferenciais competitivos. Veja a seguir!
Pessoas mais motivadas e engajadas, além de bem-treinadas, tendem a ser mais gratas á organização para a qual trabalham. Como consequência, elas produzem mais e também com mais qualidade, já que o número de erros operacionais tende a diminuir.
Além disso, ao escutar as necessidades dos colaboradores e fazer os alinhamentos necessários, fica mais fácil fazer a identificação dos gargalos no setor logístico, possibilitando a identificação de melhorias e a otimização dos processos.
Com uma equipe bem treinada, fica mais fácil reduzir as chances de erros e prever novas demandas, o que possibilita que as empresas conquistem importantes diferenciais competitivos.
Quando a companhia segue os pilares da Gestão de Pessoas, valorizando as pessoas que fazem parte da organização, ela concede importantes diferenciais para a permanência do funcionário na organização, o que ajuda a elevar a produtividade e os resultados da empresa como um todo.
Para que as ações de Gestão de Pessoas sejam realmente efetivas, é preciso mensurar as ações do setor e estabelecer indicadores. Veja as principais a seguir!
Identificar os colaboradores que mais se destacam, e também aqueles que precisam de maior atenção, é a função da avaliação de desempenho, que pode ser mensurada com a utilização de indicadores como custos, qualidade e tempo. Essa métrica é fundamental para identificar quem precisa de acompanhamento ou está em processo de desenvolvimento.
O indicador turnover na Gestão de Pessoas revela o índice de rotatividade dos profissionais de uma empresa. O melhor jeito de combatê-lo é investir em processos eficientes e R&S e também em T&D. Companhias que possuem taxas de turnover acima de 5% precisam de atenção, pois o indicador revela que algo está errado.
A ausência do posto de trabalho vs. total de horas trabalhadas é o que a taxa de absenteísmo evidencia. Corporações que alimentam um alto grau de absenteísmo devem investigar as suas causas, que geralmente estão atreladas a uma liderança pouco eficiente, clima organizacional ruim ou até mesmo falhas nos processos.
O clima organizacional revela importantes dados para o setor de gestão de pessoas, pois evidencia os seus pontos fracos. O clima organizacional pode ser feito com a aplicação de uma pesquisa junto aos funcionários. Entre as questões que podem ser abordadas estão:
O setor de Gestão de Pessoas deve passar, de tempos em tempos, por uma vistoria, com o objetivo de adequar processos e eliminar falhas. No entanto, isso encontra alguns empecilhos, já que o volume de trabalho é grande.
Contudo, é necessário estar atento e estabelecer um planejamento para cada etapa. Veja quais são os principais desafios e como eles podem ser resolvidos a seguir!
Os ruídos na comunicação e dados desencontrados, ou mesmo a falta deles, recorrentemente podem interferir de forma negativa no clima organizacional. Logo, é fundamental que o setor de Gestão de Pessoas mantenha a comunicação como uma aliada dentro das companhias.
Para tanto, é fundamental fazer uso dos canais de comunicação para manter os funcionários informados acerca de tudo o que de mais importante acontece na companhia.
Além disso, é preciso incentivar que os gestores façam reuniões constantes e mantenham uma política de feedbacks ativa entre seus funcionários. Todas as ações de comunicação na empresa colaboram, inclusive, para a manutenção de um bom clima organizacional.
Quando a empresa não planeja as suas ações, fica muito mais difícil alcançar os resultados almejados. Logo, para que os investimentos no departamento de Gestão de Pessoas sejam realmente efetivos, é fundamental fazer um planejamento consistente envolvendo todas as etapas e também o envolvimento dos líderes das outras áreas.
Assim, torna-se mais fácil alinhar os objetivos comuns da companhia em prol do alcance dos resultados esperados. Também é fundamental fazer o estabelecimento de métricas de acompanhamento, com o objetivo de manter os processos em contínuo melhoramento.
Quando as atividades de R&S são mal estruturadas, isso coloca em risco a produtividade da empresa, além de outras consequências, como desligamentos precoces e aumento da taxa de turnover.
Assim, para evitar essa situação, é preciso ter eficientes descritivos de cargos e também fazer com que a equipe de R&S tenha tempo hábil para localizar os melhores talentos do mercado.
A adoção de sistemas de recrutamento e seleção, além da construção de uma marca empregadora forte, podem ser importantes para a obtenção de melhores resultados.
Os benefícios corporativos têm a importante função de motivar os colaboradores, conferindo mais qualidade de vida e bem-estar. Além disso, eles já são mais valorizados pela nova geração de colaboradores do que o próprio salário. Nesse sentido, manter um setor de benefícios atrelado à Gestão de Pessoas é fundamental para manter uma marca empregadora forte capaz de atrair os melhores talentos do mercado.
Os principais benefícios corporativos são:
Diante do que vimos ao longo desta leitura, fica evidente que o setor de Gestão de Pessoas é altamente estratégico para o desenvolvimento da organização, à medida que coloca as pessoas como foco das ações propostas. Para que os resultados sejam efetivos, é preciso que as estratégias sejam acompanhadas e analisadas, e nesse sentido, o estabelecimento de indicadores pode ajudar.
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