A qualificação de um time é cada vez mais relevante para as empresas, pois é um grande diferencial competitivo. Grande parte das competências dos colaboradores têm relação direta com seu histórico pessoal e profissional e à sua essência psicológica — essas condições são denominadas habilidades soft skills.
Se você acha que essas aptidões individuais são menos importantes que formação e preparo tecnológico, saiba que atualmente elas se equiparam à classificação de um bom funcionário. Não tem como estruturar uma equipe de alto desempenho sem saber como trabalhar e desenvolver essas habilidades no seu capital humano.
Pensando nisso, reunimos dicas e informações para você identificar e aplicar soft skills no seu time. Confira.
Soft skills são atitudes comportamentais que colaboradores precisam ter para obter sucesso no ambiente laboral. É ter know-how para lidar com as demandas de trabalho e as relações interpessoais de forma simultânea.
Cada cargo e função exige competências específicas dos funcionários — tanto em relação ao conhecimento adquirido quanto sobre aptidões comportamentais. Entretanto, algumas habilidades são indispensáveis para lidar com o cenário atual, que está passando por transformações sociais e tecnológicas constantes. Entre as mais relevantes, estão:
Outros fatores são relevantes em situações específicas, ou seja, cada competência tem o seu peso. Por isso, cabe ao RH considerar o que é mais relevante e viável para o desenvolvimento do time.
Um funcionário não é feito somente de domínio técnico e conhecimentos formais. Sua atuação na rotina empresarial também necessita de habilidades comportamentais e sociais, por isso as softs kills são importantes. Ao considerar essa demanda, é possível atingir resultados competitivos e estratégicos com mais facilidade. Quando a equipe tem habilidade para lidar com desafios operacionais e interpessoais, há maior integração e performance organizacional.
Essas competências devem ser detectadas pelo RH, especialmente no processo de recrutamento e seleção, pois favorece a escolha dos melhores profissionais para cada função disponível. Conheça os melhores métodos para identificar as soft skills na equipe.
A metodologia mede quatro comportamentos profissionais distintos:
Com a aplicação dessa técnica de gestão de pessoas, é possível detectar o perfil dominante do colaborador ou candidato, assim como suas dificuldades e fraquezas. A DISC é fundamental para ter uma visão ampla sobre o funcionário.
Durante a entrevista de recrutamento ou análise do time, há uma oportunidade de saber se o entrevistado apresenta as qualidades necessárias. Para isso, elabore um questionário completo e detalhado, que contenha situações vivenciadas ou simulações que necessitam de habilidades comportamentais. Após obter as respostas, é possível identificar o perfil do profissional.
Sim! As soft skills podem ser desenvolvidas no seu time. Saiba como.
Para elaborar um bom plano de desenvolvimento, vale compreender quais são as deficiências e necessidades em relação às soft skills. Para isso, o RH deve levantar o que a equipe sente falta, quais são as demandas operacionais e o qual o nível de habilidade atual. Assim, fica mais fácil elaborar um plano eficiente para cada colaborador.
Embora pareça impossível ensinar coletividade, empatia ou inteligência emocional como qualquer aprendizagem técnica, há como promover treinamentos nesse sentido. A realização de dinâmicas de grupo, palestras, workshops ou mesmo cursos pensados para o desenvolvimento dessas habilidades é bastante válida, pois aumenta as chances de a equipe obter resultados melhores. Tudo isso contribui para engajar os envolvidos e elevar a retenção de talentos.
As habilidades soft skills são extremamente importantes para o sucesso interpessoal, operacional e mercadológico de uma empresa. Por isso, invista suas ações de RH no seu time desde o processo de recrutamento para contar com funcionários que saibam lidar com diversas demandas de forma estratégica.