Gestão de Benefícios

Dia Internacional das Mulheres: 8 ideias para aplicar na organização!

Escrito por VB | 3/3/2021

Em 8 de março de 1917, uma leva de trabalhadoras saiu às ruas da União Soviética para protestar, dando sequência a uma série de manifestações que vinham acontecendo. Elas tinham como alvo a fome que assolava o país e os desdobramentos da Primeira Guerra Mundial. Anos depois, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu que nessa data seria comemorado o Dia Internacional das Mulheres.

Trata-se de uma homenagem a todas as mulheres que, em diversos momentos, foram decisivas para que as transformações sociais pelo mundo ocorressem. A ocasião é uma ótima oportunidade para a sua empresa promover ações que sejam realmente relevantes para elas.

Foi pensando nisso que elaboramos este post com 6 ideias para 8 de março. Você vai encontrar as melhores formas de comemorar a data em sua organização (e também as piores). Continue com a leitura e fique por dentro do assunto.

1. Palestras motivacionais

Organize palestras como “TED Talks” e convide influenciadores que tenham tópicos que se alinham à cultura e aos valores da sua organização. Informe como a diversidade e a inclusão podem ser integradas em todos os níveis e até mesmo na preparação dos novos colaboradores.

Isso ajuda a comemorar as conquistas femininas e promove a educação na sua organização sobre as melhores práticas e expedientes para a construção de uma liderança inclusiva como norma e não como expectativa futura.

2. Campanhas nas redes sociais

Um bom acontecimento é uma campanha de fotografia para enfatizar as funcionárias de seu escritório. Tire fotos criativas e mostre as funções que cada uma desempenha. Depois, compartilhe em seus perfis de mídias sociais para destacar seu negócio como um lugar amigável para mulheres.

Os treinamentos também são uma ótima ocasião para a criação de conteúdos para as redes sociais. Equipes do RH e do marketing podem trabalhar na formação de kits de ferramentas para serem baixados e disponibilizados para toda a equipe.

O provimento desses recursos ajuda na demonstração do compromisso que a organização tem com a igualdade de gênero e, ao mesmo tempo, dá aos funcionários os meios para seu próprio crescimento pessoal e profissional.

3. Ações voluntárias

Mais uma boa ideia para 8 de março é ajudar suas equipes a se relacionarem fora do ambiente empresarial e simultaneamente a apoiarem a comunidade. Essa data é uma grande oportunidade para criar uma campanha de arrecadação de fundos.

O que for recebido pode ser doado a abrigos que acolhem mulheres que, com coragem, saíram da rotina de violência e discriminação. Muitas vezes, a iniciativa auxilia também a criar mais consciência para as causas das mulheres do que simplesmente ficar na celebração.

4. Sessão de cinema

Em março deste ano, por que não exaltar as mulheres com uma exibição de filme relevante? Reúna suas funcionárias e assista a um filme incrível de uma diretora ou com um elenco feminino. A seguir, alguns exemplos de ótimas obras da sétima arte.

As sufragistas

Conta a história de uma das maiores campanhas do movimento pelos direitos civis orquestrados pelas mulheres do Reino Unido e dos Estados Unidos. Em 1912, num mundo totalmente machista, a luta era para contestar as violências sofridas por elas, garantir o direito ao voto nas eleições políticas, a igualdade sobre os filhos, sobre o casamento e educação.

Visto que estavam cansadas de tanto protestar e não serem ouvidas pelos políticos que atuavam no país, as mulheres fazem um ato de desobediência civil e, por isso, foram brutalmente reprimidas pela polícia. O filme é um olhar revelador sobre os movimentos sociais mais importantes.

O extraordinário

Conta a história de um garoto de 10 anos com uma deformidade no rosto e começa a frequentar uma escola depois de iniciar a alfabetização em casa. O início não foi nada fácil para o garoto, sendo discriminado por causa de sua aparência e é alvo frequente de humilhações e bullying na escola. Mas, o garoto é muito inteligente, após algumas dificuldades ele é aceito pelos colegas.

Soul

O filme é uma animação que mostra como podemos encontrar a felicidade, independente de qualquer coisa. São abordadas muitas questões existenciais e que trazem reflexões dos personagens sem que se faça uma leitura moral mas, sim, da consciência do indivíduo que precisa se encontrar e dá um sentido à própria vida.

Minha mãe é uma peça

Uma comédia que te prende desde o início. É a história de uma mãe separada do marido e que cuida de seus dois filhos, um menino e uma menina. A mãe (Dona Hermínia) é uma peça mesmo. Não há como não se identificar com ela.

5. Roda de conversa

É habitual que ambientes corporativos sejam comandados por homens. Pensando nisso, estimule o debate com a presença das mulheres. Assim, há uma quebra de padrão, mostrando como é importante ouvi-las.

Diante disso, se a sociedade é um espaço majoritariamente masculino, estabeleça horários e momentos em que as mulheres possam abordar assuntos importantes sobre a instituição. Ouvir e coletar a opinião delas é fundamental.

6. Sala de leitura

Festejar o Dia Internacional das Mulheres não precisa envolver grandes cifras; você pode fazer isso dando o seu toque pessoal, como uma roda de leitura. Dê preferência às escritoras e às leituras que encorajem e incentivem. Além disso, comente os trechos que considerar mais interessantes.

Que tal uma campanha para arrecadar livros e distribuir para as mulheres da comunidade? Por que não incentivar suas colaboradoras a escreverem um livro? Esses objetos são uma fonte de inspiração e de aprendizagem que estão aí ao seu alcance.

Bônus: atente-se aos presentes que não representam as mulheres

Muitos empresários acreditam que entregar flores e vales como ideias para 8 de março seja o suficiente para representar o Dia Internacional da Mulher. Entretanto, as ações vazias não servem para nada, por isso é melhor evitá-las. A seguir, alguns exemplos que você não deve repetir nos próximos anos:

  • presentear as mulheres com vales de serviços de massagem, SPA, cabeleireiro e outros;
  • reprimir o papel das suas colaboradoras;
  • presentear com rosas vermelhas;
  • não criar iniciativas que passem uma imagem distorcida.

As boas ideias para 8 de março podem transformar o reconhecimento das mulheres em fortalecimento e empoderamento das suas colaboradoras. Portanto, promover ações é uma maneira de encorajar a diversidade dentro da empresa e valorizar a luta feminina.

Gostou deste artigo? Então, continue em nosso blog e confira outro texto sobre o Dia Internacional da Mulher e a relação delas com o RH.