Gestão de Benefícios

A importância da reputação empresarial - Blog Sem Parar Empresas - Benefícios

Escrito por VB | 22/7/2016

Com o aumento da concorrência, ganhar destaque no mercado não têm sido uma tarefa fácil. Oferecer produtos e serviços de qualidade não bastam para garantir a estabilidade e destaque no mercado, além disso, também é necessária uma reputação empresarial positiva.

A reputação de uma empresa é a maneira pela qual ela é percebida pelo mercado. É um reflexo das experiências pessoais dos clientes, das atitudes empresariais no que diz respeito as ações e práticas organizacionais e à opinião de terceiros que possam exercer algum tipo de influência em potenciais públicos de interesse.

Uma das maneiras mais eficazes para fortalecer a reputação empresarial são as premiações que o mercado concede por meio de pesquisas que medem a satisfação do cliente, a qualidade dos produtos e serviços, e o seu relacionamento. Ou seja, premiações são certificados que atestam a qualidade e o prestígio da organização perante os públicos estratégicos.

Veja neste artigo algumas situações que refletem a importância dos prêmios e certificações para uma empresa.

Recrutamento e seleção

Em um processo de recrutamento e seleção, conhecer a empresa e identificar-se com a cultura é imprescindível. As empresas reconhecidas pela sua atuação acabam se destacando e se tornam mais atrativas para os candidatos, fazendo com que o processo seletivo seja mais produtivo.

Clima organizacional

Receber um prêmio estimula o engajamento dos colaboradores, aumenta a retenção de talentos e estimula a melhora das práticas organizacionais. O reconhecimento pelo trabalho realizado faz com que os colaboradores se sintam reconhecidos e busquem o aperfeiçoamento de suas ações.

Novos negócios

Ao adquirir um novo produto ou serviço é comum procurar pelas referências. Neste momento, muitas empresas são descartadas devido à má reputação e reclamações que possuem no mercado. Por isso, as referências são diferenciais e, muitas vezes, influenciam a decisão de compra e criam oportunidade de novos negócios.

E isso não vale só para o consumidor final. No mercado B2B (empresas que vendem para outras empresas, do inglês Business to Business) as empresas que buscam fornecedores também estão atentas à sua reputação antes de contratá-las.

Para se ter uma ideia, especificamente no segmento de Gestão de Pessoas, área onde a VB atua, existem dois importantes prêmios que o mercado reconhece: Prêmio Fornecedores de Confiança, da Revista Melhor, e o Prêmio Melhores Fornecedores de RH, da Revista Gestão e RH.

O Prêmio Fornecedores de Confiança analisa o comprometimento com os prazos, agilidade e melhoria dos serviços prestados pelas empresas fornecedoras para RH.

O Prêmio Melhores Fornecedores de RH tem como objetivo valorizar e avaliar as práticas de empresas de benefícios, tecnologia para RH, talentos e gestão de negócio.

Relacionamento com clientes

Muitas empresas, após terem conquistado o cliente não realizam ações para estabelecer um relacionamento duradouro, essa falha gera insatisfação e consequentemente a possível perda do cliente.

Ter um bom relacionamento, atender as dúvidas e solicitações, ser proativo e buscar as melhores soluções garantem a fidelização e uma boa imagem para a empresa.

Neste sentido, a revista Consumidor Moderno promove anualmente a maior premiação da área de gestão de relacionamento: o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Esse prêmio é um completo estudo de avaliação da qualidade do atendimento ao cliente e são premiadas as empresas que possuem a melhor estratégia de relacionamento.

A VB, neste ano, conquistou pelo 5º ano consecutivo o prêmio “Melhores Fornecedores de RH”, pelo 3º ano o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e pela primeira vez o prêmio Fornecedores de Confiança.

Esses prêmios são o resultado da qualidade dos produtos e serviços oferecidos e que fazem com que a VB seja uma das melhores empresas em gestão de benefícios, refletindo a sua reputação empresarial e o comprometimento com os clientes.

Viu como as premiações podem auxiliar no fortalecimento da reputação empresarial? A sua empresa já recebeu algum prêmio? Qual? Deixe sua resposta nos comentários!