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Inbound Recruiting: como funciona e quais as suas etapas?

Escrito por VB | 13/9/2022

Parte do sucesso de qualquer empresa depende dos talentos que ela consegue atrair e reter. Seja para prestar um bom atendimento, seja com o intuito de melhorar a qualidade do serviço oferecido ou, ainda, a fim de criar produtos mais alinhados ao público, é importante contar com uma boa equipe. Por isso, o Inbound Recruiting pode ser uma excelente alternativa para alavancar o desempenho da sua corporação.

Ao implementar essa metodologia, você consegue otimizar o processo de contratação, reduzir custos e selecionar os candidatos que apresentam um bom perfil para as vagas disponíveis. Se você quer saber como implementar esse processo em sua corporação, continue a leitura e confira nosso passo a passo!

O que é Inbound Recruiting?

Ter boas estratégias a fim de atrair talentos em sua empresa é fundamental. Assim, é importante traçar ações para que pessoas com alto potencial escolham seu negócio na intenção de desenvolver carreira e, consequentemente, auxiliem na construção de uma organização de destaque no mercado.

Nesse sentido, o Inbound Recruiting pode ajudar. Essa metodologia tem como objetivo atrair candidatos talentosos para fazer parte de sua empresa. Com as boas estratégias desse método, você se diferencia da concorrência e faz com que os colaboradores com grande potencial encontrem seu negócio.

Quais são as diferenças entre Inbound e Outbound Recruiting?

Entender as diferenças entre esses dois conceitos é um passo importante para melhorar os processos seletivos. Enquanto pelo Inbound Recruiting o objetivo é chamar a atenção dos candidatos, fazendo com que eles procurem a empresa, no Outbound são usados os métodos tradicionais de seleção, ou seja, o negócio vai em busca dos candidatos.

Portanto, se você quer destacar a organização para potenciais talentos que possam fazer a diferença e que queiram construir carreira, vale a pena usar a Inbound Recruiting.

Quais são as etapas do processo de Inbound Recruiting?

Quer aplicar o Inbound Recruiting em sua empresa? Então, vale a pena conhecer as etapas necessárias ao objetivo de colocar essa metodologia em prática. Na intenção de ajudá-lo com essa tarefa, separamos as cinco fases que fazem desse processo. Continue a leitura e confira mais abaixo!

Atração de talentos

O primeiro passo a fim de realizar a implementação do processo de Inbound Recruiting na empresa é atrair os candidatos. Por meio dessa fase, você vai criar um contato inicial com eles. Para isso, é importante criar conteúdos que possam gerar interesse nos talentos.

Nesse sentido, entenda qual é a linguagem apropriada que deve ser usada, use as redes sociais a fim de despertar interesse e foque em materiais que demonstrem os diferenciais de trabalhar na empresa. Por exemplo, pode-se usar depoimentos de colaboradores para demonstrar a qualidade do ambiente organizacional.

Conversão dos talentos em possíveis candidatos

Com os talentos atraídos, o próximo passo é fazer a conversão deles. Ou seja, muitas das pessoas ficarão provavelmente interessadas no que viram sobre o cotidiano do negócio e, com isso, entrarão em contato.

Isso pode acontecer por meio do consumo constante dos conteúdos disponibilizados, da interação com o perfil da empresa ou por meio de uma candidatura à vaga de emprego divulgada.

Assim, é necessário captar os dados dessas pessoas e entender melhor o perfil que elas têm. Desse modo, você consegue fidelizar esse indivíduo e, caso abra alguma vaga na qual ele se encaixe, já estará um passo à frente para concluir o processo seletivo.

Nutrição dos candidatos

Com as informações já captadas, é possível entender quais são os interesses, as aptidões e as competências técnicas dos profissionais. Assim, é hora de começar a etapa de nutrição. Nela, as pessoas com um determinado perfil devem receber novos conteúdos, conhecer as novidades e ter acesso às vagas que abrem.

Além disso, vale oferecer conteúdos que sejam relacionados às aptidões dos talentos para construir autoridade e chamar ainda mais a atenção deles. Desse modo, os indivíduos entendem que a empresa é um excelente lugar para alavancar a carreira.

Processo de contratação

Aqui, você já identificou quais são os candidatos que têm perfil adequado para cada vaga e sabe quais deles têm interesse em fazer parte da equipe. Assim, é hora de partir para o fechamento da contratação.

Ou seja, a partir dos candidatos que demonstraram interesse, você faz a seleção do que melhor preenche a vaga. Nesse sentido, na intenção de ter ainda mais efetividade, vale a pena orientar os potenciais colaboradores sobre as etapas do processo seletivo.

Além disso, informe aos candidatos que, caso não sejam selecionados, não precisam desanimar, pois a empresa pode abrir outras vagas que façam sentido para eles. Deixe claro que, caso isso aconteça, eles receberão informações para participar do processo de seleção.

Engajamento na empresa

Ao otimizar o processo de seleção, é possível encontrar pessoas com um perfil alinhado com os objetivos da empresa. Isso significa que há aumento no engajamento dos colaboradores com os projetos e as metas estabelecidas.

Além disso, com uma equipe repleta de talentos, o fluxo de trabalho segue de maneira harmoniosa e faz com que o clima organizacional seja agradável. Todos esses fatores afetam diretamente a satisfação de cada colaborador e o seu grau de comprometimento.

Quais são as vantagens dessa metodologia?

O Inbound Recruiting apresenta diversos benefícios para as etapas de recrutamento e seleção de candidatos. Por meio dele, é possível atrair pessoas que se enquadram na cultura organizacional da empresa, melhorar o engajamento entre os membros e aumentar a produtividade de cada colaborador.

No longo prazo, isso leva a um relacionamento duradouro com a equipe, aumenta a retenção de talentos e reduz a taxa de rotatividade do seu time. Cada um desses benefícios representa ganho de expertise para o grupo e redução de custos com o treinamento de novos colaboradores.

Viu como o Inbound Recruiting é importante para o desenvolvimento do seu negócio? Ao implementar esse tipo de melhoria, você consegue trazer mudanças de curto e longo prazo para a corporação. Isso aumenta sua competitividade e faz com que a imagem da empresa no mercado seja cada vez mais positiva, não apenas com seus clientes, mas também com toda a equipe de trabalho.

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