A integração de novos funcionários, também chamada de onboarding, é fundamental para o sucesso do contratado, na medida em que apresenta a ele os objetivos do negócio, a cultura organizacional e uma série de outras questões práticas para facilitar o dia a dia desse colaborador no novo ambiente laboral.
Portanto, quando essa importante etapa é ignorada, uma série de prejuízos pode ocorrer para a empresa e para o próprio funcionário, como desmotivação e mais tempo para se adaptar à nova função e à equipe. Isso pode levar ao seu desligamento precoce, aumentando as taxas de rotatividade.
Ao longo desta leitura, explicamos para você como fazer uma boa integração de novos funcionários. Acompanhe!
A integração dos novos funcionários consiste em oferecer treinamentos iniciais ao novo colaborador, nos quais são transmitidos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos esperados. Assim, o profissional pode executar a sua função com eficiência.
É nesse momento que ele recebe diversas informações, como segmento de mercado, principais clientes, missão, visão, valores, objetivos do negócio, cultura organizacional, diretrizes sobre o setor em que vai atuar e uma série de outros dados fundamentais para o sucesso no novo cargo. A organização desses treinamentos é responsabilidade do setor de Recursos Humanos da empresa.
Basicamente, um bom processo de onbording garante que o novo funcionário se integre mais rapidamente à equipe e às suas funções. Com isso, ele estará apto a colaborar de forma mais rápida com o desenvolvimento da empresa, trazendo resultados logo nos primeiros meses de trabalho.
Além disso, as chances de o contratado se adaptar à cultura organizacional e às especificidades do negócio são maiores, reduzindo as taxas de turnover. Assim, essa iniciativa faz parte de um RH ágil e preocupado com o bem-estar das pessoas.
Agora que você já sabe o que é onboarding de colaboradores e a sua importância para as companhias, veja como preparar um processo de integração de novos colaboradores de forma eficiente!
O onboarding começa no processo de recrutamento e seleção. Ao fazer o descritivo do cargo para a divulgação da vaga, anexe também um breve descritivo da empresa, com o mercado de atuação, o número de unidades e funcionários, os objetivos do negócio, entre outras informações que julgar relevantes.
À medida que o candidato for avançando no processo seletivo, ofereça mais informações a respeito do cargo e da empresa. Assim, quando o candidato for contratado, já terá um panorama de onde vai trabalhar e mais dados para decidir se a empresa atenderá a todas as suas expectativas.
Envie um e-mail ao gerente da área responsável pelo cargo e informe sobre a efetivação do funcionário. Peça a ele que replique a informação entre os seus subordinados.
Informe o nome e o perfil do contratado, a função que ele vai desempenhar e quando iniciará as atividades. Dessa forma, toda a equipe pode se preparar para recebê-lo e oferecer o suporte necessário.
É importante montar um material expositivo que sintetize as principais informações do negócio, suas particularidades, sua missão, sua visão e seus valores.
A depender do tamanho da empresa e da complexidade dos processos, vale a pena convidar representantes dos setores para fazer uma breve exposição das atividades de cada área.
Assim, o novo colaborador terá uma visão mais ampla do negócio e conseguirá visualizar melhor sua contribuição para a companhia.
Após essa exposição inicial, vale a pena fazer um tour guiado pela organização, apresentando o novo colega aos demais colaboradores.
Além de ajudar o novo profissional a se localizar nas instalações da companhia, as outras pessoas também saberão quem ele é e poderão ajudá-lo, caso seja necessário.
É importante apresentar ao novo colaborador as diretrizes da empresa, reforçando os valores organizacionais e o comportamento que a corporação espera dele.
Dessa forma, o RH das empresas forma os novos funcionários de acordo com os moldes pretendidos pela companhia, colaborando para que a cultura organizacional seja positiva.
No treinamento inicial, o colaborador terá acesso às principais informações da empresa, mas é importante que ele disponha de um material para consulta, com o código de conduta da companhia e outras informações relevantes que possam ser consultadas em um segundo momento.
Isso porque o colaborador estará submetido a muitas informações em um curto espaço de tempo. Poder voltar a esses conteúdos o ajudará a fixar o conhecimento e a tirar possíveis dúvidas.
Conhecer a personalidade do profissional contratado o ajudará a estabelecer a conduta mais adequada para cada tipo de perfil. Existem pessoas mais retraídas, que gostam um diálogo mais sério. Mas temos também aqueles indivíduos brincalhões, que preferem uma comunicação mais descontraída.
Ao identificar a personalidade do profissional, você pode estabelecer uma comunicação mais eficiente e deixar o contratado à vontade no novo ambiente laboral, elevando as chances de sucesso da adaptação.
Questões práticas, como mesa de trabalho, cadeira, material de escritório, computador e senhas de acesso, devem ser alinhadas com a gerência ou supervisão do cargo.
Esses cuidados revelam que o colaborador é esperado, o que aumenta o grau de motivação dele. Deixar um pequeno brinde de boas-vindas com a logomarca da empresa também contribui para o engajamento e a sensação de bem-estar dos colaboradores, aumentando as chances de o contratado se sentir à vontade na nova posição.
Ao fim do treinamento e do tour pela empresa, é importante que o responsável pela integração deixe o colaborador aos cuidados do gerente ou supervisor da área.
Ele será o responsável por apresentá-lo à equipe e reforçar quais serão as suas funções. Caso seja necessário nomear um tutor para os primeiros dias, esse é o momento ideal.
Uma maneira mais descontraída de promover a integração do novo colaborador com a equipe é por meio de um almoço de boas-vindas. Dessa forma, fica mais fácil que os laços interpessoais sejam formados por afinidade, sem a pressão e a correria do escritório.
Como vimos ao longo desta leitura, a integração de novos funcionários é fundamental para o sucesso do novo contratado na empresa. Por isso, deve constar no planejamento estratégico do setor, na medida em que informa aos novos funcionários os principais objetivos da companhia, apresenta a cultura organizacional, integra o colaborador ao time e oferece a ele a segurança para que comece as suas atividades com as principais informações a respeito da empresa.
Todas essas ações de onboarding, ou integração de novos colaboradores, favorecem a retenção desse talento, ao mesmo tempo em que elevam a sua motivação e engajamento na companhia.
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