Jornal interno ainda funciona? Conheça 5 alternativas digitais

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Para obter bons resultados, os colaboradores de uma organização devem estar atentos a um importante aspecto: a comunicação interna. Se todos estão na mesma página, compartilhando dos mesmos objetivos, cria-se um ambiente de sincronia, em que o trabalho de um complementa o de outro.

Nesse sentido, algumas ferramentas podem ajudar, como é o caso do jornal interno. Por muitos anos, esse foi o melhor canal de comunicação utilizado pelas empresas para dar os seus informes e divulgar os seus números. Porém, esse cenário vem sendo aprimorado a cada dia, com o auxílio das alternativas digitais para troca de informações.

Apesar de ainda ser um método muito eficiente, os jornais internos ganharam alguns novos formatos, como veremos neste post. Confira essas 5 ferramentas digitais que a sua empresa pode adotar!

1. Jornal digital

A versão digital do jornal interno possivelmente é a primeira ferramenta que vem à mente quando se pensa em transportar a solução para o digital. Ela apresenta o mesmo formato e objetivo do seu antecessor, mas com as vantagens da disponibilidade online e do acesso a partir de diversos dispositivos móveis.

Com isso, a empresa consegue economizar custos com impressões e, ainda, dá importantes passos em direção à sustentabilidade.

2. Chatbot

Os chatbots talvez sejam a solução mais recente desta lista. O seu maior benefício é a possibilidade de resposta rápida a dúvidas. Por exemplo, se a organização lança uma campanha de conscientização sobre alimentação saudável. Caso o colaborador não entenda algum direcionamento, pode perguntar à ferramenta, que o responderá com uma linguagem acessível e próxima.

Além disso, o chatbot ainda pode contribuir bastante com as pesquisas internas, apresentando uma forma eficiente de engajar o colaborador a respondê-las.

3. Intranet

A intranet é uma das ferramentas mais seguras de compartilhamento de informações internas. Nela, é possível que todos os colaboradores tenham acesso não somente a comunicados, mas também a arquivos da empresa que venham a ser úteis em seu trabalho — um bom exemplo é o código de cultura organizacional.

Caso uma companhia tenha filiais em diferentes cidades, a grande vantagem da intranet é que ela fornece acesso rápido para todos em um único espaço — basta ter login e senha com a permissão. A atualização das informações também acontece de forma eficiente.

4. Rede social corporativa

Para promover um diálogo mais dinâmico e próximo aos colaboradores, a rede social corporativa é uma excelente opção. Semelhante a plataformas como o Facebook, as informações nela publicadas podem ser transmitidas por meio de diferentes formatos.

As pessoas podem interagir com os conteúdos, oferecendo possibilidades de melhoria de qualquer lugar ou dispositivo. Nesse sentido, basta ter acesso à Internet e comprometimento com o acesso rotineiro.

5. E-mail

O velho conhecido dos profissionais de todas as áreas também pode ser uma alternativa ao jornal interno. Afinal, oferece a possibilidade de arquivar informações importantes por meio de tags e pastas, tem fácil acesso em qualquer dispositivo (móvel ou não) e é bastante democrático.

Por meio dos e-mails, é possível enviar os comunicados em formato de newsletter: dispostos em um modelo apoiado em recursos visuais, ainda fornece relatórios sobre quantidade de colaboradores que interagiram com a solução.

Como vimos, o jornal interno abriu caminho para que a comunicação empresarial chegasse a outros níveis. Com isso, não apenas a empresa como um todo percebe os resultados: os colaboradores ficam mais unidos e sentem que a organização valoriza a sua presença, ao compartilhar informações importantes da rotina.

Este conteúdo ajudou você a refletir sobre comunicação interna e ferramentas que podem auxiliar nesse processo fundamental para o RH? Gostaria de ficar por dentro das novidades sobre rotina organizacional e benefícios para colaboradores? Siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

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