Para aumentar o faturamento das empresas, apostar em metas de vendas sempre é uma boa estratégia, já que estabelecem os recursos e informações para que os resultados sejam alcançados dentro de determinado prazo. Logo, essa é uma ferramenta de fundamental importância para as companhias alcançarem seus objetivos financeiros no curto prazo.
Contudo, para serem realmente efetivas, as metas de vendas precisam fazer parte de um planejamento global da empresa, a fim de disponibilizar para a equipe comercial todas as ferramentas e recursos para que os profissionais tenham um bom desempenho.
Para ajudar você a definir metas de vendas, preparamos este artigo com 7 dicas. Acompanhe!
Para que a sua estratégia de metas de vendas tenha mais chances de sucesso, é importante estudar o mercado. Isso porque é preciso considerar o momento econômico, social e também como a concorrência se manifesta frente a todos esses fatores.
Um estudo do mercado também é importante para não sobrecarregar os vendedores, já que as condições atuais de ofertas e demandas também influenciam no desempenho desses profissionais.
Avaliar a capacidade da equipe antes de definir as metas de vendas é fundamental, pois são os colaboradores que ditam o ritmo de vendas. Ou seja, se você tiver um time de trabalho com pouca experiência, dificilmente terá sucesso nas suas estratégias usando metas agressivas.
Logo, contar com equipes diversas é uma boa estratégia para equilibrar a energia dos novatos com as estratégias daqueles mais experientes. Além disso, é recomendado investir em treinamento de pessoal, a fim de mantê-los atualizados sobre as tendências de mercado e também apresentar novas abordagens.
Lembre-se também de sempre fazer uma análise precisa da capacidade da sua organização, já que ela precisa estar preparada para realizar toda a parte operacional e de logística de entrega dos produtos.
Dedicar tempo para fazer análises dos perfis de cada vendedor também é importante para definir as suas metas de vendas. Afinal, de nada adianta criar metas audaciosas, se elas forem inalcançáveis para aqueles funcionários mais inexperientes. Agora, se a sua equipe já tem uma certa experiência e amadurecimento profissional na área de vendas, é possível estabelecer metas mais audaciosas.
Analisar como a empresa se comporta ao longo do tempo quando o assunto é vendas é muito importante. Com isso, é possível estabelecer metas baseadas em dados, o que afasta o caráter subjetivo da definição de metas, que, corriqueiramente, pode acabar em erros que frustram toda a equipe.
Nesse cenário, ao apostar em um acompanhamento efetivo, é possível ter uma visão macro de como as vendas ocorrem no cotidiano, verificando continuamente os relatórios do mês.
Logo, apostar em um efetivo acompanhamento do faturamento de vendas, ticket médio, conversão de clientes, relatórios financeiros, tempo médio de contrato e outros dados é fundamental para estabelecer metas alcançáveis e consistentes para o negócio.
É comum, no momento do estabelecimento das metas, os gestores incorrerem no erro de estabelecer metas grandiosas demais. Além de não ajudar a alcançar os objetivos da organização, isso gera estresse e frustração na equipe de vendas. Afinal, quem vai se empenhar em alcançar algo que não é possível, não é mesmo?
Portanto, o mais indicado é apostar em um planejamento de vendas que seja escalável e proporcionar uma visão geral à equipe, a fim de que eles possam visualizar o próximo nível, baseado em estratégias consistentes e possíveis de serem alcançadas. Sem isso, o crescimento dos objetivos organizacionais acaba ficando cada vez mais distante.
A premiação por metas alcançadas, com certeza, é um dos maiores motivadores das equipes de vendas. É possível estabelecer rankings e dar prêmios progressivos, ou seja, quanto maior o valor das vendas em determinado mês, melhor é o prêmio. É importante analisar o perfil da sua equipe para estabelecer a premiação, mas, no geral, viagens, prêmios em vale-presente e até depósitos via Pix são bons motivadores.
Com o advento da transformação digital, usar a tecnologia a favor de conquistar os melhores resultados em vendas é fundamental. Por isso, é importante não se apegar a velhos processos.
Para tanto, você vai precisar de um bom software de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), que possibilitará que você não somente acompanhe de perto as estatísticas da organização, mas também promoverá a integração dos demais departamentos do negócio. Um bom exemplo é a possibilidade de fazer um controle mais efetivo do estoque.
Quando o assunto é metas de vendas, é importante não só definir os objetivos de faturamento, mas também apostar em um acompanhamento efetivo da evolução das metas em determinado período. O cálculo depende de todos os fatores expostos acima. Uma boa estratégia para fazer a definição das metas para a equipe comercial é aplicar a regra da margem dos 20%.
Funciona assim: caso o objetivo seja elevar o faturamento em 15% mensais, você deve acrescentar 20%. Se o vendedor alcançar essa soma, ele pode receber uma premiação e/ou comissão.
Vale lembrar que um planejamento de metas de vendas é composto por objetivos coletivos e individuais, Confira alguns exemplos a seguir!
Viu como definir as metas de vendas não é algo tão complicado? Para isso, você pode usar essas 7 dicas e integrá-las no planejamento estratégico da sua empresa.
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