Metas empresariais: aprenda a definir e monitorar para gerar resultados

metas-empresariais-aprenda-a-definir-e-monitorar-para-gerar-resultados

A definição de metas é fundamental para o bom andamento de qualquer empresa, pois é a partir desse ponto que uma organização consegue atuar no mercado com maior segurança, delimitando, com clareza, um planejamento estratégico eficiente.

Boa metas empresariais devem perpassar toda a cadeia de colaboradores, indo da gerência aos estagiários, mas tomando diferentes formas para cada conjunto de funcionários.

E é justamente nesse contexto que os colaboradores de RH assumem maior importância, uma vez que são eles que gerenciam as relações entre as diversas pessoas que trabalham para o sucesso da empresa, avaliando e orientando cada funcionário.

Veja, a seguir, algumas dicas de como auxiliar na definição e no monitoramento dos planos de metas de sua corporação, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento no mercado!

Realize um bom diagnóstico

Qualquer objetivo tem de ser fundamentado em bons diagnósticos. Assim, é imprescindível que, antes de se definir as principais metas da empresa para o próximo ciclo, sejam realizadas pesquisas quantitativas e qualitativas sobre sua situação naquele momento.

Contrate uma boa agência de pesquisas, defina as questões principais, relacionadas tanto ao desempenho comercial quanto ao funcionamento interno da organização, e somente estabeleça as metas de cada setor após estudar, cuidadosamente, o relatório de pesquisa.

Para o setor de RH, a investigação deve atentar, principalmente, às questões de relacionamento entre os funcionários, além de mapear suas motivações para o trabalho naquele ambiente.

Defina as metas da empresa

A partir deste diagnóstico, um conjunto de metas deverá ser definido para a empresa. As metas devem dialogar com a situação da empresa no mercado, com análises macroeconômicos e com a organização interna da corporação.

Podem ser metas mais gerais, como “dobrar de tamanho no período de um ano”, ou mesmo aquelas mais específicas, como “melhorar o relacionamento entre o setor de marketing e o setor de produção”. São estas diretrizes básicas que informarão os objetivos setoriais.

Estabeleça diferentes metas para diferentes setores

Será papel dos Recursos Humanos definir, a partir das diretrizes mais amplas, as diversas metas para os diferentes setores. É importantíssimo que estes objetivos sejam definidos em parceria com os colaboradores, pois somente desta forma eles verão sentido em seu esforço para atingir cada meta.

É necessário lembrar que uma das principais funções do desenvolvimento de metas é motivar os funcionários. Deste modo, tais objetivos devem dialogar com as aspirações de cada setor da empresa.

Elabore bons programas de incentivos

A melhor forma de levar os funcionários a cumprirem suas metas é recompensando-os por atingirem objetivos predefinidos. Dessa forma, torna-se fundamental que seja elaborado um programa de bonificação adequado, que conte com metas claras e eficientes, e valorize a cooperação entre os funcionários, melhorando a produtividade, comprometimento e motivação.

É a gestão adequada de um programa de incentivo, que dialogue diretamente com cada funcionário, que trará, de fato, o melhor retorno para a empresa. Os tipos de bônus podem ser vários: desde participação nos lucros, até a premiação para o cumprimento de algum objetivo específico.

Monitore o andamento do seu plano de metas empresariais

É fundamental que o plano de metas esteja, sempre, sob monitoramento. Fique atento ao cumprimento de seus diferentes objetivos, observando o andamento do cronograma da empresa.

Não deixe de verificar se as metas estão melhorando as condições produtivas e de Recursos Humanos da empresa, pois é justamente pelo entendimento de que estas duas áreas se complementam que a definição deste tipo de planejamento se torna essencial.

Se tudo tiver sido feito corretamente, nem será necessário cobrar os funcionários por sua produtividade, pois, motivados e comprometidos, eles se esforçarão para alcançar seus objetivos!

Esperamos que, com estas informações, você tenha maior clareza de como estabelecer e monitorar metas empresariais da sua organização.

Para continuar atualizado sobre informações deste tipo, principalmente daquelas ligadas ao universo do RH, assine nossa newsletter!

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos