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Método GTD: Como aplicar na vida pessoal e proifssional?

Escrito por VB | 11/9/2019

Todos os dias, a rotina exige que cumpramos uma série de tarefas, o que, muitas vezes, torna difícil separar aquilo que é profissional daquilo que é pessoal. Isso acaba impedindo que demos conta de todas as obrigações que nos são impostas sem que isso resulte em perda de produtividade ou de qualidade de vida.

Para isso, vamos apresentar neste texto o método GTD, que pode ajudar você a aproveitar melhor as horas do seu dia e, com isso, resolver todas as pendências da sua vida, sejam elas de aspecto pessoal, seja profissional. Confira!

Por que é importante equilibrar vida pessoal e profissional?

Cada parte da nossa vida merece momentos de atenção diferentes. Resolver pendências em casa enquanto se pensa nos problemas do trabalho (e vice-versa) nunca é o ideal. Tal situação, quando recorrente, pode gerar estresse, ansiedade e perda de produtividade.

Sabe aquela sensação de que as horas do dia e da semana não são suficientes para fazer frente a todos os compromissos? Ela certamente é agravada por essa constante mistura entre as esferas da sua vida.

O que é o método GTD?

Felizmente, é possível mudar tal situação. Uma das formas de fazer isso é implementando o método GTD, sigla para Getting Things Done, que podemos traduzir de forma livre como “fazendo as coisas acontecerem”.

Esse método foi criado pelo norte-americano David Allen, um especialista em produtividade, que se baseou nos seus anos de experiência para criar o GTD. O conceito fez a sua estreia em um livro publicado pela primeira vez em 2001, intitulado “A Arte de Fazer Acontecer“.

O GTD se baseia no princípio de que devemos registrar todas as nossas tarefas em algum lugar, para ter a mente vazia e, dessa forma, manter o foco e a atenção para lidar com uma obrigação de cada vez, sem se preocupar em deixar nada para trás.

Como aplicar o método GTD?

O método GTD não diz respeito necessariamente à maneira como o trabalho é feito, mas sim à forma como você registrará e organizará tudo o que precisa ser resolvido. Portanto, essa estratégia para otimizar a sua rotina pode ser usada em todos os aspectos da sua vida. Para isso, é necessário seguir os passos listados abaixo. Acompanhe!

Capture

Não acumule nada na cabeça. Assim que tiver uma ideia ou se lembrar de um compromisso, anote em algum lugar confiável. Pode ser um caderno ou uma planilha eletrônica, tanto faz. O importante é que o que esteja na sua mente seja transferido para esse suporte.

Esclareça

Com tudo listado, o momento seguinte envolve esclarecer quais das tarefas apontadas merecem atenção imediata ou não.

Organize

Depois, organize tudo aquilo que foi anotado e merece atenção. É possível, por exemplo, separar as obrigações por categorias (assuntos profissionais e pessoais) ou por urgência (aquelas que precisam ser resolvidas rápido e aquelas que podem esperar um pouco).

Reflita

Esse momento serve para reavaliar se as suas prioridades estão corretas e se todas as tarefas listadas estão sendo encaminhadas. Um erro muito comum é só resolver as pendências urgentes, enquanto as demais ficam atrasadas.

Engaje

Com tudo organizado, mantenha o engajamento na tarefa sendo executada no momento. Pense sempre que ela é atividade mais importante a ser desenvolvida naquele instante e que as demais pendências terão a sua hora para serem resolvidas.

Com o tempo e com a prática, aplicar o método GTD ficará mais natural. Isso permitirá que tanto as tarefas da vida profissional quanto da pessoal sejam feitas cada uma em seu momento e de forma mais produtiva.

Que tal mostrar para os seus amigos como eles também podem ter uma rotina menos confusa? Compartilhe este texto nas suas redes sociais agora mesmo!