Produtividade e eficiência são consideradas as palavras do momento para um bom desempenho em um mercado cada vez mais competitivo. Com isso, falar de modelos de gestão de pessoas tem ficado muito mais frequente em diversos vocabulários, mas você sabia que existe uma enorme variedade de estratégias para que as organizações se tornem mais eficazes?
Se você quer compreender quais são os modelos mais utilizados pelas empresas, a razão da sua importância e qual deles se encaixa melhor nas características da sua organização, continue lendo este post!
A gestão de pessoas é uma área organizacional que tem como finalidade administrar e promover o bem-estar dos funcionários da empresa. Muito além de apenas recrutar ou gerenciar salários e benefícios, a transversalidade do setor é percebida como um fator fundamental para um desempenho crescente de motivação e produtividade dos funcionários.
Os benefícios de uma boa gestão de pessoas podem ser notados de diversas formas, mas algumas das mais comuns podem ser vistas por meio de uma estrutura organizacional adequada, uma cultura sólida de trabalho para a empresa, além da fluidez de processos internos da companhia, que influenciam significativamente o alcance de resultados de negócios.
Conhecer os modelos de gestão mais adotados permite que o profissional de RH tenha chances mais altas de encontrar um que se encaixe no modo de operação da empresa. Quando isso acontece, novas possibilidades para que o desenvolvimento de pessoas ocorra na organização também surgem naturalmente.
Dominar os principais modelos de gestão e identificar como aplicá-los apresenta impactos diretos no resultado do negócio. Sua implantação pode maximizar ou minimizar os lucros, pois reflete alguns dos principais investimentos de tempo e recursos da empresa.
A decisão pelo tipo de modelo ainda gera efeitos imediatos mais subjetivos, como em termos de compromisso, competência e comprometimento a longo prazo, melhorando o bem-estar dos empregados e o índice de retenção de talentos.
Por conterem tantos interesses diversos, os modelos de gestão de pessoas vão muito além de apenas bonificar os funcionários por seus resultados alcançados. Confira abaixo 6 maneiras de gerenciamento de pessoal que podem trazer resultados positivos para a sua empresa!
Nesse modelo, a gestão é feita de modo a incluir o maior número de ideias dos colaboradores. Há possibilidade de diálogo constante e realizado continuamente, de forma que os funcionários participem das tomadas de decisão.
A comunicação aberta entre os times possibilita a geração de ideias e, logo, de um número maior de soluções para os problemas da organização. Nesse tipo de gestão, habilidades interpessoais, como criatividade e flexibilidade, ganham destaque especial.
Já no método meritocrático, o gerente promove recompensas individuais aos funcionários por seu desempenho. O modelo exige que o líder tenha competências de percepção mais refinadas, que permitam o reconhecimento dos pontos fortes dos membros da equipe
O principal benefício desse método de gestão é sua produtividade no intuito de ganhar cada vez mais recompensas, e a habilidade interpessoal que ganha destaque envolve ações como a facilidade de fazer negociações e manter um bom clima organizacional com os colegas.
Este é, talvez, o modelo menos atrativo para os funcionários nos últimos anos, pois apresenta uma alta concentração de tomada de decisão em um único ator, em detrimento de formatos mais recentes e horizontais.
Apesar disso, o modelo, assim como qualquer outro, tem lados positivos e negativos no seu gerenciamento. O favorável está no fato de o gestor não se prolongar em enormes filas de aprovação, ganhando mais agilidade.
O lado negativo é que não há muito espaço para a discussão. A equipe não tem voz no processo de construção dos projetos nesse tipo de gestão, o que acaba deixando os funcionários insatisfeitos e torna o ambiente mais suscetível a desentendimentos e a situações de abuso de poder.
O modelo de gestão por desempenho se baseia em trabalhar a performance e o desempenho dos colaboradores, com o objetivo de alcançar os projetados resultados da empresa.
Em tal modelo, a gestão por desempenho não é resultado apenas do seu trabalho, mas também de alcançar diversas competências relacionadas às vivências interpessoais e às características da organização. São etapas desse processo o planejamento, o acompanhamento e a avaliação. Os três fatores devem estar conectados à missão, visão e demais objetivos oportunos da organização
Na gestão comportamental, temos um modelo que busca destacar as potencialidades de cada colaborador. Nela, o papel da área de recursos humanos é encontrar o fit mais completo de atuação para o funcionário, valorizando o capital humano na intenção de desenvolver suas habilidades já existentes e trazer melhoria rápida de resultados para a organização.
Já no modelo de gestão por competência, a prioridade é entender as lacunas da organização. Para isso, é preciso estabelecer objetivos e metas realistas, garantir que eles estejam alinhados ao planejamento da empresa e, depois, identificar a lacuna entre as competências necessárias para alcançar as metas internas.
Os próximos passos consistem em participar de etapas de planejamento, seleção, desenvolvimento e avaliação de competências para encontrar formas de reduzir o vazio de habilidades que a empresa tem. Isso, por sua vez, pode acontecer de variados jeitos, mas pressupõe, principalmente, a utilização de ferramentas de recursos humanos, como recrutamento e seleção, treinamento e gestão de desempenho.
É um fato que o capital humano é o aspecto mais importante para o sucesso das organizações. Por isso, a gestão de pessoas da empresa é crucial para o desempenho dos negócios. Observar o perfil dos seus colaboradores e conhecer as variações de modelo de gestão de pessoas que existem no mercado é fundamental para guiar os funcionários por um caminho que esteja cada vez mais ajustado à realidade e às aspirações da empresa.
No entanto, não esqueça que ao lidar com pessoas, também lidamos com as suas inconstâncias, o que torna uma tarefa quase impossível a escolha de um modelo único e restrito. Por outro lado, as várias combinações abrem portas para a personalização e criação de um modelo próprio que se encaixa na missão e nos valores da sua empresa, ajudando toda a equipe a atingir as metas e alcançar os melhores resultados.
Gostou de aprender sobre os diversos tipos de modelos de gestão de pessoas que existem por aí? Lembrou-se de algum outro exemplo? Deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente e com os demais leitores a sua opinião sobre o assunto!