Oferecer benefícios é a maneira mais eficaz de favorecer a motivação no trabalho, além de aumentar a produtividade e melhorar os resultados de um empreendimento. No entanto, muitos gestores e empreendedores ainda não compreendem o impacto dessas bonificações e concedem somente o que é obrigatório por lei aos seus colaboradores.
A gestão de benefícios deve ser atrativa, pois os funcionários prezam por um local de trabalho mais saudável e que os ajude a serem mais produtivos. Assim, é possível gerar satisfação interna, reduzir conflitos organizacionais, atrair talentos e captar novos clientes.
Se você ainda não tem um programa desse tipo na sua empresa, saiba que está perdendo muitas oportunidades. É exatamente sobre isso que este post fala. Leia até o fim e compreenda a importância das bonificações para a motivação no trabalho.
Os incentivos extras são muito importantes para os profissionais que fazem parte de uma companhia. Ao concedê-los, é possível ter retornos extremamente positivos para o negócio. Conheça as vantagens dessa abordagem.
Oferecer regalias não obrigatórias — como vale-combustível, vale-alimentação, vale-refeição, vale-cultura e plano de saúde — não é um custo, mas um investimento de médio e longo prazo. Afinal, quando você os disponibiliza, motiva o funcionário a continuar dando o seu melhor pela organização. Logo, as duas partes saem ganhando com essa atitude.
A ausência de profissionais no trabalho é um dado preocupante, pois gera custos para a empresa e compromete o andamento dos processos, sobrecarregando as pessoas que estão presentes. Na prática, são as faltas, atrasos ou saídas, justificadas ou não.
Nesse sentido, oferecer benefícios tentadores tende a aumentar o engajamento, motivando os colaboradores, o que melhora os resultados operacionais e mercadológicos da instituição perante o mercado.
O perfil profissional mudou em consequência da transformação da sociedade moderna. O efeito disso é que os talentos prezam por companhias que pensam no bem-estar dos trabalhadores. Muitos fazem pesquisas de satisfação antes de enviar seus currículos para as empresas que têm interesse em trabalhar.
Sim, está mais difícil de atrair colaboradores. Pensando pela ótica do pequeno empresário, esse é um aspecto positivo. Quando um pequeno negócio oferece bons benefícios, pode se destacar perante os maiores e “fisgar” os melhores talentos.
O segredo está em compreender a importância das bonificações para a sua marca e implementar essa abordagem o quanto antes.
Quando um funcionário percebe que a companhia realmente pensa nele, passa a se dedicar ainda mais pelas suas obrigações profissionais. Ou seja, ele compreende a importância que tem para a empresa e atua de forma recíproca. A fórmula é simples e eficiente: uma parte ajuda, a outra reage, as duas ganham.
O sentimento de valorização gerado pelas bonificações é essencial, pois traz diferenciais competitivos para o negócio. Logo, recompensar os talentos de alguma maneira pode gerar esse reconhecimento. A consequência é que os profissionais preferirão trabalhar com você em vez da concorrência, pois ela não oferece as mesmas vantagens.
O índice elevado de rotatividade (turnover) pode comprometer a organização, pois os custos com desligamentos seguidos de capacitações e treinamentos de novos funcionários é alto. Outro problema que deve ser mencionado é a possibilidade de tornar as operações mais lentas, pois os novatos ainda não têm a experiência necessária para atingir a plenitude da produção.
Com um programa de bonificações adequado e flexível, você evita essa dor de cabeça, ou ao menos diminui sua frequência.
Por fim, o clima organizacional também é melhorado por meio dos benefícios concedidos, melhorando o vínculo entre funcionários e empresa. Os talentos mais inflexíveis e difíceis de lidar tendem a mudar seu comportamento diante das concessões da companhia. A verdade é que dar atenção a essa demanda e investir em solidariedade são ações que derrubam barreiras comunicativas e inter-relacionamento.
Por conta do cenário atual, muitas organizações montaram equipes na modalidade home office, o que popularizou essa maneira de trabalhar. Devido a essa popularização, o trabalho remoto está cada vez mais valorizado, pois permite que o colaborador se sinta mais confortável e seguro — sem falar na flexibilidade de poder exercer suas funções em qualquer local e hora, dependendo das políticas da empresa.
Nesse sentido, é importante oferecer bonificações que sejam compatíveis com esse tipo de atividade para gerar engajamento e proximidade entre as partes. Afinal, as demandas e necessidades de quem trabalha “em casa” são um pouco diferentes daquelas de quem deve comparecer nas empresas durante a semana.
Veja as sugestões a seguir.
É necessário oferecer aos times remotos os itens necessários para que trabalhem com excelência e bem-estar, como computadores, acessórios de informática, cadeiras e produtos ergonômicos. Essa providência demonstrará a atenção que a empresa tem com a qualidade de vida de suas equipes, fortificando o engajamento.
Essa condição de trabalho precisa contar com softwares eficientes para que as funções sejam executadas corretamente. É preciso priorizar soluções na nuvem para não sobrecarregar os equipamentos e garantir a segurança dos dados por meio de backups. Por fim, vale reforçar a importância de contar com fornecedores que prestam suporte imediato em caso de pane no sistema, por exemplo.
Devido à realidade pandêmica, algumas empresas passaram a investir na saúde mental de profissionais home office. No entanto, outras condições também podem causar instabilidade emocional nas pessoas, pois cada uma tem as suas demandas e responsabilidades pessoais.
É possível oferecer consulta psicológica, presencial ou online, conforme a preferência do profissional remoto. Isso demonstra zelo pelos funcionários que trabalham em casa, além de afetar de forma positiva a produtividade e o relacionamento com a empresa.
Além dos vales tradicionais existem facilitadores que descomplicam a vida dos profissionais na hora de resolver suas necessidades diárias, principalmente quando os gastos fixos aumentam por conta do home office. Um exemplo prático é o cartão VB 4WORK, que surgiu para atender pessoas que trabalham de forma remota. Os benefícios desse recurso são:
Como visto, a gestão de benefícios empresariais precisa ser focada na realidade de cada profissional, ou seja, no meio em que eles estão inseridos durante a execução de suas funções. Ao considerar isso, você tem grandes chances de gerar motivação no trabalho.
Se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais a respeito de gestão de pessoas, confira nosso guia completo sobre Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).