Gestão de Benefícios

Guia completo para otimizar a gestão de pessoas na empresa

Escrito por VB | 8/11/2022

Qual é o objetivo da gestão de pessoas na sua empresa? Não responda com pressa, pois essa questão exige reflexão. Afinal, não basta entregar a folha de pagamento em dia e esperar que tudo ocorra de forma automática. A maneira como os colaboradores são tratados tem relação direta com os resultados obtidos.

Saber gerenciar o capital humano é a melhor forma de atingir o sucesso do negócio. Vale não somente para controlar crises interpessoais ou insatisfações no trabalho, mas também para motivar funcionários e promover a coletividade.

Despertamos seu interesse sobre o tema? Então, não de acompanhar este guia até o final. Ao longo do conteúdo, você vai aprender tudo sobre a gestão de pessoas, sua importância e como otimizá-la de maneira de estratégica. Confira.

O que é gestão de pessoas?

Não adianta falar sobre gestão de pessoas sem mencionar os talentos que fazem parte dela. Essa metodologia de gerenciamento não trabalha somente para fazer equipes atingirem metas estabelecidas dentro no prazo, mas também atua para dar qualidade de vida aos colaboradores e deixá-los satisfeitos.

A obrigação dessa prática é manter a produtividade e desempenho das equipes para que tragam bons resultados. Por exemplo, imagine que a companhia é um organismo vivo composto por uma comunidade pessoas que contribui para o sucesso organizacional.

Se um integrante do grupo não estiver motivado para realizar suas tarefas, influenciará todo o conjunto, logo, cada indivíduo é essencial para o pleno funcionamento desse organismo vivo.

É justamente nesse caso que a gestão de pessoas atua, pois cuida das necessidades dos colaboradores. Investir neles resulta em uma visão humanizada, superando a percepção de que a empresa se importa somente com os cargos e funções que os profissionais exercem.

Como ela surgiu?

Os primeiros departamentos pessoais surgiram a partir do século XIX, sendo que suas maiores prioridades eram analisar os custos industriais e pouco se falava sobre produtividade e engajamento. Os funcionários eram considerados apenas como um recurso contábil das empresas.

Com o surgimento do regime CLT, entre os anos 30 e 50, despontou a preocupação das companhias cumprirem as leis trabalhistas e nomear um responsável para gerenciar os trabalhadores dentro destas normas — profissional futuramente conhecido como gerente de RH.

Ao longo do tempo o RH foi crescendo, mas foi a partir dos anos 70 que passou a focar nas pessoas. E o que antes era burocrático e operacional, passou a ser mais humanizado. Foram criados os primeiros programas para atrair e reter talentos, bem como manter os colaboradores engajados. Este foi o início da gestão de pessoas como conhecemos hoje.

Por que é ela importante?

Compreender o que é gestão de pessoas é ter a certeza de que o desenvolvimento de profissionais traz melhores resultados, mas também fortalece a cultura e os valores organizacionais. Nesse sentido, as ações de comunicação interna devem estar alinhadas com o planejamento estratégico a fim de engajar equipes e enaltecer o relacionamento de coletividade entre colaboradores e empresa.

Se os funcionários forem cada vez mais motivados e engajados, serão mais produtivos e satisfeitos. Por isso, cuidar da gestão de pessoas é uma função essencial para atender todas as demandas e necessidades os profissionais, oferecendo um ambiente laboral favorável com funções e cargos condizentes com suas capacidades.

Como consequência, os valores da companhia são fixados na mente das equipes, que ficam mais comprometidas com a causa, melhorando a performance operacional e a qualidade de atendimentos e produtos. Esse cenário garante um crescimento saudável e escalável dentro da empresa, afinal, o sucesso da sua marca depende do comprometimento do capital humano que está trabalhando nela diariamente.

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

Os pilares da gestão de pessoas atualizam-se de acordo com as demandas profissionais que surgem ao longo do tempo. Conheça os itens que são mais evidentes atualmente.

Motivação

Nada pode ser feito se não houver motivação, pois essa característica é indispensável para que o plano de negócios seja executado e atinja seu objetivo. Em contrapartida, a desmotivação reduz a produtividade e leva o colaborador a abandonar a companhia em busca de melhores oportunidades.

Um talento automotivado que reconhece sua importância dentro da empresa é o que as organizações buscam para compor suas equipes.

Nesse sentido, o desafio do RH é identificar o que motiva cada um dos profissionais do time. O levantamento dos seguintes fatores podem ajudar:

  • incentivo financeiro;
  • valores pessoais;
  • plano de carreira e salário.

O bom gestor de pessoas esforça-se constantemente para aprimorar a jornada laboral de seus colabores, evitando autoritarismos, sobrecargas e retrabalhos.

De acordo com a teoria da hierarquia das necessidades humanas (também chamada de Pirâmide de Maslow), as principais necessidades das pessoas em ordem de prioridade são:

  • fisiológica;
  • segurança física;
  • socialização;
  • estima;
  • realização pessoal.

Tais fatores, quando devidamente equilibrados, deixam os funcionários mais motivados.

Comunicação

A comunicação é outra peça-chave para atender ao gerenciamento de pessoas, pois é um recurso que contribui para a continuidade do fluxo operacional, beneficiando o atingimento de metas e prazos. Nesse sentido, a comunicação contínua e integrada é essencial para que todos os envolvidos fiquem cientes do que precisa ser feito.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é um grande diferencial corporativo, e a gestão de capital humano deve criar um ambiente propício para obter esse resultado de forma orgânica e natural. Cada pessoa é um indivíduo complexo com vivências e percepções únicas, então é necessário providenciar ajustes para todos trabalhem em harmonia. Afinal de contas, todos os funcionários têm um objetivo em comum: atingir as metas da empresa.

É preciso fortalecer o espírito colaborativo para diminuir a incidência de conflitos e engajar a todos em uma crescente de resultados para que a companhia se desenvolva de forma orgânica. Nesse caso, a dinâmica de grupo é uma ótima estratégia que pode ser promovida de forma leve e descontraída para evidenciar o companheirismo entre os colegas de trabalho. O respeito mútuo e as afinidades construídas ao longo do tempo unem os funcionários e criam uma jornada laboral de compartilhamento.

Competências

Nada do que foi mencionado acima é praticável se os funcionários não estiverem no nível de competência e conhecimento exigidos pela empresa. Outro aspecto importante é selecionar os profissionais certos para cada função ou projeto. Por isso, a gestão de competências, que levanta os pontos fortes e fracos de cada talento, merece atenção contínua.

Treinamento e desenvolvimento

Esse último pilar funciona como uma troca na qual a empresa incentiva a busca de conhecimento para que os colaboradores atuem com eficiência, gerando resultados melhores. Treinar e desenvolver talentos de forma periódica é essencial para lidar com as demandas operacionais da instituição e do mercado em geral.

Quais os objetivos da gestão de pessoas?

Os objetivos dependem de forma direta da missão, missão e valores da empresa. Sendo assim, com base nesses fatores, os processos serão planejados e executados para atingir o objetivo final da companhia. Conheça os pontos de maior relevância para superar os desafios da gestão de pessoas:

  1. Garantir maior competitividade e colocar a marca entre as melhores do seu segmento.
  2. Alinhar todos os departamentos às metas da empresa.
  3. Assegurar que a companhia tenha pessoal competente e comprometido com os resultados.
  4. Elevar o nível de satisfação dos talentos que fazem parte da instituição.
  5. Gerenciar a qualidade de vida no trabalho.
  6. Administrar e impulsionar a mudança organizacional.
  7. Promover a ética e a responsabilidade social na empresa.
  8. Otimizar atividades administrativas e burocráticas de RH.
  9. Contribuir para a maximização da produtividade e redução de custos.
  10. Coordenar a diversidade cultural e da força de trabalho.

Como colocar a gestão em prática?

Conheça algumas recomendações indispensáveis para otimizar a gestão de pessoas com eficiência na sua empresa.

Escolha o modelo ideal de gestão para seu pessoal

Cada pessoa e empresa pensa e age de uma forma. Por isso, é importante iniciar o processo de gerenciamento analisando os modelos de gestão de pessoas que são compatíveis com a realidade da sua instituição a fim de garantir que sua atuação como gestor gere bons frutos operacionais.

Desenvolva relacionamentos reais com seus funcionários

Separe um tempo para dialogar com os colaboradores, conhecê-los e descobrir o que os motiva. Mostre que o departamento de RH se preocupa com eles. Além disso, permita que a socialização faça parte de todo o corpo de profissionais e setores da empresa. Confira algumas maneiras de fazê-lo:

  • interação operacional natural: é o contato contínuo necessário para execução de procedimentos cadenciados (contínuos) dentro do fluxo operacional, como o uso de software de tarefas conjuntas e sequenciais;
  • reuniões para execução de projetos: quando todos os integrantes do time conhecem as etapas que estão sendo desenvolvidas por cada um, é mais fácil manter o foco e prestar assistência;
  • momentos de descontração: os funcionários devem ter momentos de descontração em que a rotina de trabalho não esteja em pauta. Portanto, happy hours são ótimas sugestões.

Apoie e incentive o desenvolvimento de suas equipes

Os colaboradores, especialmente os mais jovens, querem aprender a todo instante a fim de terem perspectivas de desenvolvimento. Nesse sentido, a promoção de conhecimento contínuo é a chave para a retenção de talentos e bem-estar no trabalho.

Algumas sugestões são cursos e especializações focados em atualizações operacionais dos cargos ao longo do tempo. Além disso, também é válido reciclar métodos e procedimentos relacionados aos sistemas de gestão e equipamentos tecnológicos utilizados na empresa.

Uma sugestão é nomear colaboradores capacitados para desenvolver e orientar outros. Igualmente, utilize um sistema de avaliação de desempenho por competências para identificar os perfis profissionais que a companhia necessita para alcançar seus objetivos e quais são as características que estão presentes e que faltam em seus funcionários. Depois, basta ensiná-los da forma adequada.

É importante levantar as competências e as qualidades que a instituição necessita desde o processo de recrutamento e seleção, a fim de garantir contratações devidamente alinhadas com os propósitos da empresa.

Defina as metas de seus funcionários com eles

Sua equipe deve ter uma palavra a dizer sobre as metas atribuídas a ela. Com um gerenciamento de pessoas ativo, defina objetivos que garantirão que a estratégia e as missões sejam executadas com eficiência. Afinal, os talentos atuam com maior motivação se souberem quais objetivos devem alcançar e quais os seus respectivos papéis no fluxo operacional.

Forneça feedback com frequência

É importante dar um retorno honesto e periódico sobre o trabalho do seu time para ajudá-lo a se desenvolver e progredir dentro da empresa. Feedbacks devem fazer parte da cultura organizacional para assegurar que todos os profissionais estão alinhados com seus cargos e projetos. Aqui é válido dizer que críticas individuais devem ser feitas individualmente e elogios devem ser feitos coletivamente.

Ofereça perspectivas de carreira

Para os colaboradores, as perspectivas de crescimento profissional devem ser sólidas e claras. É importante incentivar cada indivíduo a se superar e a aproveitar oportunidades de desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal. Assim, o plano de carreira que indica, com transparência, os passos que os seus talentos devem seguir para atingir seus objetivos de vida.

Desenvolva uma cultura corporativa forte

Uma forte cultura organizacional forte pode ser sentida além das paredes da empresa. Por isso, não hesite em construir um ambiente com as seguintes características: inclusão, respeito, tolerância, coletividade, aprendizado e inovação constante. Colaboradores de corporações que detêm tais qualidades são mais felizes, produtivos e envolvidos — além disso, costumam pensar fora da caixa para buscar soluções inovadoras.

Dê a sua equipe os meios para enfrentar desafios

O sentimento de satisfação ao aprender novas habilidades é indescritível. Portanto, faça sua equipe sentir isso com frequência a fim de executar tarefas desafiadoras que geram motivação e engajamento. O segredo está em dar orientações o tempo todo, bem como delegar responsabilidades a fim de gerar autonomia operacional e agilizar o cumprimento de prazos.

Mantenha a comunicação eficiente

É importante que a comunicação seja efetiva e transparente para favorecer o gerenciamento de pessoas. Veja alguns recursos que podem ajudar:

  • software de comunicação interna: com uma ferramenta adequada é possível criar grupos com funcionários de cada equipe, setor ou projeto, bem como permitir a participação de funcionários remotos. Slack, WhatsApp e Telegram são ótimas sugestões;
  • comunicação imediata: estimule o contato imediato, principalmente nas equipes. Em geral, problemas maiores podem ser evitados com uma simples conversa. Uma maneira eficaz de colocá-la em prática é por meio da troca de mensagens em chats;
  • fuja de mediadores: a comunicação deve ser direta, objetiva e transparente para ser eficaz e evitar ruídos.

Leia livros sobre gestão de pessoas

Gestores, empresários e orientadores de sucesso publicam obras capazes de trazer insights valiosos para seus leitores. Por isso, reserve um tempo na sua agenda para ler livros sobre gestão de pessoas a fim de obter conhecimento e descobrir como aplicar determinadas ações e conselhos na sua empresa.

Como otimizar essa gestão de forma estratégica?

É preciso consolidar uma nova era, onde os setores de RH deixam as atividades burocráticas de lado, dando lugar a ações estratégicas alinhadas com a alta gestão. Para isso, é necessário focar no desenvolvimento dos colaboradores para trazer melhorias funcionais que possibilitem o crescimento da empresa.

Nesse sentido, valorizar o capital humano é essencial, pois os profissionais que fazem tudo acontecer são sempre colocados em primeiro plano. Assim, é possível garantir que o cumprimento de prazos e lucro sejam obtidos com agilidade e eficiência.

Essa é a melhor forma de conquistar um espaço de destaque no mercado, já que os candidatos mais promissores buscam companhias que ofereçam uma experiência profissional de qualidade.

O segredo para realizar uma gestão estratégica de pessoas está em garantir que ela contribua de forma efetiva com as decisões da companhia. Além de buscar novas maneiras de engajar e motivar as equipes, sempre prezando pela comunicação, cooperação e transparência.

Qual o papel dos benefícios corporativos?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o departamento de RH precisa se reinventar nas ofertas de empregos como a adesão a novos recursos para reter e atrair novos profissionais.

Uma dessas abordagens corresponde aos benefícios corporativos, pois passaram a ser um fator decisivo de qualquer cargo quando um talento procura por novas oportunidades de trabalho. Portanto, um atrativo desse tipo pode atender diversas necessidades dos funcionários, como uma participação nos lucros ou plano de saúde, por exemplo.

É importante reforçar que um bom programa de benefícios não atrai somente novos integrantes para o corpo de colaboradores da empresa, mas também ajuda na manutenção do engajamento e produtividade daqueles que já fazem parte do empreendimento.

Por isso, selecionamos com mais tudo que as companhias ganham ao bonificar seus funcionários. Veja só.

Otimização de custo

Um bom plano de benefícios possibilita que todos investimentos voltados para essa demanda sejam devidamente investidos, favorecendo tanto o desenvolvimento dos colaboradores, quanto os resultados financeiros dos negócios.

Retenção de talentos

Um programa atrativo pode contribuir para que os funcionários queiram ficar por mais tempo dentro da empresa. Afinal, eles se sentem valorizados por conta de suas demandas e necessidades serem atendidas com eficiência — o que reduz o índice de desligamentos de forma considerável.

Clima organizacional favorável

Profissionais que habitam um ambiente que as valoriza têm a capacidade de construir um clima organizacional agradável. O fluxo operacional fica mais leve, harmonioso e cooperativo porque todos estão satisfeitos com o que é oferecido.

Qualidade de vida

Além dos fatores mencionados acima, os benefícios corporativos também têm o poder de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Logo, podemos concluir que um funcionário que se sente valorizado, consequentemente tem uma vida corporativa mais satisfatória.

Sem falar que as próprias bonificações proporcionam uma vida pessoal melhor. Acesso a plano de saúde, alimentação balanceada, condução e lazer são recursos capazes de garantir o bem-estar do trabalhador.

Quais os erros nos processos de gestão de pessoas?

Uma gestão de pessoas eficiente deve evitar equívocos grotescos e frequentes para que gere bons resultados. Conheça os erros que sua empresa precisa esquivar.

Líderes despreparados

A falta de preparo da liderança é uma negligência capaz de colocar tudo a perder. Afinal, líderes despreparados não são capazes de dar orientações adequados aos colaboradores, o que prejudica os resultados das equipes. Um líder exemplar precisa motivar seus liderados, servir de exemplo de conduta, conhecer os pontos fortes e fracos de cada integrante, saber engajar times inteiros e delegar responsabilidades (e tarefas) com coerência.

Desatenção ao clima organizacional

Nunca é demais reforçar que o clima organizacional é uma condição de grande importante para a gestão de pessoas. Isso porque um ambiente laboral desarmonioso, estressante, hostil e negativo tende a fazer com que os funcionários se sintam infelizes com os seus afazeres, levando à queda de engajamento e produtividade.

Nesse sentido, é essencial cuidar da qualidade climática da empresa. Para isso, realize uma pesquisa por meio de questionários diretos com campos em branco para que cada funcionário dê sua opinião com franqueza. Dessa forma, você vai conhecer o ponto de vista deles sobre essa condição. Depois, basta identificar o que deve ser feito para que o ambiente de trabalho fique mais amigável.

Falta de clareza nas metas e objetivos

Um dos maiores equívocos na gestão de pessoas é dificultar o entendimento da equipe quanto às metas e objetivos do negócio. Afinal de contas, de que forma o time vai atingir os resultados esperados se ele não sabe quais as intenções por trás disso?

E mais: as metas existem para serem alcançáveis e darem motivação aos participantes do projeto. Caso contrário, os funcionários não se dedicarão a atingi-las, levando à queda de rendimento do time.

Contratações equivocadas

Os programas de recrutamento e seleção são essenciais para o sucesso da gestão de pessoas. Contratações equivocadas podem gerar problemas irreparáveis aos resultados da empresa. Já pensou em contratar um profissional com condutas incompatíveis aos valores da companhia e incapaz de exercer as funções paras quais ele foi admitido?

Para evitar esse tipo de situação, idealize processos de R&S mais rigorosos. Avalie se os dados presentes no currículo do candidato realmente correspondem aos conhecimentos que ele diz ter. Realize testes minuciosos para as vagas em aberto para evitar prejuízos operacionais, rescisões precoces e novas contratações.

Não investir em treinamento dos colaboradores

Gerenciar pessoas é também garantir que elas tenham condições e capacidades para executar suas funções. Nesse caso, deixar de promover treinamentos periódicos é uma falha grave da gerência. Capacitar colaboradores também é fundamental para garantir o fluxo operacional e escalável dos negócios. Por isso, não de investir em cursos rápidos, tutoriais para uso de ferramentas tecnológicas, palestras, workshops e demais mecanismos que têm o poder de potencializar as habilidades do seu capital humano.

Ausência de feedback

O feedback é uma ferramenta indispensável, pois mostra para os colaboradores o que tem funcionado e o que deve ser melhorado. Não fornecer um retorno adequado pode levar ao desalinhamento entre o profissional e os objetivos da companhia. Portanto, reúna-se com os colaboradores toda semana a fim de otimizar pontos positivos e encontrar formas de melhorar fragilidades.

Não reconhecer os êxitos dos colaboradores

Esforços e êxitos devem ser reconhecidos, pois exaltar bons trabalhos é tão importante quanto apontar erros que precisam ser corrigidos. Isso faz com que os colaboradores se sintam mais engajados com a causa, fazendo-os perceber que os serviços que eles desempenham realmente importante. Portanto, faça elogios sempre que possível.

Não investir em tecnologia

Os recursos tecnológicos da atualidade não só facilitam a rotina administrativa, mas também beneficia o gerenciamento de pessoas. Ignorar esse fato pode levar à defasagem operacional do setor, aumentar a probabilidade de falhas humanas e sobrecarregar a equipe. Nesse sentido, promover um RH 4.0 pode revolucionar todo o processo de forma efetiva, competitiva e satisfatória.

E então, o que achou das nossas dicas e recomendações para otimizar a gestão de pessoas da sua empresa. Ao colocar tudo em prática, você tem a chance de engajar equipes e obter resultados operacionais cada vez mais competitivos. Teste e comprove.

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