Afinal, você sabe se a política de benefícios da sua empresa está trazendo o retorno esperando? Com essas informações em mãos, torna-se possível aprimorar o que é oferecido e assim aumentar o engajamento e a motivação no ambiente de trabalho. E para obtê-las, a melhor estratégia certamente passa por uma pesquisa interna.
Portanto, para alcançar esse objetivo, é fundamental entender o propósito de uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos e como organizá-la e estruturá-la. Nos tópicos abaixo passamos por todos esses pontos para que não restem dúvidas sobre o assunto.
É bem simples entender o que é e qual o intuito de uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos. O nome é autoexplicativo: ela é um questionário elaborado para coletar a opinião dos colaboradores sobre o pacote de benefícios oferecidos, estimando sua satisfação em relação a situação atual e sondando eventuais demandas não atendidas.
Poucas ações são tão efetivas quanto uma pesquisa interna do tipo para saber se os benefícios atuais oferecidos aos colaboradores são relevantes no dia a dia deles e trazem o retorno esperado. Ao mesmo tempo, com os dados coletados, a empresa pode fazer reavaliações para ser cada vez mais criativa naquilo que compõe seu pacote de vantagens.
Tal cuidado faz com que os colaboradores tenham a sensação de que seus gostos e opiniões são levados em conta na rotina da empresa e de que eles não estão ali apenas para ser mais um número. Com isso, eles certamente se tornarão mais engajados e alcançarão índices melhores de produtividade e qualidade na entrega do trabalho.
Entretanto, para obter esse e outras vantagens das informações coletadas com a pesquisa interna, é fundamental que ela seja elaborada de acordo com alguns parâmetros que garantirão o sucesso do processo. Você pode conferir o passo a passo para isso logo abaixo.
Sem o planejamento adequado, a chance de sucesso da pesquisa cai consideravelmente. Por isso, antes de sair distribuindo formulários sem qualquer critério, o que nunca deve ser feito, considere alguns aspectos essenciais desse tipo de ação.
Desse modo, o primeiro ponto do seu planejamento precisa considerar quais são os objetivos da pesquisa. Esse cuidado ajuda a orientar as perguntas que serão feitas. Não adianta, por exemplo, perguntar quais seriam os benefícios que os colaboradores gostariam de ver adicionados se naquele momento não há caixa para tal.
Em seguida, defina também qual modo de avaliação será utilizada. Em muitos casos, quem responde o questionário não se sente confortável em dissertar detalhadamente sobre determinado tópico, então vale a pena investir em escolhas de escalas (notas de 0 a 5 ou bom, ruim, regular, por exemplo). Isso também facilita a avaliação das respostas, já que ninguém sairá do foco proposto.
Por fim, ainda nesse planejamento, defina por qual meio a pesquisa será veiculada e de que forma os dados serão avaliados. Nesse momento, certifique-se sempre de que todas as informações serão tratadas de modo anônimo, para que ninguém fique inibido nas respostas.
O planejamento, é claro, deve orientar também a formulação das perguntas. Assim, é importante ser conciso e objetivo, até para que o texto das questões não fique dúbio e gere respostas que não reflitam a realidade.
Em vezes de perguntar “Se você não gosta do atual plano de benefícios, quais benefícios você gostaria de receber?”, divida o enunciado em dois. Desse modo, são duas questões: “De 0 a 5, o quão está satisfeito você está com os benefícios” e “Qual benefício não é oferecido, mas você gostaria de receber?”. Percebeu a diferença?
Com o questionário em ordem, é hora de fazê-lo circular entre o seu público-alvo. Mas não faça isso sem antes deixar claro para quem responderá as perguntas quais os objetivos da pesquisa. Esse cuidado reforça a transparência na relação entre todos.
Além disso, aponte que os dados coletados serão analisados de forma anônima e utilizados para promover melhorias nos benefícios oferecidos. De preferência a processos de divulgação online, sempre. Isso faz com que a pesquisa alcance mais pessoas e facilita a mensuração das informações coletadas.
Finalmente, com as informações coletadas, é possível analisá-las para ver o que elas dizem. Aqui a tecnologia pode ser uma excelente aliada, principalmente se o volume de respostas for muito grande.
Não desconsidere nenhuma resposta. A partir do retorno obtido com o questionário faça avaliações para estabelecer prioridades e realizar ajuste na política de benefícios a partir daquilo que foi apontado pelos colaboradores.
Tudo isso deve se equilibrar entre as demandas da equipe com a disponibilidade de recursos. De qualquer modo, lembre-se sempre de fornecer um feedback sobre quais foram os resultados da pesquisa e o que será feito para alcançar, ao menos em parte, o que está indicado ali.
Esse cuidado reforça a ideia de que as opiniões de cada um dos colaboradores são levadas em conta, mesmo quando não é possível atender de imediato determinada solicitação.
Elaborar pesquisas internas pode ser trabalhoso, mas traz resultados que certamente vão além dos já mencionados ganhos de engajamento e produtividade entre os colaboradores, que gostam sempre de ter suas opiniões consideradas.
Cada vez mais não apenas os colaboradores, como o próprio mercado, reconhecem empresas que agem em busca da melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos seus funcionários. E uma política de benefícios alinhada às necessidades da equipe faz parte disso.
No mais, as informações coletadas na pesquisa ajudam a determinar se os benefícios já oferecidos estão trazendo o resultado esperado e se há espaço para ajustes. A partir isso, é possível otimizar os recursos investidos, obtendo retornos cada vez melhores sem precisar ampliar muito os custos dessas ações.
Diante de tudo isso, a pesquisa interna sobre os benefícios oferecidos é essencial para aquelas empresas que querem ampliar ainda mais as vantagens de contar com uma política de benefícios bem estruturada e que ofereça o que de melhor há no mercado para seus colaboradores.
Para saber mais sobre como engajar e aumentar a satisfação do seu time, acompanhe nosso trabalho nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.