Oferta de vale-combustível: quando incluir o benefício na sua empresa?

Homem em posto de gasolina, conversando com o frentista e pagando o abastecimento, pois sua empresa garante oferta de vale-combustível

Num cenário em que as cidades estão cada vez mais povoadas, o deslocamento para o trabalho tem se tornado um dos maiores desafios na vida dos profissionais. Para tornar o acesso mais prático e justo, as empresas devem fornecer o vale-transporte, um benefício obrigatório que visa suprir os gastos dos colaboradores por meio do transporte público.

Mas, e quando a empresa integra muitos profissionais que usam seus carros particulares para chegar ao local de trabalho? Como fica a questão da obrigatoriedade do vale-transporte? Continue lendo o texto para saber como incluir essa outra categoria dentro de benefícios essenciais com a oferta de vale-combustível.


Como funciona o vale-combustível?


O vale-combustível é um auxílio transporte para funcionários que utilizam veículos particulares para se deslocar até o trabalho. Ele é disponibilizado em forma de cartão com um saldo pré-carregado, que é destinado ao pagamento nos postos credenciados.

As regras para a concessão desse benefício podem variar de acordo com a empresa e as leis trabalhistas do país. No Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não prevê a obrigatoriedade da oferta do vale-combustível, como ocorre com o vale-transporte. Portanto, sua disponibilização depende da política interna da empresa.

Caso a empresa opte por adotar o benefício, fica a cargo do empregador o uso do saldo do vale-combustível, não havendo nenhum tipo de desconto do seu salário.


Quando deve haver oferta de vale-combustível?


A decisão de oferecer o vale-combustível como um benefício para os colaboradores não é apenas uma questão operacional, mas também estratégica. Existem várias situações em que a oferta pode ser necessária e vantajosa, como:

  • Quando o colaborador não usa transporte público: se o profissional se desloca até o  trabalho com seu carro particular, não há motivo para a ajuda de custo com transporte público, afinal, seria um dinheiro perdido. Mas atenção: como o vale-transporte é obrigatório, para que sua substituição pelo vale-combustível seja feita, é necessário um termo de preferência assinado pelo colaborador, a fim de documentar e justificar a troca;

  • Quando a empresa fica em locais de difícil acesso ou afastada de regiões centrais: nesses casos, pode ser difícil encontrar rotas de transporte público. Sendo o vale-combustível uma alternativa viável, caso o profissional possua veículo próprio. Lembrando que deve haver um acordo registrado para substituir o vale-transporte;

  • Quando a empresa deseja atrair talentos: a política de benefícios desempenha um papel fundamental na atração de profissionais qualificados. Oferecer o vale-combustível pode ser um atrativo adicional para colaboradores que preferem ou necessitam utilizar seus veículos particulares para o deslocamento até o trabalho;

  • Quando o sistema de reembolso estiver desorganizado: quando a empresa lida com um sistema de reembolso para o abastecimento dos veículos dos colaboradores, o processo pode se tornar complexo e desgastante. A oferta de vale-combustível elimina a necessidade de pagamento mediante à nota fiscal de postos, simplificando o processo e reduzindo a burocracia para ambas as partes (RH e colaborador);

  • Quando os colaboradores são de lugares diferentes demais: o vale-combustível pode ser ajustado de acordo com a distância que cada colaborador percorre para chegar ao trabalho, garantindo um suporte adequado e justo para todos;

  • Quando o colaborador precisa se deslocar a serviço da empresa: um exemplo comum são vendedores que visitam os clientes. Em casos como esse, a oferta de vale-combustível pode ser uma maneira eficiente de cobrir os custos desses deslocamentos, eliminando a necessidade de processos de reembolso complexos.


A oferta de vale-combustível vale a pena para o RH?

 

Além de contribuir para a satisfação dos funcionários e para a atração de talentos, a implementação do vale-combustível pode ser uma escolha inteligente do ponto de vista da gestão de recursos humanos. 

Uma das vantagens é a facilidade no controle do abastecimento. Ao contrário do sistema de reembolso, que exige a coleta e o arquivamento de notas fiscais, o vale-combustível elimina essa necessidade por meio de plataformas que permitem um acompanhamento em tempo real das transações realizadas com o cartão do benefício. Isso gera dashboards e relatórios que simplificam a análise e a gestão dos gastos.

Embora a oferta do vale-combustível represente um investimento da empresa, essa escolha pode resultar em economia de orçamento a longo prazo. O controle mais eficiente dos gastos, aliado à diminuição de reembolsos e processos burocráticos, pode gerar uma otimização financeira considerável.

Ademais, a oferta do benefício pode contribuir para a retenção de funcionários, o que por sua vez reduz custos associados à rotatividade e a novas contratações. Portanto, é evidente que, sim, vale muito a pena investir na oferta de vale-combustível.

💡 Confira as melhores práticas para uma Gestão de benefícios eficiente. 

Torne sua empresa atrativa com a oferta de vale-combustível!


A praticidade no controle do abastecimento, a centralização de gestão, a diminuição da papelada e a economia de orçamento são fatores que contribuem para a eficiência operacional do RH.

A oferta de vale-combustível não só vale a pena para o RH, mas também pode ser uma escolha que impulsiona o sucesso da empresa como um todo!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos