Gestão de Benefícios

Confira rotinas de recursos humanos que interferem na produtividade!

Escrito por VB | 17/3/2022

A gestão de pessoas é realmente muito complexa. Sem os devidos cuidados, conhecimentos e habilidades, a gestão pode ser infrutífera e não obter os resultados esperados.

Os recursos humanos, ou simplesmente RH, envolvem todos os profissionais que trabalham em uma empresa. O setor tem a função de gerenciar todos esses profissionais a fim de alinhar os objetivos da organização com os dos funcionários e conseguir, assim, a satisfação deles.

Certas rotinas de recursos humanos acabam interferindo na produtividade. Elas devem ser bem estruturadas para garantir que o setor atinja os objetivos que deseja. Neste artigo, vamos falar mais a fundo sobre o assunto.

 

O que são rotinas de recursos humanos?

O setor de RH se responsabiliza por processos que envolvem desde o recrutamento/seleção até o desligamento de um profissional — enfim, ele se responsabiliza por toda a jornada de trabalho de cada colaborador. É nesse contexto que se estabelecem as rotinas de recursos humanos.

Essas rotinas incluem não somente procedimentos burocráticos, mas atividades estratégicas, como a gestão dos benefícios a favor da retenção de talentos e o treinamento/desenvolvimento dos colaboradores.

O termo “rotinas” refere-se, portanto, aos processos que o setor de RH executa diariamente ou com muita frequência para garantir uma administração de pessoal eficiente, que cumpra as necessidades da organização.

 

Quais são as principais rotinas do RH?

Entre as principais rotinas do RH, podemos destacar as que estão listadas abaixo.

 

Recrutamento e seleção

Esse processo visa à escolha de novos profissionais que farão parte do quadro de funcionários da empresa. É uma rotina que abrange a divulgação de vagas, os testes e as entrevistas, as análises de currículos, as dinâmicas e outras ações. A finalidade é atrair profissionais que se ajustem à cultura organizacional e ofereçam bons resultados.

Selecionar talentos repercute muito nos resultados e impacta na lucratividade e nos custos. É uma rotina que requer boa atuação e bastante atenção dos profissionais de RH.

 

Processo de admissão

O processo de admissão também está entre as rotinas de recursos humanos e vem logo em seguida ao recrutamento e seleção. Envolve muitos aspectos trabalhistas e burocráticos. Além disso, é um dos primeiros contatos que o funcionário tem com a empresa.

O processo de admissão requer o registro trabalhista, o preenchimento da carteira de trabalho, o encaminhamento do funcionário para o exame de admissão, a inclusão dele no relógio de ponto e a entrega do crachá.

É necessário que esse processo seja bem realizado para que não prejudique a organização com ações trabalhistas e outras coisas. Quando bem realizada, essa rotina ajuda a diminuir o turnover (taxa de rotatividade dos colaboradores) e a elevar a produtividade.

 

Folha de pagamento

O fechamento da folha de pagamento também faz parte das rotinas de recursos humanos. Ela tem finalidades operacionais, contábeis e fiscais.

Nesse documento, a empresa reúne todos os eventos mensais relacionados aos funcionários, como remuneração, descontos, bonificações a que eles fazem jus.

As funções fiscais e contábeis da folha descrevem os cálculos de FGTS, INSS, IRRF, vencimentos, férias, adicionais, entre outras coisas. Não existe um modelo padrão, oficializado, para a folha de pagamento. Mas existem certos elementos que não podem faltar como:

  • salário;
  • comissão;
  • adicionais;
  • horas extras;
  • controle de frequências;
  • vale-refeição;
  • vale-transporte;
  • contribuição previdenciária;
  • imposto de renda;
  • adiantamento de salário.

Reembolso dos funcionários

Essa rotina se refere ao dinheiro gasto pelo funcionário no exercício de sua atividade laboral e que, portanto, deve ser reembolsado pela empresa. Diz respeito a alguns benefícios, que podem ou não ser obrigatórios.

Por exemplo, o funcionário tem direito ao vale-combustível em determinada empresa. Isso significa que ele pode usar seu próprio veículo para ir de casa ao trabalho e para executar outras atividades, inclusive viagens de negócios a cidades próximas. A empresa reembolsará todo o combustível gasto nesses processos. Esse reembolso geralmente é dado ao final do mês, ou seja, consta na folha de pagamento.

Para evitar erros de cálculos e ônus para a empresa ou para o funcionário, a gestão de reembolso deve ser meticulosa e dispor de alguma ferramenta que auxilie nesse processo, como o cartão-combustível.

 

Controle de horário dos funcionários

A gestão da jornada de trabalho é uma das rotinas de recursos humanos mais fundamentais em uma empresa. As informações sobre o ponto são relevantes já que influem sobre o pagamento, os indicadores de desempenho e os benefícios.

De acordo com a legislação, as empresas que têm mais de 10 colaboradores estão obrigadas a marcar as horas trabalhadas por meio de cartão manual, ponto eletrônico ou livro de ponto.

Conforme a lei, o funcionário só pode trabalhar duas horas a mais por dia além da jornada habitual, que é de oito horas diárias. É fundamental controlar esses dados para efetuar o pagamento correto das horas extras e não entrar em conflito com a legislação. Cada hora extra corresponde a 1,5 vezes o valor de uma hora de trabalho. Assim, se cada hora de trabalho de um funcionário vale R$ 8, a hora extra valerá R$ 12 (8 x 1,5).

 

Gestão de benefícios em geral

No mercado atual, cada vez mais competitivo, a empresa que oferece benefícios efetivos consegue se destacar e, consequentemente, consegue reter mais talentos e contratar bons profissionais. Por isso, a gestão de benefícios se transformou em uma das principais rotinas de recursos humanos. Vamos falar sobre dois tipos básicos de benefícios.

 

Benefícios obrigatórios

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), juntamente da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), definem certos benefícios obrigatórios aos seus funcionários.

A CLT fala sobre:

  • carteira assinada;
  • férias;
  • vale-transporte;
  • faltas;
  • FGTS;
  • 13º salário;
  • adicional noturno.

Já a CCT fala sobre:

  • assistência médica;
  • assistência odontológica;
  • vale-alimentação.

Benefícios motivadores

A gestão de benefícios ultrapassa os benefícios obrigatórios. É necessário estudar que operadores oferecem o melhor custo-benefício e quais desses benefícios se ajustam aos perfis dos colaboradores da empresa. Também é importante dizer a quais benefícios o funcionário tem direito. Algumas pesquisas procuraram identificar quais os benefícios prediletos dos colaboradores. A Technology Advice indica três deles:

  • trabalho flexível;
  • estimulo para a academia;
  • lanches grátis e refeições.

Quando se oferece algum desses benefícios, é bem provável que os funcionários se sintam satisfeitos e a produtividade cresça. Mas é importante se certificar se os funcionários da empresa realmente estão interessados nessas vantagens ou se há outras mais importantes para eles.

Muitas dessas rotinas de recursos humanos podem ser terceirizadas, como a gestão da folha de pagamento, o recrutamento e a seleção, o controle de horários e a gestão de benefícios.

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