É inegável como as mudanças tecnológicas em curso afetam praticamente todas as atividades humanas. E na área de Recursos Humanos não seria diferente; é possível, por exemplo, automatizar processos com o auxílio de novas tecnologias.
Entre diversas inovações que têm ganhado espaço está o People Analytics, mecanismo que permite o gerenciamento de pessoal com informações obtidas por meio da coleta de dados em grande escala.
Acompanhe o post para entender como o People Analytics vem se tornando uma tendência e como ele impactará o mundo do RH!
Mais do que uma ferramenta, o People Analytics pode ser definido como método ou processo de coleta, organização e análise de dados com o objetivo de entender o comportamento dos funcionários dentro de uma empresa.
Esse processo tem relação com o aumento exponencial do volume de dados gerados diariamente. Logo, ao People Analytics estão conectados conceitos como Big Data e Business Intelligence.
Em termos práticos, o People Analytics permite que sejam traçados, a partir dos dados coletados, perfis comportamentais de forma mais justa e próxima da realidade. Com tais perfis em mãos, é possível fazer previsões ou testar novas configurações de distribuição de atribuições de acordo com as habilidades de cada um.
E tudo isso faz uma grande diferença: as decisões baseadas em padrões adotados sem nenhum critério dão lugar a definições realizadas a partir de uma enorme quantidade de informações. Logo, a chance de equívocos diminui substancialmente.
A melhoria na tomada de decisões não é a única vantagem oferecida pelo People Analytics. Listamos mais algumas delas, que evidenciam outros benefícios proporcionados aos negócios que adotam esse método.
Com tantos dados e capacidade de analisá-los à disposição, é mais fácil identificar quais atitudes precisam ser tomadas para melhorar a produtividade. É possível perceber, por exemplo, que determinado funcionário necessita de um treinamento específico ou de um computador melhor para trabalhar.
Com o People Analytics o setor de RH automatiza parte das tarefas. Dessa forma, ganha mais tempo para desenvolver estratégias que possam impactar beneficamente a atuação dos demais profissionais, ampliando a competitividade da empresa no mercado.
O People Analytics também contribui para o aprimoramento dos processos seletivos. Entre tantos candidatos qualificados, eliminar critérios subjetivos do processo auxilia na escolha do profissional mais adequado ao cargo em aberto.
A implementação do People Analytics demanda algumas etapas. Conheça-as nos próximos tópicos.
A coleta de dados deve ser abrangente e reunir a maior quantidade possível de informação. Redes sociais, e-mails e histórico de navegação são as fontes mais comuns de dados.
De nada adianta uma quantidade enorme de dados se não houver meios de acompanhá-los. Por isso, as métricas devem ser definidas com antecedência. E essas métricas só farão sentido se forem seguidas pela construção de indicadores que apontem para uma informação relevante — como o índice de produtividade ou o nível de satisfação dos colaboradores, por exemplo.
A partir disso, será possível traçar correlações entre os dados coletados e algum fenômeno observado no dia a dia da empresa. E, em uma situação ideal, efetuar projeções para criar estratégias ou evitar problemas.
Ainda que em fase inicial no Brasil, o People Analytics demonstra muito potencial — tanto que já é adotado por empresas gigantes como Google e Walmart. Por isso, conhecê-lo é fundamental para o profissional de RH que quer estar sempre atualizado.
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