“Liderança” é mais do que um talento. É uma habilidade que precisa ser treinada e lapidada, independentemente do quão apto alguém seja por natureza. Existem líderes empresariais natos no mercado, isso é um fato. Mas a maioria deles só se desenvolve quando recebe o incentivo correto por parte da empresa. Isso faz desse crescimento um trabalho conjunto.
Claro que a execução é mais difícil que o planejamento. Sem uma busca ativa por esse objetivo, muitos potenciais líderes podem ser perdidos em meio às tarefas operacionais.
Para ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa nesse quesito, trouxemos neste post 5 passos simples para a formação de líderes empresariais. Acompanhe:
Você já deve ter notado que certos membros da equipe possuem algumas qualidades que os destacam dos demais. São mais proativos, tendem a dar sugestões, identificam a relação entre diferentes tarefas mais rápido e costumam ver suas atividades em médio e longo prazo. Esses são traços úteis para um bom líder.
O trabalho da empresa aqui é identificar tais características o quanto antes. Se possível, durante a própria entrevista com o candidato. Assim, a companhia saberá exatamente onde investir seus recursos.
Líderes empresariais, como já mencionamos, possuem um perfil mais proativo do que a média. Eles criam as próprias oportunidades com muito mais facilidade que os demais. Mas é claro que, se eles puderem aproveitar algo oferecido pela empresa, será melhor para todos.
Cursos, viagens, palestras: tudo contribui para o desenvolvimento profissional do colaborador. E para a empresa isso é muito mais um investimento do que um gasto, já que o funcionário capacitado trará melhor rendimento.
Se um profissional está bem colocado até agora, é hora de fazer testes. Comece a delegar algumas funções de liderança para os seus candidatos a líderes empresariais a fim de que eles adquiram prática.
Tarefas operacionais e específicas de qualquer natureza não cabem ao novo gestor. Ele deve aprender a ter uma visão geral e confiar em sua equipe para fazer o trabalho. Além disso, a empresa pode constatar se o candidato era mesmo tão bom quanto esperado.
A maioria dos novos gestores e líderes começa com um “tutor” para ensiná-los. Alguém que já trabalha nessa função há mais tempo e pode oferecer um feedback consistente sobre o desempenho.
Além disso, líderes empresariais de sucesso devem aprender a ouvir antes de falar, o que é bem exercitado ao longo de uma avaliação.
Por fim, se o candidato demonstrou estar preparado para sua nova função, não se esqueça de recompensá-lo ao longo do caminho. Manter um colaborador de alto potencial sempre motivado é muito importante, especialmente se você pretende mantê-lo fiel à sua empresa.
Ganhos extras, um dia de folga, melhor visibilidade, benefícios e até um elogio recorrente são formas eficientes de retribuir o esforço aplicado.
Agora que você sabe como desenvolver seus líderes empresariais, pode começar a melhorar o desempenho da sua equipe agora mesmo. Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e mostre a todos como formar líderes!