Os avanços na tecnologia alteraram não apenas a forma como a maioria das pessoas desenvolve suas atividades profissionais. Essas mudanças em curso são tão profundas que estão transformando até mesmo a maneira como as empresas organizam suas estruturas internas. Nesse contexto inovador, surge o RH digital.
Se você nunca ouviu falar nesse conceito, não se preocupe, pois explicaremos em que ele consiste e mostraremos quais são as vantagens de adotá-lo na sua empresa. Interessado? Confira!
O RH digital é aquele no qual os processos foram remodelados a partir da revolução tecnológica, advinda da implementação e popularização da internet. Isso torna possível a otimização de diversas atividades.
Para entender qual foi o caminho até o RH digital, vamos, antes, ver como esse setor evoluiu ao longo do tempo. No começo, o chamado RH 1.0 se encarregava apenas de resolver pendências burocráticas entre colaboradores e empregadores, a fim de manter as relações de trabalho dentro das conformidades da lei.
Depois, chegamos ao RH 2.0, que ia além desse relacionamento estritamente legal e se ocupava, também, de fazer com os funcionários se sentissem integrados à estratégia de desenvolvimento do negócio.
Com o RH 3.0, também chamado de RH digital, todas as questões dos estágios anteriores ainda estão presentes, mas a forma de lidar com elas muda. Isso porque, o setor passa a atuar com a forte presença de soluções tecnológicas.
Mas qual é o impacto dessas inovações tecnológicas no RH? A partir do momento em que diversas atividades sob a responsabilidade desse setor são otimizadas, torna-se possível produzir mais e melhor, utilizando menos recursos. Veja, a seguir, algumas das vantagens que valer a pena investir sua confiança no RH digital!
A combinação de processos realizados de forma mais ágil e com menor índice de erros resultará em um aumento de produtividade em seu negócio. E como o RH é estratégico para as demais áreas da empresa, essa elevação será sentida de forma ampla.
Se o aumento da produtividade for acompanhado da redução de custos, melhor ainda, certo? O RH digital conta com ferramentas que reduzem a chance de erros em cálculos de folha de pagamento, benefícios, tributos e outras obrigações do setor, por exemplo. Assim, fica mais fácil controlar todos esses pontos sem que ocorram erros, reduzindo as perdas causadas por eles.
Todas as atividades do setor de RH devem ser sempre entregues com prontidão e exatidão. Por isso, no RH digital tudo é feito de maneira ainda mais veloz e precisa, no momento em que for necessário, sem precisar recorrer a planilhas, pastas de documentos ou outros métodos.
Se você está interessado em contar com as vantagens do RH digital, saiba que existem diversas estratégias para implementá-lo na sua empresa. Desse modo, separamos, na lista a seguir, algumas das que já fazem parte desse departamento. Confira!
A gamificação consiste em utilizar elementos de jogos eletrônicos em atividades do dia a dia, como no trabalho. Profissionalmente, a gamificação pode servir para estabelecer metas, ensinar novas habilidades ou medir o desempenho da equipe.
Redes sociais, jogos e entrevistas on-line servirão cada vez mais como base para os processos de recrutamento, tornado-os essencialmente digitais. Isso facilita a conexão com jovens talentos, familiarizados com esse ambiente.
O people analytics é o método que integra dados de diferentes fontes para fornecer métricas relevantes para o setor de RH. Esses dados servem de base para as tomadas de decisão, que serão sempre baseadas nas melhores informações disponíveis.
Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais o RH digital vai, aos poucos, ganhando espaço e mudando a forma como esse departamento funciona. Ao profissional da área, cabe ficar atento às modificações, a fim de estar preparado para as novidades na sua empresa.
Quer se tornar um profissional ainda mais bem preparado? Então não deixe de conferir o nosso guia completo para quem trabalha no RH!