Gestão de Benefícios

Saiba como mensurar a satisfação do colaborador!

Escrito por VB | 24/2/2023

No ramo empresarial, aprimorar processos e priorizar a excelência nos negócios é fundamental para potencializar resultados e fidelizar um número maior de clientes. No entanto, é importante considerar que, por trás de todas essas demandas, o recurso mais valioso da empresa é o funcionário. Por isso, é necessário adotar boas práticas para mensurar e gerenciar a satisfação do colaborador.

Medir o nível de felicidade que a equipe tem ao realizar tarefas, bem como sua produtividade faz parte da rotina de empresas que investem no bem-estar pessoal e profissional de seus talentos. Afinal, talentos contentes e motivados produzem mais e muito melhor.

Nesse sentido, mensurar a satisfação dos colaboradores tem se tornado uma prioridade nas instituições. Pensando nisso, será que a equipe de RH da sua empresa sabe medir esse índice corretamente? Neste conteúdo, você vai aprender tudo que precisa para fazer um levantamento preciso. Confira.

Qual a importância de medir a satisfação do colaborador?

Existem diversas metodologias e pesquisas que apontam o quanto os funcionários estão engajados e felizes com o trabalho. Afinal de contas, o desenvolvimento de uma empresa depende da colaboração dos profissionais que fazem parte dela. Logo, quanto mais comprometidos com a companhia, melhores serão as oportunidades de expansão.

Por isso, todo gestor que almeja o sucesso da marca precisa mensurar a satisfação dos colaboradores. Essa análise ajuda a descobrir o que pode ser aprimorado na rotina laboral, quais abordagens estimulam o contentamento da equipe e como isso favoreceria o crescimento da empresa.

Além disso, gestores comprometidos não negligenciam o bem-estar dos times, pois desejam que executem um bom trabalho e sejam reconhecidos por isso. Uma boa liderança se preocupa com essa demanda, houve sugestões e oferece benefícios alinhados com as necessidades de cada talento.

Por fim, é importante frisar que essa métrica é indispensável para detectar dificuldades internas, para dar voz aos funcionários, para otimizar a jornada de trabalho e o clima organizacional, garantindo que toda a equipe esteja engajada com os propósitos do negócio.

Como mensurar o nível de satisfação da equipe?

Sem mais delongas, vamos às melhores práticas e metodologias para levantar esse índice. Para isso, é necessário considerar alguns cenários na empresa, como:

  • aumento de atrasos, faltas e saídas;
  • aumento nos pedidos de desligamento;
  • aumento no número de afastamento;
  • aumento no número de reclamações de clientes devido ao mau atendimento;
  • queda na qualidade dos produtos e serviços.

Se você identifica algumas dessas ocorrências na sua empresa, é preciso fazer uma avaliação mais precisa. Assim, você detecta questões importantes sobre o cenário organizacional e que tipo de ambiente está sendo vivenciado no trabalho — eventos que muitas vezes passam despercebidos devido à correria do dia a dia.

Agora chegou o momento de levantar e acompanhar indicadores de desempenho para monitorar o nível de satisfação do time. Confira a seguir.

Produtividade individual

É bastante claro que funcionários motivados têm grande capacidade produtiva. Por isso, levantar o indicador de produtividade individual é uma maneira de descobrir como está o grau de engajamento dos profissionais. Para isso, compare o número de projetos planejados com os que foram, de fato, concluídos.

NPS (Net Promoter Score)

NPS é um indicador largamente utilizado para medir o nível de satisfação dos consumidores em relação à marca. No entanto, se implementado na empresa, é possível levantar notas relacionadas à satisfação no trabalho. É realizada uma pesquisa com pergunta única do tipo: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para novos talentos?”.

Retenção de talentos

Outro número que precisa ser levantado é o percentual de rotatividade e pedidos de desligamento na empresa. Um índice elevado de turnover comprova a insatisfação da equipe, especialmente em períodos com poucas ofertas de emprego. A retenção de bons colaboradores é uma forma de garantir crescimento e diferencial competitivo no segmento de mercado da empresa.

Caixa de sugestões

Uma caixa de sugestões é uma maneira bastante democrática de todos os funcionários deixarem suas críticas sobre as práticas internas, sugerindo ideias ou avaliando a gestão do capital humano. É importante que o anonimato seja considerado para que os colaboradores se sintam seguros para se expressarem a respeito das condutas da empresa.

Avaliações de desempenho

Por fim, outra forma de levantar a satisfação da equipe é por meio de um conjunto de avaliações. Nesse caso, é válido considerar pontos críticos, como níveis de estresse, convivência, coletividade e coletividade a fim de melhorar a percepção do clima organizacional e promover melhorias.

Quais os tipos de satisfação no trabalho?

Existem três classificações de contentamento laboral que se complementam. Ou seja, todas elas devem estar em alta para que tudo funcione de forma correta e fluida dentro da empresa. Conheça-as a seguir:

  1. Comprometimento organizacional: está alinhado à cultura e objetivos da empresa. É importante que os colaboradores tenham compromisso operacional sólido para que a companhia obtenha bons resultados.
  2. Envolvimento com o trabalho: corresponde à disposição da equipe para executar as funções de rotina. Para isso, a delegação de tarefas precisa estar alinhada com as habilidades e competências de cada colaborador.
  3. Percepção de suporte: refere-se à capacidade do time perceber que a empresa investe em demandas indispensáveis, como gestão humanizada, liderança cooperativa, transparência comunicativa e programa de benefícios.

Como o oferecimento de benefícios pode melhorar o índice de satisfação?

As bonificações corporativas são essenciais para o desenvolvimento de equipes mais coesas, com menos descontentamentos e menor rotatividade. Para exemplificar, reunimos algumas vantagens que o programa de benefícios pode trazer. Confira.

Para ilustrar, listamos alguns bons motivos para implementar um programa de benefícios dentro da sua organização. Confira!

Colaboradores engajados

Esse é um diferencial de grande destaque, pois o colaborador vê que a companhia se preocupa com a sua saúde e bem-estar. Ao entregar benefícios flexíveis e realmente úteis, você terá uma equipe satisfeita, mais tolerante e produtiva.

Atração e retenção de talentos

Um programa de benefícios é uma forma de chamar a atenção de candidatos disponíveis no mercado, pois demonstra que a empresa valoriza seus funcionários. Além disso, oferecer bonificações que melhoram a vida pessoal e profissional dos colaboradores aumenta os índices de retenção — fazendo com que eles pensem duas vezes antes de trocar de emprego.

Melhora na imagem da empresa

Os benefícios corporativos também melhoram a reputação da companhia. Afinal, quando o funcionário se sente satisfeito e valorizado, ele tende a falar bem da empresa, sendo sua defensora. Isso contribui para a construção de boa marca empregadora (employer branding). Hoje, os profissionais priorizam qualidade de vida no trabalho. Por isso, buscam um ambiente onde poderão aprender e crescer na carreira.

Como visto, mensurar a satisfação do colaborador é uma prática de grande importância para potencializar a gestão de pessoas. É evidente que uma demanda bastante solicitada pelos funcionários é um programa de bonificações flexível. Ao atender às necessidades da equipe, você obtém retornos positivos para a empresa, principalmente no que se refere a engajamento, comprometimento e produtividade.

Nesse sentido, a Sem Parar Empresas pode ajudar sua empresa a aumentar a satisfação dos colaboradores. Temos um catálogo variado de soluções de benefícios para você ter mais economia e deixar seu time mais satisfeito. Entre em contato conosco e saiba mais.