No ramo empresarial, aprimorar processos e priorizar a excelência nos negócios é fundamental para potencializar resultados e fidelizar um número maior de clientes. No entanto, é importante considerar que, por trás de todas essas demandas, o recurso mais valioso da empresa é o funcionário. Por isso, é necessário adotar boas práticas para mensurar e gerenciar a satisfação do colaborador.
Medir o nível de felicidade que a equipe tem ao realizar tarefas, bem como sua produtividade faz parte da rotina de empresas que investem no bem-estar pessoal e profissional de seus talentos. Afinal, talentos contentes e motivados produzem mais e muito melhor.
Nesse sentido, mensurar a satisfação dos colaboradores tem se tornado uma prioridade nas instituições. Pensando nisso, será que a equipe de RH da sua empresa sabe medir esse índice corretamente? Neste conteúdo, você vai aprender tudo que precisa para fazer um levantamento preciso. Confira.
Existem diversas metodologias e pesquisas que apontam o quanto os funcionários estão engajados e felizes com o trabalho. Afinal de contas, o desenvolvimento de uma empresa depende da colaboração dos profissionais que fazem parte dela. Logo, quanto mais comprometidos com a companhia, melhores serão as oportunidades de expansão.
Por isso, todo gestor que almeja o sucesso da marca precisa mensurar a satisfação dos colaboradores. Essa análise ajuda a descobrir o que pode ser aprimorado na rotina laboral, quais abordagens estimulam o contentamento da equipe e como isso favoreceria o crescimento da empresa.
Além disso, gestores comprometidos não negligenciam o bem-estar dos times, pois desejam que executem um bom trabalho e sejam reconhecidos por isso. Uma boa liderança se preocupa com essa demanda, houve sugestões e oferece benefícios alinhados com as necessidades de cada talento.
Por fim, é importante frisar que essa métrica é indispensável para detectar dificuldades internas, para dar voz aos funcionários, para otimizar a jornada de trabalho e o clima organizacional, garantindo que toda a equipe esteja engajada com os propósitos do negócio.
Sem mais delongas, vamos às melhores práticas e metodologias para levantar esse índice. Para isso, é necessário considerar alguns cenários na empresa, como:
Se você identifica algumas dessas ocorrências na sua empresa, é preciso fazer uma avaliação mais precisa. Assim, você detecta questões importantes sobre o cenário organizacional e que tipo de ambiente está sendo vivenciado no trabalho — eventos que muitas vezes passam despercebidos devido à correria do dia a dia.
Agora chegou o momento de levantar e acompanhar indicadores de desempenho para monitorar o nível de satisfação do time. Confira a seguir.
É bastante claro que funcionários motivados têm grande capacidade produtiva. Por isso, levantar o indicador de produtividade individual é uma maneira de descobrir como está o grau de engajamento dos profissionais. Para isso, compare o número de projetos planejados com os que foram, de fato, concluídos.
NPS é um indicador largamente utilizado para medir o nível de satisfação dos consumidores em relação à marca. No entanto, se implementado na empresa, é possível levantar notas relacionadas à satisfação no trabalho. É realizada uma pesquisa com pergunta única do tipo: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para novos talentos?”.
Outro número que precisa ser levantado é o percentual de rotatividade e pedidos de desligamento na empresa. Um índice elevado de turnover comprova a insatisfação da equipe, especialmente em períodos com poucas ofertas de emprego. A retenção de bons colaboradores é uma forma de garantir crescimento e diferencial competitivo no segmento de mercado da empresa.
Uma caixa de sugestões é uma maneira bastante democrática de todos os funcionários deixarem suas críticas sobre as práticas internas, sugerindo ideias ou avaliando a gestão do capital humano. É importante que o anonimato seja considerado para que os colaboradores se sintam seguros para se expressarem a respeito das condutas da empresa.
Por fim, outra forma de levantar a satisfação da equipe é por meio de um conjunto de avaliações. Nesse caso, é válido considerar pontos críticos, como níveis de estresse, convivência, coletividade e coletividade a fim de melhorar a percepção do clima organizacional e promover melhorias.
Existem três classificações de contentamento laboral que se complementam. Ou seja, todas elas devem estar em alta para que tudo funcione de forma correta e fluida dentro da empresa. Conheça-as a seguir:
As bonificações corporativas são essenciais para o desenvolvimento de equipes mais coesas, com menos descontentamentos e menor rotatividade. Para exemplificar, reunimos algumas vantagens que o programa de benefícios pode trazer. Confira.
Para ilustrar, listamos alguns bons motivos para implementar um programa de benefícios dentro da sua organização. Confira!
Esse é um diferencial de grande destaque, pois o colaborador vê que a companhia se preocupa com a sua saúde e bem-estar. Ao entregar benefícios flexíveis e realmente úteis, você terá uma equipe satisfeita, mais tolerante e produtiva.
Um programa de benefícios é uma forma de chamar a atenção de candidatos disponíveis no mercado, pois demonstra que a empresa valoriza seus funcionários. Além disso, oferecer bonificações que melhoram a vida pessoal e profissional dos colaboradores aumenta os índices de retenção — fazendo com que eles pensem duas vezes antes de trocar de emprego.
Os benefícios corporativos também melhoram a reputação da companhia. Afinal, quando o funcionário se sente satisfeito e valorizado, ele tende a falar bem da empresa, sendo sua defensora. Isso contribui para a construção de boa marca empregadora (employer branding). Hoje, os profissionais priorizam qualidade de vida no trabalho. Por isso, buscam um ambiente onde poderão aprender e crescer na carreira.
Como visto, mensurar a satisfação do colaborador é uma prática de grande importância para potencializar a gestão de pessoas. É evidente que uma demanda bastante solicitada pelos funcionários é um programa de bonificações flexível. Ao atender às necessidades da equipe, você obtém retornos positivos para a empresa, principalmente no que se refere a engajamento, comprometimento e produtividade.
Nesse sentido, a Sem Parar Empresas pode ajudar sua empresa a aumentar a satisfação dos colaboradores. Temos um catálogo variado de soluções de benefícios para você ter mais economia e deixar seu time mais satisfeito. Entre em contato conosco e saiba mais.