Segurança alimentar: como a empresa pode ajudar a promovê-la?

Sem Parar Empresas: mesa com vasilha de vidro, folhas, rabanetes, tomates e maçãs representando a segurança alimentar

Já parou para pensar no que sua empresa faz para promover a segurança alimentar de cada um dos colaboradores? Embora nem sempre bem compreendido, esse conceito é fundamental para garantir a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de todos no ambiente de trabalho e fora dele.

Diante da importância desse aspecto, vamos reforçar o que é o conceito de segurança alimentar (incluindo o que a legislação diz a seu respeito), como a empresa pode atuar na sua promoção e quais os desafios a serem superados. Prossiga com a leitura e se atualize sobre esse tema essencial.

 

O que o conceito de segurança alimentar significa?

De forma ampla, a segurança alimentar diz respeito a ações com enfoque nas dimensões sociais, econômicas e nutricionais que impeçam a ocorrência da fome. A partir disso, o indivíduo tem as condições necessárias do ponto de vista alimentar para ter uma vida saudável e ativa.

Para isso, é preciso garantir que todas as pessoas tenham pleno acesso a quantias adequadas de alimentos, com abordagem apropriada do ponto de vista nutricional e com respeito às suas preferências alimentares, que têm forte componente cultural.

Mais recentemente, o conceito de segurança alimentar passou a englobar também questões ambientais. Com isso, cresceu a preocupação com os processos produtivos dos alimentos, que devem ser sustentáveis e impactar o menos possível o meio ambiente.

Seja como for, as discussões que deram origem ao termo não são novas. Elas datam da década de 70, quando a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) começou a debater o tema. A definição, como conhecemos hoje, por sua vez, foi determinada apenas em 1996, durante a Conferência Nacional da Alimentação.

Mesmo com as discussões em torno do tema, vários obstáculos precisam ser superados. Em 2020, de acordo com a ONU, mais de 30% da população mundial (cerca de 2,3 bilhões de pessoas) lidavam com insegurança alimentar moderada ou grave. Ou seja, elas não tinham disponibilidade adequada de alimentos.

No Brasil, 116 milhões de habitantes (o que representa 55% da população) conviveram com a insegurança alimentar em algum estágio ao longo de 2020.

Tal situação foi atingida mesmo em um contexto no qual o país tem uma legislação que trata especificamente sobre a segurança alimentar. A Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional, conhecida como LOSAN, foi aprovada em 2006.

Com ela, foi criado o Sistema Nacional de Segurança Alimentar, pelo qual o poder público deve colocar em prática políticas públicas para assegurar o direito à alimentação e à nutrição.

 

Como a empresa pode promover a segurança alimentar?

As empresas, independentemente do seu setor de atuação, podem contribuir bastante para o reconhecimento da importância da segurança alimentar e a sua promoção, dentro ou fora dos limites da companhia. Então, veja algumas iniciativas para fazer a diferença.

 

Faça campanhas de sensibilização

Embora seja importante, nem sempre o conceito de segurança alimentar é devidamente difundido. Por isso, em um primeiro momento, a empresa pode incluir entre suas iniciativas algumas campanhas que reforcem tal importância.

Para isso, dissemine o conceito de segurança alimentar, quais são seus benefícios e como anda a sua garantia no Brasil hoje em dia. Além disso, vale destacar o que a empresa está fazendo nesse aspecto.

 

Destaque a importância dos cuidados na preparação dos alimentos

Um ponto que pode ser reforçado também nas campanhas de sensibilização sobre segurança alimentar é a necessária preocupação com a preparação dos alimentos, incluindo a limpeza e a desinfecção do local onde eles são manipulados.

Além disso, vale incentivar iniciativas que envolvam a redução do desperdício de alimentos, bem como o descarte adequado de restos e sobras.

Como destacamos, cada vez mais o conceito de segurança alimentar engloba a sustentabilidade do processo de produção dos alimentos, então, considerar esse aspecto impacta o volume desses resíduos e a forma como o que não é consumido é descartado.

 

Incentive a doação de alimentos

Durante a pandemia, a segurança alimentar dos brasileiros foi bastante prejudicada. Os números que trouxemos mais cedo neste texto dão uma ideia disso. Então, mais do que nunca, é hora de sua empresa também se preocupar com isso e encontrar formas de ajudar.

Nesse sentido, a participação em campanhas de doação de alimentos é uma excelente maneira de mobilizar todos os integrantes da empresa para ajudar. Uma boa forma de fazer isso é por meio de parcerias com ONGs que arrecadam alimentos ou dinheiro para a aquisição de comida, que é oferecida a quem mais precisa.

A vantagem de estabelecer parcerias para essas campanhas é ter a certeza de que o for arrecadado chegará ao destino de forma mais eficiente, uma vez que essas instituições têm um trabalho estruturado e organizado.

 

Forneça benefícios

A empresa também pode atuar para garantir a segurança alimentar dos seus próprios colaboradores. E uma das formas de fazer isso é por meio da adesão ao Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT.

O PAT é um programa do Governo Federal que incentiva as empresas a concederem benefícios ou fornecer alimentação para seus colaboradores. Em troca, o negócio pode descontar parte dos valores destinados a esse fim do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

 

Como os benefícios contribuem para a segurança alimentar?

Para fazer parte do PAT, a empresa pode optar pela distribuição de alimentação pronta nas suas dependências, por exemplo. Mas isso exige todo um planejamento e cuidado com a manutenção de uma estrutura para preparação e consumo das refeições. Além disso, isso nem sempre consegue alcançar os hábitos alimentares de cada colaborador.

Nesses casos, fornecer o vale-refeição ou vale-alimentação costuma ser uma opção mais eficiente. Com eles, os colaboradores têm à disposição um valor para comer em restaurantes e lanchonetes (vale-refeição) ou adquirir os alimentos de sua preferência em mercados, padarias e açougues, entre outros (vale-alimentação).

Com isso, seus colaboradores terão aliados que ajudarão na garantia da segurança alimentar. Já a empresa, por sua vez, conseguirá aproveitar os benefícios do PAT, além de contar com uma equipe bem nutrida, o que certamente se reflete em mais saúde, uma melhor qualidade de vida e uma maior produtividade.

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