Gestão de Benefícios

Tendências de RH para 2020: confira as 6 principais!

Escrito por VB | 21/2/2020

Com a rápida evolução das tecnologias e das demandas de clientes e funcionários, não é surpresa que os setores das empresas sejam impactados por mudanças e inovações todos os anos. Você sabe quais são as tendências de RH para 2020?

Nesse momento de traçar objetivos, fazer planejamentos e almejar melhores resultados, é fundamental que profissionais da área (em especial as lideranças) se atualizem sobre as novidades em gestão de pessoas, atração e retenção de talentos.

Os desafios do departamento permanecem os mesmos. A boa notícia é que as perspectivas prometem automação de tarefas, mais produtividade e muita ajuda tecnológica para otimizar as rotinas da gestão de RH. A seguir, confira 6 tendências para o novo ano e sintonize a sua gestão de pessoas!

Quais são as 6 tendências de RH para 2020?

Investir na eficiência das equipes — alinhando-se às novas ferramentas digitais e principais tendências — é um traço característico de todas as organizações com visão de mercado, que investem no hoje para maximizar os resultados do futuro.

Desde recursos para automatizar as tarefas recorrentes e burocráticas até ferramentas detalhadas de análise, as tendências de RH para 2020 refletem a dinâmica dos nossos tempos. Confira!

1. People Analytics: análise de desempenho

Essa é certamente uma das tendências de maior destaque: aplicar a tecnologia para analisar o desempenho e entender o perfil dos colaboradores. A chamada “people analytics” traz à mente uma prática já bastante conhecida dos gestores, isto é, utilizar sistemas inteligentes que processam um grande número de dados e fornecem insights importantes para todas as áreas.

Aplicadas ao RH, essas ferramentas visam potencializar a produtividade, aumentar o engajamento do time e obter uma maior compreensão do perfil comportamental da equipe. Dentre as possibilidades de análise, podemos citar:

  • avaliação da performance dos funcionários;
  • compreensão da personalidade e do comportamento do time;
  • planejamento de ações voltadas ao perfil do capital humano da empresa;
  • definição de padrões de comportamento.

Vale lembrar, aqui, que esses recursos de análise já existem e estão em vigor — mas devem se tornar ainda mais minuciosos e aperfeiçoados em 2020. Com visualização de resultados em planilhas e gráficos, monitoramento de indicadores por grupo ou colaborador e até mesmo organização de tarefas, esses sistemas estão crescendo em complexidade e diferencial competitivo.

2. Controle de ponto flexível e digital

Cada vez mais, o hábito de “bater cartão” (ou mesmo de só registrar o ponto presencialmente na empresa) torna-se coisa do passado. Com o controle de ponto digital, as empresas disponibilizam um aplicativo para que os colaboradores registrem a sua jornada de trabalho de onde estiverem, com praticidade e segurança.

Com a tecnologia, os gestores podem acompanhar a dedicação dos funcionários em tempo real, com direito a controle de férias e ausências, relatórios, notificações de irregularidades e muita economia de tempo e dinheiro. Ao fim do mês, basta fazer o download dos relatórios para enviar ao contador.

É interessante acrescentar, ainda, que a tendência vai diretamente ao encontro da popularização do trabalho remoto, que só cresce nas organizações.

3. Inteligência artificial nos processos seletivos

Parece ficção científica? A verdade é que a inteligência artificial (IA) já está presente no nosso dia a dia — como no uso dos chatbots de sites corporativos. Para o RH em 2020, a tendência é que a IA contribua ainda mais para os processos de recrutamento e seleção.

Aqui, o destaque vai para ferramentas de Applicant Tracking System (ATS) ou Sistema de Rastreamento de Candidatos. Com o recurso, é possível trazer uma agilidade incrível para a triagem de currículos, a divulgação das oportunidades e a própria atração de talentos, trazendo mais eficiência para o RH.

4. Foco na experiência do colaborador

Já ouviu falar em UX (user experience)? O termo popular do webdesign — aplicado para desenvolver sistemas e programas amigáveis à navegação do usuário — tem se fortalecido nos mais diversos modelos de trabalho e segmentos de atuação.

Nesse cenário, criar uma experiência positiva para o colaborador é uma das mais fortes tendências de RH para 2020, uma vez que o funcionário também é um “cliente” da empresa. Nos tempos atuais, em que a concorrência, a atração e a retenção de talentos estão cada vez mais desafiadoras, é fundamental lançar mão de medidas diferenciadas para agradar e gratificar o público interno.

A gestão de benefícios (e uma consequente política de benefícios sólida) é uma ação cada vez mais disseminada por planejar programas eficazes para o time de forma estratégica, bem planejada e assessorada por especialistas. Vale ressaltar que esse processo deve abranger desde o momento da seleção (promovendo uma boa experiência para o candidato) até o desligamento.

5. Inovações no plano de carreira

Tradicionalmente, os planos de carreira representam uma progressão linear de cargos ou, no máximo, em “formato Y” (isto é, escolher entre assumir uma função de gestor ou ser um especialista técnico).

Hoje (e cada vez mais!) a tendência é romper esse padrão engessado, o que aponta para uma predominância crescente da “carreira em W” para 2020. Trata-se de um modelo flexível em que o funcionário tem a liberdade para conciliar as suas habilidades de liderança com os seus conhecimentos técnicos — ou ainda continuar a praticar as suas funções operacionais normalmente sem deixar de assumir a coordenação do time.

6. Formação e capacitação de lideranças

Pensar na capacitação constante das lideranças é uma tendência que ratifica a importância dos gestores para criar equipes de alta performance. Diante da complexidade e da competitividade do mercado atual, é preciso ter em mente que as pessoas em cargos de coordenação também vêm apresentando dúvidas, incertezas e hesitações.

Nesse sentido, o segmento está cada vez mais focado não apenas em promover a formação e o aprimoramento de líderes, como também na transmissão do conhecimento dessas mesmas figuras para a formação de novas lideranças.

Uma estratégia inovadora que tem ganhado destaque é a chamada “liderança complementar”, que aposta na junção de dois ou mais gestores para executar uma administração integrada de equipes. O resultado bem-sucedido da parceria, nesse sentido, é maior qualidade nas entregas e na resolução de conflitos.

Afinal, como aplicar as principais tendências no seu RH?

Na etapa de aderir às tendências e atualizações do setor, o papel mais importante dos gestores é, em primeiro lugar, revisar as conquistas e os resultados do ano anterior e pensar os principais objetivos do departamento (alinhados às metas da organização) para o presente ano.

Se o investimento em novidades e tendências é crucial para manter a vantagem competitiva, é necessário analisar quais tendências se encaixam no orçamento disponível, são compatíveis com os objetivos específicos do departamento e coerentes com a cultura organizacional. A partir daí, fazer uma escala de prioridade dos investimentos e alinhar o time com as transformações são cuidados indispensáveis.

Esperamos que as informações sejam úteis para o novo ciclo que se inicia! Agora que você conhece as tendências de RH para 2020, confira as nossas dicas para elaborar um planejamento estratégico para o setor!