A transformação digital é diz respeito a utilização dos recursos tecnológicos, cada vez mais avançados, na realização dos processos dentro das empresas.
Ou seja, o que antes nós fazíamos de maneira manual, hoje em dia já pode ser feito de forma mais rápida e eficiente por meio da tecnologia. Ou ainda o que fazíamos por meio da junção de vários programas, hoje já pode ser automatizado por apenas uma plataforma, por exemplo.
O fato é que todas essas mudanças e avanços são feitos para facilitar a vida das pessoas e isso beneficia também as PMEs, que podem contar com a tecnologia para desempenhar suas atividades.
Veja abaixo quais são os principais benefícios da transformação digital para as PMEs!
A redução de custos é uma realidade para as empresas que apostam inteligentemente na transformação digital. Isso porque mesmo que em um primeiro momento seja necessário um investimento no recurso tecnológico, em longo prazo ele pode exercer uma grande economia para a empresa. Porém, é claro, a implementação deve ser assertiva e planejada.
Com a tecnologia realizando o trabalho mais operacional, como a criação de relatórios e o cruzamento de informações, além do aumento da produtividade, os profissionais conseguem dedicar mais tempo para tarefas estratégicas, resultando também no aumento da performance da companhia.
Se engana quem pensa que a transformação digital deve fazer parte apenas das grandes empresas. Nos dias de hoje, contar com a tecnologia é fundamental para qualquer negócio, visto que pode aumentar — e muito — o seu potencial.
Confira algumas das ações que a transformação digital exige das PMEs!
O avanço da tecnologia impacta a todos, inclusive seus colaboradores, que precisam contar com as ferramentas tecnológicas disponíveis em seu setor para desempenhar suas funções da melhor maneira, mantendo a competitividade no mercado.
Algumas das ferramentas importantes neste quesito são: Big Data, CRM, Cloud Computing, dentre outras.
As novas tecnologias também auxiliam bastante na criação de produtos e serviços, e todos já sabemos que a inovação é essencial para conquistar os consumidores.
Elas permitem o investimento em pesquisas mais aprofundadas, além de deixar seus gestores com mais tempo para trabalhar no desenvolvimento de ideias e conceitos mais inovadores e que atendam às expectativas de seus clientes.
Seus clientes não têm mais paciência de esperar uma resposta durante dias ou semanas. Com as redes sociais em ampla utilização, as pessoas prezam muito pelo imediatismo e se sua PME não oferecer isso, pode acabar perdendo pontos.
Portanto, utilize o poder das redes sociais para oferecer um atendimento rápido e eficaz. Uma transformação digital que vem avançando nesse quesito é a implementação de chatbots, por exemplo.
Viu como a transformação digital pode impactar o seu negócio? Veja também porque o reconhecimento de seus funcionários é tão importante em sua PME!