Se a sua equipe não consegue alcançar a qualidade e a produtividade de que precisa, está na hora de melhorar o programa de treinamento e desenvolvimento. Essa prática é fundamental para aperfeiçoar as competências dos colaboradores e trazer melhorias para o negócio por meio da inovação contínua.
Esse tipo de programa é criado pensando em como melhorar a performance da equipe para atender às necessidades da empresa. E à medida que o mercado se modifica, é preciso aprender novos conceitos, técnicas e desenvolver comportamentos que ajudem no crescimento da organização.
Pensando nisso, as dicas abaixo ajudarão você a construir um programa eficiente e que traga os resultados almejados. Então acompanhe!
Antes de tudo, você precisa fazer um diagnóstico. Ele serve para mostrar quais são as dificuldades que impedem a sua equipe de dar o próximo passo na melhoria da performance. Assim, você reconhece os problemas enfrentados, tem clareza sobre o que está acontecendo e quais são as possíveis causas da situação. Esse primeiro passo é crucial para planejar a estratégia de treinamento e desenvolvimento.
Observe como os colaboradores executam suas atividades rotineiras e quais são as lacunas que não os deixam executar suas atividades com excelência. Considere quais são os objetivos do negócio e em que momento a empresa se encontra para alcançar esse resultado. Assim fica mais fácil entender o que os colaboradores precisam para progredir, como veremos a seguir.
O que você pretende alcançar com o programa de capacitação da sua equipe? Como definiria um resultado excelente? Essas respostas ajudarão a visualizar o cenário ideal e evitar escolhas que não condizem com o que se espera obter — por exemplo, conteúdos e habilidades que não contribuirão para o momento que a empresa está vivendo.
Uma técnica que já vem sendo utilizada na educação corporativa são as trilhas de aprendizagem. Elas ajudam não apenas a nivelar o conhecimento do time, mas também a melhorar a gestão de conhecimento da empresa, já que os próprios funcionários podem disseminar seus conhecimentos mais avançados uns com os outros.
Para alcançar o objetivo esperado pela empresa, é preciso definir quais metas são capazes de levar a determinado resultado. E, para isso, você precisa saber qual o progresso desse caminho e se as ações realizadas estão suprindo as necessidades identificadas.
Por isso, você precisa medir o desenvolvimento de competências de cada colaborador. Já dizia o sábio William Edwards Deming, renomado especialista da produtividade e qualidade: “o que não é medido, não é gerenciado”.
Além do mais, lembre-se de que o conjunto de competências se dá tanto pelas habilidades técnicas quanto pelas comportamentais. Isso significa que todo programa de treinamento e desenvolvimento precisa abordar conhecimentos técnicos, práticos e construção de comportamentos que formarão o aprendizado do colaborador. Observe as perguntas, as dificuldades, os erros que se repetem na equipe e quais tipos de competências poderiam evitar isso.
Considerando que existem diversos formatos com recursos variados para usar nos programas de treinamento e desenvolvimento, essa escolha precisa se relacionar com o perfil dos colaboradores, cultura da empresa e análise de prós e contras de cada um.
No caso dos treinamentos, a pauta em questão deve abordar a vivência do mundo do trabalho e as ações de desenvolvimento, fatores-chave para o autoconhecimento e construção de novas habilidades.
Pesquise sobre as opções disponíveis no mercado e em quais delas seus colaboradores se sentiram confortáveis e estimulados a participar. Podem ser grupos de leitura, materiais audiovisuais, gamificação, estudos de caso, dentre outros. O importante é gerar engajamento na sua equipe para a troca de aprendizado.
A aprendizagem combinada, ou blended learning, é uma tendência de RH nos programas de capacitação e educação corporativa que visa combinar os métodos tradicionais presenciais com a tecnologia. A vantagem disso é que você consegue envolver tanto os colaboradores que sentem necessidade de interação face a face quanto os que gostam da independência dos sistemas e aplicativos.
Além do mais, fica mais fácil desenvolver múltiplas competências porque você trabalha a aprendizagem personalizada com o dinamismo das plataformas digitais. Eles consomem o conteúdo, interagem e se divertem enquanto direcionam seu próprio aprendizado rumo aos resultados esperados pela empresa.
Cada avanço no programa de treinamento e desenvolvimento precisa ser medido para mensurar as conquistas e ajustar o que for preciso. Por isso, você precisa fazer essa avaliação. Identifique se os colaboradores gostaram dos recursos utilizados, se o conteúdo foi interessante e, principalmente, quais impactos foram gerados para o exercício do cargo.
Uma dica é utilizar o método eNPS para avaliar em uma escala de 0 a 10 e obter dados mensuráveis. Porém, as competências comportamentais precisam de mais tempo para serem mensuradas quando comparadas com as técnicas. Neste sentido, você pode observar e entender o que acontece por meio das avaliações de desempenho, dando mais tempo para situações variadas e tempo hábil para um feedback.
Todo ser humano necessita de motivação para dar o próximo passo, inclusive no desenvolvimento de competências profissionais. Cabe a você, na posição de gestor de pessoas, criar formas de reconhecer o esforço do colaborador e recompensar a conquista de cada resultado. Isso o incentivará a vencer suas próprias limitações, além de estimular os colegas a sua volta.
E essas recompensas podem ser variadas. Por exemplo, medalhas e emblemas para simbolizar uma subida de nível, elogios e homenagens públicas que gerem reconhecimento e sensações de bem-estar e felicidade, e até mesmo prêmios mais tangíveis, como bônus, presentes e carteiras de benefício.
Os programas de treinamento e desenvolvimento são vitais para aquisição e manutenção do conhecimento da empresa, além de reforçar o diferencial competitivo com um time de alta performance. Por isso, além dessas dicas, procure sempre identificar se os resultados esperados foram alcançados por meio dos indicadores-chave de desempenho e da melhoria contínua do negócio no mercado.
Você tem tido dificuldades com o desempenho dos seus colaboradores? Compartilhe suas experiências nos comentários e vamos conversar um pouco mais sobre esse assunto!