Em qualquer processo de seleção, alguns fatores devem ser considerados para escolher um candidato em detrimento de outro. É o caso, por exemplo, da aderência do profissional aos valores das empresas.
Embora seja aparentemente simples, essa análise é geralmente negligenciada. Quando o RH da organização deixa de se certificar de que candidato partilha dos valores da organização, os riscos são grandes e podem ser fatais.
Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto, encontrou o conteúdo ideal! Neste post, descobrirá a importância dos valores corporativos e quais são os atributos mais estimados pelos candidatos. Confira!
As empresas contemporâneas existem em um cenário hostil, de alta concorrência e intensa volatilidade. Para que consigam se destacar, as organizações devem nutrir um sincero senso de individualidade, fortalecendo aquilo que as diferencia.
De forma geral, é justamente essa a missão dos valores corporativos. Trata-se de pontuar e ressaltar quais são as diretrizes e comportamentos valorizados na empresa, motivando o quadro de funcionários a replicá-los de maneira orgânica e natural.
A importância dos valores empresariais, portanto, fica nítida: assegurar o alinhamento da equipe, permitindo que todos ajam de acordo com os critérios adequados, sem que seja preciso forçar situações desagradáveis — tais como repreensões e/ou punições.
Uma vez ressaltada a importância dos valores corporativos, é interessante aplicar tal ótica aos processos de recrutamento e seleção. Afinal, ao escolher quais profissionais serão integrados à rotina da empresa, é pertinente que haja segurança com relação aos perfis individuais.
Ao RH, portanto, cabe a missão de avaliar os candidatos para além de suas competências técnicas — também examinando a aderência às características valorizadas pela companhia.
Aqui, vale uma exemplificação: se um dos valores do negócio é o trabalho em equipe, a contratação de um candidato individualista pode não ser a ideal. Da mesma forma, se existe um valor de foco em inovação, um profissional resistente a mudanças provavelmente terá dificuldades para se encaixar.
Na prática, os valores corporativos devem influenciar no processo de seleção na medida em que proporcionam decisões mais assertivas e relacionamentos mais duradouros entre empresa e colaborador.
Neste momento, já ficou claro que os valores corporativos são importantes para os dois lados do cenário: recrutador, que deseja formar a melhor equipe, e candidato, que precisa se sentir confortável para performar com máxima eficiência.
Dentre os valores mais recorrentes e/ou valorizados pelos profissionais no momento de aceitar uma proposta de trabalho, despontam, por exemplo:
Os atributos citados, assim como uma série de outros valores das empresas, devem permear a decisão do RH e do candidato. Trata-se de uma via de mão dupla, em que as duas partes precisam estar alinhadas e cientes de seus compromissos e preferências.
O conteúdo foi útil e você deseja continuar aprendendo? Então, aproveite para entender como o LinkedIn Business pode maximizar seus processos de recrutamento e seleção.