O fim do ano é geralmente marcado por comemorações especiais — e o Natal é, sem dúvida, uma das mais importantes delas! Para as empresas, trata-se de um momento pertinente para fortalecer laços com seus colaboradores, aproveitando para engajá-los cada vez mais. Você já considerou oferecer um cartão de Natal para a equipe?
Independentemente da sua resposta, esse texto vai ajudá-lo a entender os motivos que tornam essa estratégia uma poderosa aliada na satisfação dos colaboradores. E mais: no texto, você também saberá quais são as principais vantagens de presentear a equipe com um cartão de Natal.
Preparado? Boa leitura!
Por que o cartão de natal é uma boa alternativa para presentear a equipe?
Com o passar dos anos a tradicional cesta de natal física foi caindo em desuso e o cartão de natal tornou-se a preferência dos colaboradores. Além de oferecer mais facilidade para o RH, gera ainda mais motivação para a equipe.
Essa tendência é bastante coerente quando são consideradas as vantagens de oferecer um vale-compras comemorativo no lugar de um produto já formatado. Em primeiro lugar, ao receber um cartão, o colaborador tem a oportunidade de selecionar quais produtos deseja comprar — e onde prefere adquiri-los. Essa liberdade evita insatisfações com o tipo de artigo selecionado e assegura que cada funcionário tire o máximo proveito de seu presente.
Não é o caso, portanto, da cesta física, que segue um padrão único para todo o time e que, por isso, também pode desrespeitar intolerâncias comuns (como diabetes e alergias alimentares, por exemplo) e deixar de atender preferências específicas.
Quais são as principais vantagens de oferecer um cartão de natal?
Diante disso, fica ainda mais claro que gestores de RH, ao planejarem a ação de natal, devem levantar e analisar cada possibilidade de bonificação — optando pela que melhor atende às expectativas da empresa e que mais se alinha aos desejos do público interno.
Por isso, com o objetivo de reforçar a viabilidade do cartão de natal, vale pontuar quais são as principais vantagens de presentear os colaboradores com essa opção — que, como mostra a pesquisa já mencionada, é a preferência da grande maioria.
1. Elimine a preocupação com a logística
Ao optar por uma solução tão prática quanto o cartão de natal, você dispensa os esforços que seriam empregados na concepção logística do benefício. Ou seja: deixa de haver necessidade de alinhar as entregas com os fornecedores e, depois, de programar a distribuição aos colaboradores.
2. Economize tempo
Mais praticidade significa, é claro, mais economia de tempo. Assim, os gestores de RH podem focar no que é realmente importante e eliminam tarefas com baixo valor agregado. Na prática, esse movimento implica em melhoria na performance e alavancagem dos resultados!
3. Reduza custos
O esforço consciente para reduzir custos — tomando o devido cuidado para não cortar o que é, de fato, essencial — deve ser constante. Ao colocar na ponta do lápis todas as despesas envolvidas no bônus de boas festas, é muito provável que você identifique as vantagens monetárias do cartão de natal. Trata-se, sem dúvida, de um ótimo negócio!
4. Corresponda às expectativas do seu público
A pesquisa de preferência apontou que a grande maioria dos funcionários enxerga mais valor no cartão de natal, em detrimento da cesta física. Ao oferecer essa modalidade — que, além de tudo, também é mais prática —, você demonstra alinhamento com as demandas da equipe.
Quer saber mais sobre o cartão natal? Entre em contato conosco e veja como presentear os seus colaboradores!