Para entregar uma experiência comercial positiva para os consumidores, é preciso recorrer aos canais certos. Com a grande diversidade de ferramentas para o contato com os clientes, existe uma que pode potencializar seu negócio. Nesse sentido, as vendas pelo WhatsApp estão sendo cada vez mais aceitas pelos usuários.
Isso mesmo, o aplicativo de envio de conteúdos (mensagens, áudios, vídeos e arquivos) mais popular do Brasil é um recurso indispensável para quem deseja expandir negócios e criar uma relação mais natural com o seu público. No entanto, não basta ter um número comercial para obter sucesso nessa abordagem, principalmente por se tratar de um sistema bastante privado não tão eficiente apenas para vender.
Por isso, é preciso investir em estratégias comerciais e evitar alguns erros para garantir vendas pelo WhatsApp. Quer saber como? Então continue a leitura deste conteúdo e entenda.
O WhatsApp Business é um recurso alternativo do app voltado para negócios. Apresenta um pacote de funcionalidades úteis para você vender mais, a começar pela viabilidade de uso do telefone fixo da empresa. Pode parecer um diferencial de pouca relevância, mas faz muita diferença para o público que já mantém contato com seu empreendimento.
Com uma conta comercial, o consumidor sabe que está falando com uma marca. Além disso, você utiliza uma interface intuitiva, incluindo sugestões de mensagens automáticas, status (online, ausente, offline etc.), horário de funcionamento, entre outros.
Outro recurso interessante corresponde às métricas de vendas. Nesse caso, o app informa o total de mensagens disparadas, entregues, recebidas e conferidas. Tem ainda tickets para marcar a etapa de cada consumidor, com dados como “pedido realizado”, “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”. Portanto, vale utilizar todo o potencial dessa ferramenta para profissionalizar o seu negócio.
Com uma lista de transmissão, é possível compartilhar mensagens em um único clique para um grupo de clientes predeterminado. Ou seja, você não precisa marcar todos os contatos para disparar o mesmo conteúdo. Tudo é feito de forma simplificada.
Ao contrário dos grupos do WhatsApp, os consumidores receberão as mensagens de forma individual, deixando o diálogo mais pessoal. Assim, a probabilidade de estabelecer interações aumenta, bem como as chances de venda.
Cuidar disso é indispensável, pois existe uma enorme diferença entre divulgar suas mercadorias e invadir a privacidade de potenciais clientes. Portanto, jamais envie mensagens sem permissão prévia. Afinal, você pode ter problemas com isso.
Além de correr o risco de as pessoas não retornarem, sua conta comercial pode ser denunciada no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Isso seria prejudicial para a imagem do seu negócio. Por isso, jamais atue de forma invasiva e não compre listas de contatos, pois elas podem vir com perfis de consumo incompatíveis com a sua realidade comercial.
Oferecer todos os dados necessários para atender aos consumidores em um único local. É isso que o catálogo de produtos, funcionalidade exclusiva do WhatsApp Business, pode fazer por você. Se seus contatos abriram a mensagem é porque estão interessados em seus itens de venda. Com essa funcionalidade, todas as mercadorias e serviços são exibidos ao público. De forma prática e intuitiva, os usuários encontram tudo de mais importante sobre a sua empresa.
O WhatsApp Business permite que você configure templates de mensagens para serem enviadas em determinadas situações. Uma possibilidade é disparar saudações quando os clientes fazem o primeiro contato com o perfil comercial. Aproveite essa oportunidade para fazer as pessoas se sentirem acolhidas e se coloque à disposição para ajudá-las. Também é importante criar mensagens curtas para respostas rápidas, a fim de tirar dúvidas frequentes, bem como encerrar conversas.
Para que as vendas cresçam, é necessário integrar o CRM ao WhatsApp. Assim, você terá domínio sobre suas negociações e fará o monitoramento das métricas com mais eficiência. Se isso não for feito, você terá trabalho redobrado para lidar com suas vendas. Quando uma estratégia comercial é definida, é importante que o WhatsApp faça parte do processo.
Utilizar o CRM com o aplicativo de mensagens traz as seguintes vantagens:
Planejar campanhas é essencial para garantir bons resultados comerciais. O primeiro passo é montar um cronograma com as datas em que as mensagens serão enviadas. Depois, basta definir os tipos de conteúdos que serão trabalhados, como alertas de descontos, lembretes sobre lançamentos de produtos populares, apresentação de programas de fidelidade, notificação sobre reposição de estoque de itens procurados previamente pelos consumidores etc. Liste suas abordagens e foque nelas.
O cliente atual prioriza praticidade, e você deve concentrar esforços nisso. Isso significa enviar links para que o público consiga comprar de forma direta, sem precisar sair do WhatsApp. O segredo está em enxugar as etapas de compra para evitar desistências. Simplifique tudo que puder para garantir agilidade.
A fim de assegurar que o WhatsApp seja uma ferramenta que aumente o número de vendas da sua empresa, é preciso eliminar práticas que afastam os consumidores. Para que você não cometa as mesmas falhas que muitos negócios, reunimos as principais e o que você precisa fazer para evitá-las. Confira:
Ao esquivar-se dessas práticas negativas, seu empreendimento tende a ser visto com bons olhos pelas pessoas, elevando o nível de confiança comercial.
Com o apoio dessas dicas para aumentar vendas pelo WhatsApp, você saberá exatamente como planejar e agir para fechar negócios por meio dessa plataforma. O segredo está em colocar as demandas dos clientes em primeiro lugar, ou seja, oferecer praticidade, pessoalidade e instantaneidade. Assim, você eleva as chances de recompras e fidelizações.
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