Checklist: 6 cuidados com o caminhão que você precisa ter

Sem Parar Empresas: homem fazendo os cuidados com o caminhão

Para quem trabalha com transporte, conduzindo cargas a diferentes localidades, uma das principais preocupações é respeitar os prazos. Para isso, muitas vezes o motorista comete algumas imprudências, o que não é nada bom. Dirigir com responsabilidade é fundamental, bem como manter o caminhão em boas condições de usabilidade.

A manutenção garante mais eficiência no transporte e segurança para a carga, o caminhão, o motorista e terceiros (são comuns acidentes envolvendo mais de um veículo). A falta de manutenção adequada implica atrasos nas entregas e aumenta as possibilidades de sinistros.

Vamos enumerar, a seguir, alguns cuidados com o caminhão que ajudarão a melhorar o desempenho dele e a evitar prejuízos diversos. Confira!

 

1. Calibre os pneus e faça rodízios

A manutenção de pneu de caminhão deve ser uma das principais prioridades na gestão de frota. Para verificar a pressão dos pneus, o ideal é utilizar um calibrador eletrônico — e não o antigo método.

É preciso rodar com os pneus na pressão recomendada pelo fabricante para que o caminhão trafegue com mais segurança, melhor equilíbrio e estabilidade, evitando consumo elevado de combustível.

A calibragem correta promove uma duração mais extensa dos pneus, inibindo desgastes prematuros. Outra dica importante para a conservação dos pneus é a realização periódica de rodízios (consulte o manual do fabricante para saber o período com exatidão).

 

2. Atente-se ao volume de carga suportável

Entre os cuidados com o caminhão, não se pode esquecer do limite de carga suportável conforme o modelo do veículo. Infelizmente, ainda é comum o desrespeito a essa restrição. Assim, o transporte de quantidades em excesso ameaça a integridade da carga e a segurança em geral.

De acordo com a natureza e o volume da remessa, é preciso escolher o tipo de caminhão mais adequado, impedindo desgaste desnecessário nos componentes do veículo. O desequilíbrio entre o volume de carga e o limite suportado gera instabilidade durante o tráfego.

 

3. Verifique o nível de óleo do motor antes da viagem

Existem caminhões que apresentam indicador eletrônico do nível de óleo no painel. Em outros, é necessário usar uma vareta. Nesse caso, a medição deve ser feita enquanto o motor está frio e o caminhão parado em um local plano.

O óleo no nível apropriado protege a árvore de manivelas (virabrequim) contra o engripamento resultante de pouco óleo. O nível baixo é um alerta sobre eventuais problemas no motor, que devem ser corrigidos logo.

 

4. Adote boas práticas de direção

Vamos listar algumas boas práticas de direção que estão entre os principais cuidados com o caminhão:

  • evite as frenagens abruptas;
  • não descanse os pés sobre o pedal;
  • acelere com cautela em qualquer terreno;
  • troque de marchas com moderação;
  • não use a embreagem para mudar a rotação do motor;
  • evite os vícios de direção, como andar na “banguela”.

5. Use combustível de boa qualidade

Hoje é prática comum, em muitos postos, a utilização de um combustível falsificado ou adulterado, que tende a diminuir a vida útil do veículo. O produto de baixa qualidade pode entupir os bicos injetores, aumentar o consumo de combustível e enfraquecer a potência do motor.

Atente-se aos postos de gasolina que têm má reputação e procure abastecer somente nos mais confiáveis, que costumam ser elogiados pelos clientes.

 

6. Confira o líquido de arrefecimento

O líquido de arrefecimento ajuda o motor a funcionar na temperatura ideal. Ele deve ser verificado antes da viagem para se ter a certeza de que o fluido está no nível apropriado. Em volume baixo, os componentes do motor podem sofrer danos. Já o superaquecimento consegue produzir falhas ainda mais sérias.

Fique atento a esses cuidados com o caminhão para garantir bons serviços aos clientes e evitar perdas financeiras e materiais, além de problemas envolvendo questões trabalhistas e responsabilidade civil.

Você já entendeu o quanto é importante escolher o veículo correto conforme a natureza da carga. Aproveite e conheça mais sobre os diferentes modelos de caminhão!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios