Dia do Caminhoneiro: saiba tudo sobre essa data e a importância de celebrá-la!

Sem Parar Empresas: Dia do Caminhoneiro: saiba tudo sobre essa data e a importância de celebrá-la!

Todo profissional tem um dia comemorativo: médico, professor, enfermeiro, veterinário, mecânico, metalúrgico, agricultor. O caminhoneiro também tem seu dia — ou melhor, tem três dias! Isso mesmo, há três datas que comemoram o Dia do Caminhoneiro!

Você sabia que a profissão de caminhoneiro é celebrada em três dias diferentes do ano? Qual é a data que você conhece e em que comemora a data de sua profissão?

Neste texto, vamos falar quais são essas datas, como surgiram e que é importante para você conhecer para comemorar a profissão caminhoneiro.

Datas em que comemoramos o Dia do Caminhoneiro

Para começar, vamos esclarecer quais são as três datas em que comemoramos o Dia do Caminhoneiro:

  • 30 de junho – Dia do Caminhoneiro em São Paulo;
  • 25 de julho – Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas;
  • 16 de setembro – Dia Nacional do Caminhoneiro.

Dia do Caminhoneiro em São Paulo

No dia 30 de junho, comemoramos o Dia do Caminhoneiro em São Paulo. Há 34 anos que essa data é celebrada em São Paulo.

Isso aconteceu durante o governo do jurista Franco Montoro, que sancionou, em dezembro, a Lei nº 5.487/1986, que definia a data das comemorações do Dia do Caminhoneiro no estado.

Dia de São Cristóvão

No dia 25 de julho, comemoramos o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e, portanto, protetor dos caminhoneiros, motoristas de ônibus e de qualquer outro veículo que funcione a motor.

O termo “motorista” só apareceu depois que surgirem os veículos a motor — antes, os que conduziam algum tipo de veículo (carroça, carruagem) eram chamados simplesmente de “condutores”. Mas é bem possível que, no caso de São Cristóvão, o termo “motorista” seja mais genérico.

A Igreja Católica, há séculos, determinou 25 de julho como data comemorativa de São Cristóvão. A história desse santo é a seguinte:

História de São Cristóvão

Reprobus era um pagão alto que ajudava as pessoas a atravessarem um rio perigoso. Certa vez, ele carregou uma criança em seus ombros e sentia que, cada vez, ela pesava mais.

Reprobus reclamou que parecia carregar o peso do mundo nos ombros. Após a travessia, o menino explicou que ele pesava muito porque era o Criador, era Jesus Cristo. Por isso, Reprobus passou a se chamar Cristóvão, ou seja, “Aquele que Carrega Cristo”.

O que conecta São Cristóvão aos motoristas é a viagem. A viagem perigosa através do rio com sua “carga pesada” (Cristo) tem muita conexão com a viagem dos caminhoneiros, com suas cargas, pelas rodovias perigosas.

Dia Nacional do Caminhoneiro

16 de setembro é o Dia Nacional do Caminhoneiro. Essa é a data oficial há 11 anos, mas ainda não foi devidamente difundida pelo Brasil. A preferência dos caminhoneiros brasileiros é pelo dia de São Cristóvão.

Importância do Caminhoneiro

É indiscutível a importância do caminhoneiro para a economia do país. Diante do atual cenário de pandemia, essa importância se tornou ainda mais relevante.

O trabalho desse profissional não pode parar e, ao mesmo tempo, a saúde do caminhoneiro deve ser garantida como a de todas as outras pessoas.

Se o caminhoneiro adoece e não pode circular pelas estradas, como fica a população nacional? Ainda estamos à mercê do novo coronavírus, mas precisamos usar estratégias para driblar a situação. Isso vale inclusive para nossos caminhoneiros.

Por isso, todo profissional que trabalha nessa área deve comemorar o Dia do Caminhoneiro, pois assim reconhecerá seu próprio valor. Felizmente, ele pode fazer isso três vezes por ano!

O que achou de nosso post? Aproveite para assinar a nossa newsletter e seguir a gente no LinkedIn e no Facebook para ficar por dentro de mais dicas e novidades!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios