Como a logística 4.0 pode ajudar a reduzir os custos com frota

original-18b72fb0231699e0470f5d7f743198d3-780x450

Em um mundo extremamente conectado como o atual, muitos processos estão evoluindo e, no que diz respeito ao transporte, isso também vem acontecendo. Um dos conceitos que surge com bastante força é a logística 4.0, que tem por finalidade principal otimizar e evitar desperdícios, seja de tempo ou dinheiro.

Quer conhecer o que representa a logística 4.0 e quais são as suas vantagens quando aplicada na gestão de frotas? Então continue com a gente!

O que é logística 4.0?

Antes de tudo, é preciso entender o que é logística 4.0. Após a primeira revolução industrial — ocorrida no século XVIII —, muita coisa mudou: as empresas evoluíram tecnologicamente e a velocidade na qual tudo se desenrola aumentou bastante. Para acompanhar essas mudanças, o setor de transporte também precisou se adaptar.

O conceito de Logística 4.0 se baseia no uso de sistemas, equipamentos e plataformas avançadas que controlam todos os processos em uma empresa — ou seja, itens como estoque, gerenciamento de manutenção da frota, locais de armazenamento e outros são integrados, a fim de evitar desperdícios e aperfeiçoar os trabalhos.

Quais são as vantagens da logística 4.0 aplicada à gestão de frotas?

A logística 4.0 é uma forma eficiente de obter e analisar dados referentes aos processos da empresa, ver o que está errado e alterar de forma rápida, sempre visando a uma melhoria. Isso gera uma série de benefícios, principalmente quando a automatização é utilizada em setores mais problemáticos. Vamos conhecer alguns dos benefícios?

Central e motoristas sempre conectados

Um dos pilares da logística 4.0 é a rápida comunicação, seja entre clientes e fornecedores ou entre a central e os motoristas. Por meio da telemetria e do rastreamento da frota, é possível verificar o consumo de combustível, monitorar se o trajeto está conforme o planejado e até mesmo checar a saúde do profissional.

Ao menor sinal de que algo não está como deveria, é possível se comunicar de maneira instantânea e resolver um problema antes que ele fique maior. Essa comunicação também aumenta bastante a segurança no transporte, evitando ou atenuando as consequências no caso de um sequestro de carga, por exemplo. Aplicativos para gerenciamento da frota e comunicação são muito importantes para tal e, o melhor, temos um post dedicado a isso. Não deixe de ler!

Redução dos custos operacionais

Uma das principais vantagens da implantação da logística 4.0 é a redução dos custos operacionais, devido a uma série de medidas, como a otimização de processos e roteirização dos trajetos. Outro meio que gera muita economia e evita prejuízos é o controle mais preciso do estoque.

Antigamente, utilizava-se um grande estoque, que ocupava um espaço enorme de armazenamento e, em muitos casos, a mercadoria acabava sendo danificada. Hoje, graças a aplicativos modernos de controle, é possível trabalhar de forma mais enxuta, mantendo apenas o necessário. Isso evita bastante os prejuízos e auxilia no controle de fluxo de caixa.

Um bom sistema de controle de combustível também é uma ótima maneira de economizar e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado. Não sabe como implementar isso e quer uma ajuda? Então, acesse nosso site e conheça um produto perfeito para realizar essa tarefa.

Otimização dos processos de carga e acondicionamento de materiais

Ainda falando sobre o estoque, principalmente quando os processos de entrada e saída são automatizados, existe um ganho de espaço e tempo de armazenagem. Lembra-se de quando era preciso ficar horas procurando por uma material ou decidindo onde cada carga seria alocada?

Com os controles automatizados modernos, antes mesmo de uma carga chegar ao armazém, já existe um destino programado para ela — da mesma forma, quando for preciso transportá-la novamente, não é necessário passar horas procurando. A simples consulta, até mesmo em um smartphone, poupa muito trabalho desnecessário.

Roteirização de trajetos

Outra grande vantagem da logística 4.0 é a roteirização dos trajetos. Planejando a rota, é possível reduzir a distância percorrida e evitar ficar perdido em uma região desconhecida. Como resultado, o tempo da viagem acaba diminuindo consideravelmente, assim como o consumo de combustível e pneus.

A logística 4.0 é mais uma ferramenta que veio para auxiliar o setor de transportes, trazendo economia, praticidade e segurança. Para aproveitar esses benefícios, faça uma análise na sua empresa e veja como implementá-la — afinal, como você percebeu, os resultados são muito satisfatórios e valem a pena.

Agora que você já conhece sobre a logística 4.0, leia nosso texto com 7 dicas de como gerenciar as despesas da frota e se torne um expert!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios